quinta-feira, 6 de abril de 2006

[Lost] Dave -2x18

"Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem;
e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus. "

(Lucas 4:9, 4:10, 4:11 e 4:12)


Com esse início biblico, eu começo os comentários a respeito deste episódio que me alegrou muito...
Realmente gostei deste episódio, tá bom que era um flashback do Huguinho e eu adoro o Huguinho, porém realmente gostei muito deste episódio...

Gostei muito da "homenagem biblica" feita na passagem mostrada(foto) acima, em que o Huguinho vence à tentação oferecida pela "sua criação"...

Gostei da escolha do ator(Bruce Davison), para o papel de DR. BROOKS

Gostei do lance das fotos, essas duas (terceira foto da sequencia abaixo) ainda irão dar o que falar...

Gostei, ou melhor, dei muuuuuuuita risada com a cena do sawyer "sendo engolido" e tentando fugir de dentro do "monstro lona", tal sequencia me lembrou os saudosos desenhos antigões que, nas cenas de briga, surgiu uma fumacinha e, muitas vezes, ocorria de um dos "briguentos" tentar fugir da fumacinha, momento em que, uma mãozinha (não confundir com os Adam`s) surgia e puxava o fujão de volta...

Teorizei a respeito do fechamento da escotilha no episódio passado, me baseando no que alguem falou, durante as discussões do 2x17 (lá na comunidade/orkut do Anchieta...Lost Brasil), sobre a semelhança que tal fechamento tinha com o fechamento da "casa", no Big Brother Brasil, quando a produção queria arrumar algo lá fora...

Isso Me levou a uma conclusão que já estava concluida heheheh, a de que os Rabiscos nada mais são do que pirações feitas por cobaias, válvulas de escape de um teste comportamentalista e, como as portas devem se fechar sempre que "a produção" arrumava algo lá fora (colocava comida, por exemplo), as cobaias teriam pouco tempo e/ou um tempo de quantidade pouco específica, p/desenhar e escrever tudo aquilo, fora isso, lembrando da "parede da cadeia" com sua contagem de dia"feita em risquinhos, e reparando nas várias cores, formatos, dizeres e motivos dos rabiscos...

Definitivamente tais rabiscos, foram feitos pelas cobaias e TALVEZ tenham alguma importância, maaaaaaaaaaaaaaaas só p/quem os fez(sejam esses "quem" qtos forem)...

Sem mais(embora tenha muuuuito mais) vou deixar coisas p/o caso de outros comentaristas terem vontade de comentar este episódio, se isso não ocorrer, eu volto e/ou comento lá nos "possíveis comentários" deste tópico...

Repito que adorei este episódio, pois me abriu os olhos(ou fechou mais, TB erro as vezes heheheh) p/detalhes que estavam me incomodando...

Que venha o 2x19
Ultreya!

=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=

"Equilibrado na beirada do abismo
Talvez eu caia ou talvez vá voar
Noite cerrada, ferro, fogo, batismo
Anjo nenhum vai conseguir me escorar
Vai com açúcar ou prefere adoçante?
Anjo da guarda se recusa a provar
Nada a perder, nada a ganhar
Enlouquecer ou delirar
E eu ainda insisto em andar
Onde os anjos não ousam pisar"
(Nasi - Onde os anjos não ousam pisar)

Acho que eu vou pro inferno... O Ribas lembrou da Bíbila e tudo..... já eu, me lembrei dessa música mundana do Nasi. Maaaaaaaaaaas, como eu duvido que JJ e DL estão fazendo campanha publicitária pro nosso Wolverine Valadão, é... tá... o Ribas tá certo.

Lost anda me remetendo a muitos filmes... Hoje, claro, como não podia deixar de ser, fui parar lááá no "Uma mente brilhante" (com um toque de Kingdom Hospital, mas tudo bem)

Adorei o Dave... a cena q ele tira sarro das teorias malucas dos fãs é fodástica.

E o monstro de lona vai entrar pras cenas memoráveis da história da TV (pelo menos até semana que vem)

Enfim... não tem muita coisa pra ser dita... é episódio de transição... é bonitinho... é legalzinho... mas eu achei tudo muito "inho"

Sobre a ilha... bem... ano passado nessa época estávamos pensando "que raios tem naquela escotilha" e todos vimos como acabou a temporada. Então, eu já perdi as esperanças de entender o Henry Gale.

Quer dizer... eu falei que Lost estava me remetendo a vários filmes... Faz semanas que eu tô com "A vida de David Gale" na cabeça. O final é beeem lostiano. Vale a pena conferir antes de terminar a temporada


COMENTARISTA NILMAR

=================================================================================

Um detalhe pro qual quase ninguém deu atenção até o momento foi o fato do Dave representar tudo aquilo que o Hurley gostaria de ser. Isso fica até bem claro na última conversa que eles têm na floresta, quando o Dave fala que o verdadeiro "provavelmente está transando com várias garotas". Tá na cara que era o que o Hurley gostaria de fazer caso não fosse do jeito que é.

Além disso, na clínica tinha todo aquele "plano de fuga" criado pelo Dave. Era o Hurley transferindo seu maior desejo naquele momento: não depender da ajuda de outras pessoas pra superar aquilo, não precisar ficar naquele lugar pra "melhorar". Fora a própria maneira dos dois falarem, que soa idêntica, não só pelos "dude", mas a própria entonação da voz é parecida.

Eu iria até mais longe e diria que só o fato do Dave ser careta é um indício de que o cabelão que o Hurley usa é mais um recurso pra ele "se punir" pelo que fez, e piorar ainda mais sua aparência (porque eu particularmente acho horrível aquele "penteado" dele).

Arrisco até a dizer que futuramente pode rolar uma cena como aquela da Kate cortando o cabelo do Sawyer, mas com a Libby cortando o do Hurley. Agora que, aparentemente, ele vai começar a se preocupar mais com a aparência, de repente ele até decida fazer isso.

COMENTARISTA WOLV

==========================================================

só vim dizer que foi f*da! muito mesmo!

só eu que quero MUITO ver o flashback da libby? :O

COMENTARISTA MELLZ

20 comentários:

Boris disse...

Olha acabei de assistir o episódio e ainda não digeri 100%, vou assistir pelo menos mais umas duas vezes com certeza, mas de longe o melhor da segunda temporada até aqui, e tá sobrando pano pra manga nesse episódio, que beleza que beleza que beleza

Anônimo disse...

Tio 'Rib eu ia até comentar ontem à noite, mas tive que estudar e acabei nem vendo o episódio. Só consegui vê-lo agora. Meus comentários:


Eu esperava que fosse um episódio razoável, assim como o "The Whole Truth", que eu gosto mas não é um Cliff total. Mas eu estava errado, "Dave" foi de longe o episódio mais dramático, engraçado e bem escrito desse seriado. OK, isso pode ser exagero de "acabei de ver", mas eu achei esse episódio MA-RA-VI-LHO-SO!

Começando pelos

Flashbacks
Os FB's do 204 foram razoáveis e eu tava decepcionado com o Hurley, por que seus FB's eram os melhores. "Dave" trouxe de volta esse (L) pelo Huley querido!
Eu realmente já tinha imaginado que o Dave fosse um amigo imaginário logo na cena do Basquete (e ele falando "Dude!"), eu pensei isso, mas na hora que o Doc falou "Tudo bem, Dave?" eu fique meio na dúvida. Flashback da Libby, eu preciso! Ela com cara de psicopata foi Freaking out no final.
O ator do Dave me surpreendeu, parecia um louco mesmo! Enfim, eu ADOREI esses flashbacks.

Escotilha
Eu não fiquei com pena do Henry (foi continuar a chamá-lo de Henry) quando ele disse amedrontado que "ele" ia matar. Eu acho que ele é um dos "Hi" dos Outros, fiquei com essa impressão principalmente quando ele disse desdenhoso que o Cara da Barba é nada. O Locke tava de dar pena nesse episódio. Mas a coisa FREAK OUT total, eu acredito no Henry quando ele diz que não apertou botão nenhum. Pode ser mentira? Pode, mas eu prefiro acreditar que não é.

Helloôw? Ana Lucía tá pagando penitência agora? Vai dar uma de boazinha? Fala sério, o Henry provavelmente não vai soltar nenhuma palavra! Mata logo! :P (digo isso por que tudo que o Sayid diz, pra mim é lei depois do "Have you forgotten?")

OK, agora a outra parte "WhaDaFuck...?" foi a Libby chorando. Gente, tá na cara que ela só tá com o Hurley por que teve ordens, eu concordo com o Davezito quando diz que não é possível que ela goste dele. É possível?

Hurley
Deixei pra comentar o que, obviamente, foi o centro do episódio. Finalmente o fato de Hurley estar acima do peso foi mostrado como um fator psicológico. Hurley foi responsável por um acidente (com 23 pessoas, by the way), e ficou quase catatônico com isso.

Uma outra coisa que eu reparei (isso antes do final do ep.) foi que a Libby não agiu como psicóloga. Digo isso por que se ela fosse teria ajudado melhor o Hurley. Weird.

Last Will: Eu preciso de FB da Libby!

(quem não entende Inglês me desculpe, mas na hora de comentar séries eu gosto de usar as girias de lá!)

Anônimo disse...

Acho que o desenho na porta da escotilha tem muito a esclarecer ainda, mas deduso que seja algo do tipo, eles não podem sair de dentro da escotilha, mas dão uma fugida de vez em quando e tentam explorar a ilha, o desenho é um mapa de toda a ilha e de pontos que eles imaginam que tenham instalações...

Agora a pergunta que fica é, porque eles não podem sair? e todo o resto hehe

Anônimo disse...

Meu amigo Ribas, acho que sou o único (por enquanto) que está indo contra a corrente. Para mim foi um dos piores episódios (juntamente com o NUMBERS) da série. Não estou dizendo que as informações não foram importantes. Acho que é porque eu não sou fã do Hurley.
Uma coisa me incomodou (e me incomoda MUITO) no episódio. É aquele velho comportamento, típico de novela: porque as pessoas não explicam as coisas direito, criando mal entendidos? Sei que é para o bem da história, mas não consigo digerir. Isso já aconteceu em diversas ocasiões na série, mas vou citar um exemplo do 2x18:
- Quando o Hurley está na praia, com o sapado do Dave, e a Libby chega para conversar, não seria normal ele mostrar o sapato e dizer que o achou na floresta? Nem precisava explicar ou falar do Dave, para não expor seu medo de ser considerado maluco. Mas apenas mostrar o sapato e fazer algum comentário, pô!

Outros pontos:
- Adorei o Locke se sentindo impotente, apenas gritando irritado "Jack, Jack" sem poder ver o que estava acontecendo.
- Ótima a surra que o Sawer levou!
- Acho que sou um dos poucos que torcem para que a história do Jack e da Kate volte a ser focada. Acho a relação deles muito interessante, um misto de desconfiança,admiração,desejo,etc.
- Que diabos o Mr Eko está bolando???
- Concordo: os desenhos na parede não tem grande importância. São anotações de pessoas que não sabiam muito mais que os LOSTies...

Pra finalizar: os capítulos precisam voltar a ter mais ação na Ilha. Basicamente, nada acontece, apenas assistimos a flashbacks.

Um abraço,
davi.cruz@oi.com.br

Boris disse...

ok depois eu vou tecer um grande comentário, tô sem tempo agora, mas queria dizer que o mr eko tá construindo uma igreja, ou algo do gênero...

Um Mero Espectador disse...

Boris,
O melhor da segunda temporada pode ser meio exagero, maaaaaaaaaas gosto é gosto e eu respeito todos...

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Pedro,
(que não escolhe uma série p/comentar hehehe) vou por partes também heheh

1- Qto ao Henry, em arquivo X já se ensinava(tenho revisto esse seriado hehehe) a melhor mentira é a que esta entre verdades, logo, muita coisa pode ser verdadeira do papo dele, e muita coisa não...Esperemos

2- Quanto a Libby, bom ela pode sim estar gostando do Hurley e, mais ainda, alguem disse lá na comuna do Anchieta, que ela podia ter sobrevivido ao tal acidente que o Huguinho pensa que provocou e, justamente, por isso estar interna na casa de repouso... Ou seja eles poderiam já se conhecer e até serem namorados, logo tudo é possível...

3- Tb quero FB da Libby eu querooooooo!!

Um Mero Espectador disse...

Alessandro,
Ontem (sexta) reunido com um povo lostie aqui em sampa, comentaram justamente isso e a minha idéia, é de que o "Salvador do DD" dava suas escapulidas sim, tanto que o DD foi salvo de um naufragio, ou seja o cara esava fora da escotilha...Nessas escapulidas, eles foram mapeando ao seu modo a ilha...Alias, o prório DD sumiu, e aparentemente sabia muito bem para onde estava indo...

x-x-x-x-x-x--x-x-x

Davi Cruz,
Logo no começo do seu comentário eu ia dizer que ou vc não gostava do Huguinho, ou tinha algum problema com a maioridade penal (18) ou gostava mais de episódios de ação...Acertei 2 em 3 heheheh

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Boris,
Ainda estou esperando o grande comentário, seja aqui, seja na comuna do blog ou como o Pedro e a Céliz fizeram, nos dois lugares...

Um Mero Espectador disse...

Célia,
3- Interessante esse lance das Gêmeas, principalmente se, numa piração ainda maior o destino fosse juntar numa mesma Ilha, a Gêmea sã com o "causador" da loucura da irmã(vide comentário 2 p/o Pedro)...Piração, maaaaaaas...

5- O erro da foto ficou muito feio, capturei todos os quadros da cena e revi... Nenhum bate com a imagem apresentada... Muuuuuito estranho ou muuuuuuuito feio...

6- Esse papo politicamente correto, não mexe muito comigo tb, foi uma cena engraçada, muito bem feita, adorei o monstro Lona, e só não separaram, ao contrário do que fariam numa briga de verdade, pq, o Sawyer nao estava se machucando, nem revidando, foi muito mais uma briga pastelão, do que uma BRIGA mesmo...

Um Mero Espectador disse...

NILMAR,
Não conheço esse filme...
"A vida de David Gale"

Se você puder abrir um tópico comentando e detalhando ele, acho que seria legal...

Anônimo disse...

É um filme feito pela Sookie de GG!

(pra vc ver, Tio RIbas, que eu sou viciado em GG sim!!)

Um Mero Espectador disse...

Hhauauahuhauhauhauhaa

Criançaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas

Um Mero Espectador disse...

se continuarem assim, vou cobrir os dois com uma lona, e não vou deixar ninguem separar

heheheh

Eumesmo disse...

uhhhhhh

lona nada..coloque-os em uma piscina de lama, cobre R$20 pelo ingresso e vamos ficar ricos!
Aí quando os dois tiverem que ficar em repouso, eu pego GG pra mim \o/

¬¬

Um Mero Espectador disse...

A parte do r$20 eu gostei...

Comentarista Nilmar disse...

O Ribas tem a ilusão q eu lembre o suficiente do filme pra fazer um comentario aqui.....


Ai ai... deixa eu ir na locadora e já volto :p

Comentarista Nilmar disse...

:((( Num tinha na locadora (é duro morá na roça)... como minha mente costuma pregar peças em mim, não vou criar um tópico, mas vou deixar um reviewzinho aqui:

A vida de David Gale é um filme de 2003 do Alan Parker que tem no elenco Kevin Spacey (ainda no tempo que ele selecionava bons papéis), Kate Winslet e Rhona Mitra (a Kit da terceira temporada de NipTuck).

EU VÔ CONTÁ O FILME INTEIRO, ENTÃO QUANDO VC FOR VER, VAI PERDER A GRAÇA, MAAAAAS AQUI TEM SPOILER ATÉ NO TÍTULO!!!!


Narra a história de um cara no corredor da morte, acusado de estuprar e matar uma mulher. Não por acaso, os dois eram ativistas contra a pena de morte. A história vai se desenrolando, até que se descobre (SPOILAAAAAAAAAA) que na verdade a mulher se suicidou simulando o estupro/homicídio de caso pensado com o David pra ele ser condenado à morte e só descobrirem toda a verdade depois da morte dele, pois assim se provaria que o sistema de pena de morte é falho. Sim, ele morre. Não, não acontece nenhuma revolução nas leis americanas por causa disso (é essa a parte que eu não lembro.... se acontece, eu não lembro).


SPOILAAA DO SPOILAAAA. A última cena mostra que o David estava presente na hora q a tiazinha se suicidava. Tecnicamente, ele seria "culpado" de qualquer forma





Bom... agora é só usar a imaginação e fazer o paralelo com o David Gale preso na escotilha..... :D

Anônimo disse...

bart, A_DO_REI!!

Anônimo disse...

SEMPRE que eu vejo o Henry Gale eu lembro do David Gale...SEMPRE.

Btw, Pips, um dos meus filmes preferidos! AMO AMO AMO!

Um Mero Espectador disse...

Que puxa!!
Agora eu quero ver esse filme!!

Anônimo disse...

Veja, Ribas...é bommmmm!!!!

:)