sexta-feira, 2 de abril de 2010

[Spartacus: Blood and Sand] S01E05 - Shadow Games

por Rafael S


Desde que suas temidas histórias foram contadas no terceiro episódio, os fãs de Spartacus: Blood and Sand ficaram enlouquecidos para saber mais sobre o gigante Theokoles. Toda a MÍSTICA criada em torno do personagem criou na cabeça de todos que ele era o adversário a ser batido. Mas acho que ninguém esperava que ele fosse cruzar o caminho de Spartacus TÃO cedo.

Assolada por uma grande seca, a cidade de Cápua vivia dias ruins. E como era de praxe, em vez de pensar em soluções para esses problemas, os governantes da época adotavam a política do "pão e circo" para desviar a atenção da população. E nada melhor do que a realização de lutas na arena para ganhar a atenção do povo. Até aí nada fora do normal, o que não se esperava era que Solonius escalasse logo Theokoles como um de seus representantes nos combates. Apenas a citação do nome do gigante já causou espanto em Batiatus, mas afundado em dívidas como estava, não restava a ele outra saída do que aceitar o convite e não apenas escalar um, mas dois lutadores para tentar deter a fúria do monstro: Spartacus e Crixus.

Para os dois guerreiros, receber tal notícia foi como receber uma sentença de morte, uma execução com data marcada. E para piorar, teriam que estar um ao lado do outro naquele momento, dois adversários declarados tendo que lutar juntos por suas vidas. Claro que isso não os agradou, principalmente a Crixus, que até o último momento não aceitou a presença do trácio ao seu lado, tornando o treinamento intensivo de Doctore bem mais difícil. E falando nele, nesse episódio, conhecemos toda a verdade de seu passado com Theokoles: o único guerreiro a sobreviver em uma batalha contra o gigante, mas não sem seu preço: as cicatrizes que ele carrega são impressionantes, e o temor que ainda carregava era visível. Ainda assim, foi interessante ver como até hoje ele era um grande guerreiro, visto a facilidade como bloqueava, contra-atacava e derrubava Spartacus e Crixus durante o treinamento. Espero que a série um dia mostre Doctore em ação em uma luta, seria muito interessante de se ver.

E enquanto os lutadores faziam o possível para descobrir como sobreviver na arena, Batiatus não estava nada contente. Primeiro, por estar praticamente assinando o atestado de óbito de dois dos melhores gladiadores do seu ludus. E segundo, pois não havia esquecido o atentado que sofreu (no episódio passado). Mais que isso, ele estava sedento de vingança. E utilizando o conhecimento das ruas de Ashur e a força bruta de Barca, ele foi à caça dos mandantes: primeiro, a descoberta e tortura de Remus, vendedor de escravos que forneceu os assassinos; depois o massacre da casa de Ovidius, comerciante a que Batiatus devia dinheiro (cena essa bastante forte, envolvendo até uma criança); e por fim, o final da trilha levando até Solonius. Sim, tudo havia sido arquitetado pelo maior rival de Batiatus, estendendo suas disputas muito além da arena. Por ora, sua vingança não foi executada ainda, mas com todo o ódio que está extravazando, é bom Solonius começar a temer Batiatus.

Alheia a todos esses dramas, está Ilithyia. Como uma verdadeira dondoca da República Romana, seus interesses variam sempre entre poder, joias, sexo e diversão. E falida do jeito que está, restou a Lucretia fisgá-la por esses últimos dois pontos. Depois de levá-la para assistir a sessões de sexo envolvendo gladiadores, a ambiciosa mulher de Batiatus levou meter sua mais nova pupila nesse mundo de luxúria em troca de alguns serviços. Ilithyia teve a chance de conferir todos os atributos físicos de Crixus, o que deixou a loura toda excitada e alegrinha. Em retribuição, ela chamou uma sacerdotisa para resolver o "problema" de infertilidade de Lucretia. Após os rituais estranhos e velas em formas de pênis, lhe foi aconselhado que copulasse no período de uma hora - o que na ausência de Batiatus, certamente sobraria para Crixus, a árdua tarefa de transar com sua Domina. Mas, com a cabeça imersa na luta contra Theokoles, e seu recente amor por Naevia, o lutador não conseguiu executar o serviço, mergulhando Lucretia em suas próprias decepções, de uma mulher mais velha que vê que seu tempo está se esgotando.



E tal qual em uma via crucis, o fatídico momento para a dupla Spartacus e Crixus estava se aproximando. Levados como que em uma carreata fúnebre, os dois enfim entraram na arena para confrontar seu destino, violento, cruel e impiedoso. Mas nem eles, nem o público, sabia qual era a face daquele destino. E no momento que saiu das sombras, finalmente pudemos vislumbrar Theokoles. Não um gigante como nos contos de fada, mas um homem grande e musculoso, de pele praticamente albina e cheia de cicatrizes, e de olhar frio. Me lembrou muito uma versão branca dos Uruk-hai de O Senhor dos Anéis. E sob os olhos apreensivos de todos (platéia, outros gladiadores, senador, convidados), a luta começou.

E eis que tivemos o ponto alto do episódio: a melhor cena de batalha desses cinco episódios. Como em uma macabra coreografia, a dupla tentava atingir desesperadamente o gigante, na esperança de evitar, ou no máximo retardar, seu revide. Mas por não lutarem como em uma dupla, os dois acabaram pagando por isso: Theokoles caiu, mas apenas o suficiente para que os adversários baixassem a guarda, o suficiente para acertar um golpe praticamente fatal em Crixus. Disse praticamente pois o fato dele sobreviver foi puro capricho dos roteiristas, que tem planos futuros para o personagem, pois o ataque foi completamente fulminante. E com Spartacus ferido e a mercê da morte, enfim aconteceu o único momento de sinergia da dupla, e Crixus conseguiu cegar o gigante o suficiente para Spartacus atacá-lo com toda sua fúria e retalhá-lo em muitos pedaços. Como um Deus em fúria, o trácio urrou banhado em seguinte, sob os gritos ensandecidos da platéia, e fez chover, como se o céu chorasse diante de tão grande feito. Uma das mais belas cenas da série até agora, com um carrossel de reações, desde o choque de alguns, quanto a alegria contagiante de outros.



Depois de momentos tão impactantes, é difícil não se fazer uma pergunta: Um confronto tão épico e aguardado como esse não poderia ter sido guardado mais para a frente? A temporada ainda nem chegou na metade, e os roteiristas terão que se superar, e inventar novos desafios para Spartacus, agora finalmente reconhecido como um grande gladiador. Comemore trácio, a glória enfim chegou para você, e o caminho até sua mulher se tornou mais curto.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: