domingo, 11 de abril de 2010

[Criminal Minds] 5X15 "Public Enemy"

(por Celia Kfouri)



Não vou nem comentar meu sumiço. É tão sem sentido que digo apenas que nem eu sei exatamente o porquê. Mas peço desculpas àqueles que tenham sentido falta dos meus posts. Comentarei resumidamente esses três episódios apenas para não passar em branco, pois já estão bem antigos.

No 5x15, fomos apresentados a um unsub um tanto fora do padrão, pois sua motivação era a comoção pública e não o ato criminoso em si. Os incendiários são os criminosos que mais comumente se encaixam nesse padrão, mas aqui ele era um criminoso sangrento que, inusitadamente, não tinha prazer no ato em si.


Uma vítima degolada durante a missa.

O unsub se diverte com o luto dos policiais.


Sua sequência criminosa culmina no assassinato de seu pai, já dentro da cadeia. Tem cada pai por aí que, realmente, é difícil imaginar que o filho crescesse mentalmente são.

Entre os pontos que me chamaram a atenção está a atuação de Rossi. Foi ele que elucidou o caso praticamente sozinho. Percebeu que a comoção era o objetivo do unsub, pois percebeu a simbologia dos locais dos crimes. Imaginou que o unsub estaria se divertindo à custa do luto dos policiais. Sugeriu que provocassem o unsub, como se a última vítima estivesse viva. Mas não entendi exatamente aquele cheque no final; Presente de primeira comunhão? Tem isso, é?

JJ me fazendo sentir vergonha alheia da personagem que tem como função tomar chá de mentirinha com a filha da vítima. Faço coro a todos aqueles que desejam que ela vire mãe full time e vá pra Louisiana com seu Cajun William.

Uma frase singela, no finalzinho, valeu o episódio para mim. Quando a equipe comenta que filhos derrotam pais de muitas maneiras, Reid diz que ele faz isso acumulando doutorados. E aí sou forçada a repensar o que escrevi um pouco acima: é possível crescer com a mente sadia, mas tem que ser alguém muito especial, como nosso Spence.





www.twitter.com/celiakfouri

(Fotos: Reprodução)

Um comentário:

Gabriela Spinola disse...

Vergonha alheia é pouco para descrever o que a JJ me causa. Eu não consigo decidir se é ódio ou somente uma repulsão enorme pela incapacidade de atuação da AJ Cook.