segunda-feira, 12 de abril de 2010

[Criminal Minds] 5X18 "The Fight"

(por Célia Kfouri)

Há quanto tempo não comento um episódio na semana de exibição! Mas agora que estou em dia, vou tentar não atrasar novamente.


E esse episódio é mais do que peculiar, afinal ele apresenta a equipe que estrelará o spin-off da série, que há tanto ouvimos falar.


Forest Whitaker aparece como o líder de outra equipe da BAU, também formada por um britânico (e tomara que agora os shippers se ocupem dele e Prentiss e deixem o Hotch em paz), um ex-presidiário cuja história ainda não conhecemos, e uma agente com histórico militar. Apesar de também ser um veterano na BAU, Sam Cooper (F.Whitaker) esteve afastado por algum tempo, e tem um estilo bem diferente de Hotch. É mais prático, menos burocrático, mais impetuoso, e também muito eficiente. Há muito para saber sobre ele.

Cooper e Hotch. O que teremos pela frente?

Prentiss e Rawson, que salvou sua vida logo de cara.


(Eu, pessoalmente, não simpatizo com o Forest Whitaker. Acho que ele é tão expressivo que acaba sendo sempre o mesmo. Além disso, provocou muita raiva em quem gostava de Vic Mackey, da antológica série The Shield. Aproveito para sugerir que assistam a essa série maravilhosa. Maravilhosa! Fica a dica.)


Ao oferecer ajuda para Hotch, por ter uma teoria diferente da que se está investigando no caso da semana, ele acaba unindo as duas equipes (apesar da desaprovação da Chefe Strauss), e a dinâmica do episódio muda completamente.


São duas equipes trabalhando juntas em crimes que correm em paralelo, e cada frente de investigação conta com um par de agentes formado por um de cada equipe.


Morgan e LaSalle foram bem ortodoxos. Prentiss e Mick Rawson estavam se analisando o tempo todo, e foi mais interessante. Rossi e Prophet formaram a melhor dupla. Muito bem sacado ele ser ex-presidiário e não se saber nada dele. Rossi está muito acostumado a lidar com criminosos, mas num esquema totalmente diferente.

Morgan e LaSalle

Rossi e Prophet trabalhando juntos

Mas Garcia e Reid apareceram muito pouco. Muito pouco para um episódio poder ser muito bom.


Os crimes que eles investigam são relativamente interessantes, porque não fiquei com a sensação de ser mais uma releitura de algum episódio anterior. As duas linhas de investigação foram um tanto originais, e o episódio teve um ritmo bem diferente. Muito mais ação, bem típico de outras séries do gênero. CM sempre é mais cérebro do que perseguição policial ou troca de tiros. Essa teve até helicóptero, além de bastante sangue e correria. Por falar nisso, acho que foi um dos episódios com mais violência explícita e até grosseira. Muita pancada, muito sangue que se esperaria ficar mais subentendido. Não pareceu minha série de sempre. Espero que tenha sido assim para mostrar o tom que o spin-off terá, e que a série original continue como sempre foi.



A carnificina promovida pelo unsub.


A cena em que o britânico acerta o unsub, naquele cenário e com aquela música, só me fez pensar em Jason Bourne, de quem eu até gosto bastante, mas que não tem nada de CM. (A cara de CM é a nerdice de Reid e a excentricidade da Garcia, que aqui ficaram tão apagadas.)

Por falar nesse tiro de precisão, à distância, se não fosse o rawson, seria o terceiro episódio seguido (!!) em que a equipe teria deixado o unsub se suicidar. Ridículo!


Mas agora é esperar para saber o que nos espera. Não andei lendo muito sobre o resto da temporada e nem sobre o spin-off, então sou só mais uma espectadora aguardando o 5x19. E nos vemos aqui nos comentários.






(Fotos: Reprodução)

6 comentários:

Grissom's Girl disse...

Celia, que saudaaaaaaaaaaaade dos seus comentários!
Eu gostei muito desse episódio. Teve ação, teve suspense, de fato teve muito sangue, mas vai ver esse é realmente o tom que terá o spin-off. Adorei o Prophet! O cara é massa! E qual será a motivação para os caras serem tão leais ao seu Supervisor? Aquele papo do Rawson me deixou curiosa...
Gostei do caso também. A menina foi muito doida, mas funcionou. Me deu muito frio na barriga ver a Emily a um segundo de ser morta mas, sorry, apersar do salvamento do Rawson, eu continuo Hotch-Prentiss. :)
Que venha o epi da semana que vem e que seus comentários estejam sempre aqui, rapidinho assim!

Silvinha disse...

Célia, sabe que eu estava com saudades de você?

Eu não gostei do episódio porque descaracterizou demais os personagens de CM. Eu entendo que precisavam dar destaque aos personagens do spin-off, mas não precisava fazer do Hotch um garoto de racados e do Morgan um completo ignorante ao fazer o perfil do quarto de uma adolescente!!

Gostei do britânico sexy e só.
E os shippers Hotch/Prentiss continuam firmes e fortes, Célia, a Prentiss sabe a quem ela pertence! rsrs

Não desapareça de novo!!
A Season Finale está chegando!
Bjs!!

Celia Kfouri disse...

Eu também estava com muitas saudades! Mas andei mesmo muito corrida... e desanimada com alguns episódios.
Mas voltei, firme e forte!
Um beijo!

Lee disse...

Celia, que bom que vc voltou, saudade dos seus comentários precisos.

Marcela disse...

Nunca tinha comentado aqui... tava mesmo com saudades dessas reviews.
Gostei do epi, mas deu a impressão que tinha muita gente pra tão pouco tempo.

Celia Kfouri disse...

Andei meio ausente, mas essa semana tô voltando com os últimos episódios da 5a!