quinta-feira, 22 de abril de 2010

[Criminal Minds] 5X19 Rite of Passage

(por Célia Kfouri)

Depois de um episódio sui generis, em que nos apresentaram uma outra equipe que, ao que consta, estará à frente de um spin-off, vem o 5x19 para nos fazer pensar na figura do policial, do homem da lei, do garantidor da ordem e da segurança.


A xerife de Terlingua veio da NYPD. Trabalhava na Divisão de Homicídios do Brooklyn, e estava à procura de um lugar mais calmo para ir desacelerando, um meio-caminho para a aposentadoria. Mas isso nao significava, de forma alguma, um compromisso menor com sua profissão. Ela é firme e idealista, e nao se acomodou diante de uma série de assassinatos, apenas porque as vítimas não tinham voz.


A hostilidade em relação aos imigrantes ilegais é generalizada. O clima de guerra por causa dos cartéis do narcotráfico, a polícia está em menor número e parece não ser capaz de lidar com a dimensão do crime organizado e, apesar disso, o senso de dever da xerife faz com que ela não se acomode.


Entretanto, ela acabou incomodando outro policial, o seu avesso. Boyd é um perfil clássico de assassino em série, é um caçador. A série já nos mostrou outros tantos que, como ele, buscam vítimas enfraquecidas. E assim ele ia agindo, caçando imigrantes mexicanos pelo deserto, bem à vontade em seu território, auxiliado pela clandestinidade das vítimas.


Mas a xerife tirou a tranquilidade de sua empreitada assassina, e ele saiu de controle.


O papel dos membros da BAU também foi ressaltado, mas nao sei exatamente porque. Só sei que me parecia uma vasta reflexão sobre o papel do homem da lei, do garantidor.


Vimos as habilidades de Garcia serem tão elogiadas pela xerife; Prentiss poliglota, sempre tão útil; Morgan hábil em lidar com armas mais pesadas e Reid destacando que trabalha com o cérebro, e nem chega perto de tais armas. Hotch tem sua função burocrática, e está empenhado em conter gastos. Estava em uma reunião administrativa no começo do episódio, depois se preocupa com danos àquelas armas sofisticadas. Fiquei imaginando se será através de algum ajuste administrativo que a outra equipe da BAU, com Cooper, entrará em cena.

Acho que é isso, mas eu talvez acrescente algum comentário amanhã, quando eu postar as imagens.

Até.


2 comentários:

Lucas disse...

Bem legal o resumão do episódio. Qnd sai a review?

Celia Kfouri disse...

Andei meio ausente, mas essa semana tô voltando com os últimos episódios da 5a!