sexta-feira, 16 de abril de 2010

[Melrose Place] S01E13 - Oriole

por Rafael S


Em seu retorno depois de alguns meses de hiato, Melrose Place se viu em uma nova situação: com o mistério da morte de Sydney resolvido no episódio passado, um leque de possibilidades foi aberto. Mas embora Oriole comece a adiantar parte das possíveis tramas desse resto de temporada, ele serve mais como um epílogo dessa primeira fase.

Ao contrário de 90210, que integrou uma elipse na trama ao hiato, aqui o capítulo já começa na manhã seguinte aos importantes acontecimentos da noite anterior. E a série voltou com o pé direito, utilizando uma bela montagem com todos personagens sendo enquadrados do alto para demonstrar o que eles estavam passando. Uma dos momentos mais elegantes da série até agora. Pudemos presenciar a manhã seguinte do novo casal Jonah e Ella. E como é diferente ver Ella totalmente caída pelo rapaz. Uma faceta da personagem que nunca havíamos visto, nem mesmo em seus outros envolvimentos com outros homens (e mulheres). Vulnerável, ela se agarrou a aquele momento que tanto esperou com unhas e dentes, e tentou não fazer daquilo apenas uma noite. Só que para Jonah era tudo mais complicado, e o motivo de seu dilema era obviamente a Riley. E daí o episódio investiu na velha trama do medo de contar a verdade, e Jonah foi se arrastando para Riley, omitindo tudo que havia acontecido na noite anterior. Me retorci por dentro ao ver o casal mais uma vez reunido, com certeza seria um brutal retrocesso. Mas felizmente, os roteiristas apenas esboçaram essa volta para estraçalhá-la no fim do capítulo. Corroído pela culpa, o cineasta abriu o jogo, e isso foi o suficiente para desnortear completamente Riley e acabar com qualquer chance de vê-los reatados (ao menos temporariamente). O tiro de misericórdia no relacionamento mais arrastado da série, uma verdadeira consumição para os personagens - e para os espectadores também, não era possível que alguém gostasse disso. Mas isso não significa que o caminho ficou livre para Ella, já que Jonah ficou totalmente devastado com o fim de seu namoro/noivado. Mas duvido muito que a loura abra mão dele tão fácil.

E enquanto não consegue fisgar Jonah de vez, Ella continuou fazendo o que sabe muito bem: servir de saco de pancadas da Amanda. Em um festival de ironias, críticas e humilhações, a veterana continuou seu esporte favorito: fazer com que sua assistente coma o pão que o diabo amassou. E aqui tudo girou em torno da festa promovida por Amanda para seu namorado, Ben Brinkley (Bill Campbell) - que pareceu um potencial personagem recorrente na série. Sobrou para Ella cuidar de toda a preparação do evento, e constantemente passar pelo cruel crivo de Amanda, que não queria nada menos que o perfeito. Mas embora esse lado de Amanda fosse conhecido, essa trama serviu para evidenciar seu lado frágil quando está junto de Ben. Totalmente diferente, ela despe-se de sua armadura, se tornando uma pessoa muito mais amável - e até que deu para sentir (um pouco de) pena dela ao ver a desilusão em seus olhos ao ver que seu presente surpresa era "apenas" um carro de luxo (e posteriormente, uma jóia). Quem diria que tudo que Amanda Woodward queria era casar? Eis seu calcanhar de Aquiles...



Alheios a tudo isso estão David e Lauren. Ela, que sofreu uma overdose no episódio passado, tratou logo de forjar uma história para esconder sua profissão paralela, e David acreditou. Achei um grande desperdício, já que essa vida dupla uma hora ou outra será escancarada. E já que os roteiristas trataram de dar um fim na lenga-lenga entre Jonah e Riley, porque não investir em um rumo novo aqui também? E tudo foi resolvido com uma daquelas surras em Rick, responsável por drogar Lauren na noite anterior. Tudo bem que ele merecia, mas poderia também ter tentado explicar em quais condições ele se encontrou com Lauren, mas os punhos furiosos de David encontraram sua boca mais rápido do que ele pudesse falar muita coisa. E assim, no meio de tanta desilusão amorosa em apenas um episódio, Lauren e David acabaram sendo o único casal feliz da série no momento, compreensivos o suficiente para até aceitar o cabisbaixo Jonah que veio pedir abrigo em seu apartamento.

Mas mesmo com todos esses acontecimentos, os pontos principais do capítulo foram Auggie e Violet. Dentre os personagens fixos da série, sem dúvida os mais atrelados com Sydney, e consequentemente, afetados pela sua morte. Auggie foi tratado como um suspeito desde bem cedo, caçado pela polícia e alvo da desconfiança de quase todos - ou seja, acabou se tornando um pária naquele condomínio, e ainda que contasse com a compaixão de alguns (Violet e Riley), estava muito claro que aquele não era mais seu lugar. Já Violet havia chegado no 4616 justamente para conhecer Sydney, mas poucos dias depois perdeu essa mãe que pouco conviveu. Uma aventura que lhe custou muito, desde fugir de casa (e assim alimentar ainda mais a psicose de seu "irmão"), até mergulhar em um nível de neura absurdo, que a levou a atirar para todos os lados, e tentar achar seu lugar naquele mundo agora ausente de sua mãe. Confrontar e matar a assassina de Sydney foi sua gota d'água para perceber que tinha que seguir em frente. E com essa consciência, ela abriu o jogo para Auggie sobre a realidade em que se encontravam, realidade essa na qual eles não mais se encaixavam. E assim os dois juntos resolveram seguir adiante, e tentar a vida em um local onde as coisas possam dar mais certo, deixando toda a dor e mágoa que o condomínio lhes trouxera. Em uma estrada grande o suficiente para se perder no horizonte, o caminho dos dois em Melrose Place se encerrou, ao som da bela e triste Love is the End, do Keane. Uma cena tão bonita quanto a que abriu o capítulo.



A despedida de Auggie e Violet marcou definitivamente o final desse primeiro ato de Melrose Place. Alvo de críticas sobre a trama da morte de Sydney, os produtores e roteiristas tiveram que se livrar desses dois personagens para tentar imprimir um novo ritmo à série, e tentar salvá-la do cancelamento. E qual será esse novo ritmo? Só o próximo episódio nos dirá.



Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: