quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[Bones] 5x01 Harbingers in the Fountain

Foto promocional da 5a temporada

DISCLAIMER: Meu teclado nao tem acento! Update: Anita mora nos Eua.

Gotta love the Canadians! Bones estreia hoje na tv americana, mas no Canadá, foi ontem! Claro que a primeira coisa que fiz ao acordar foi colocar o episódio pra baixar. (Ah, the thrill!) Foi fraquinho na minha opinião, teve uma leve "inspiração" em Arquivo X... Se lembram do último filme que saiu ano passado? Com o cara que tinha visões dos assassinatos das pessoas e acaba desconfiando que ele eh o assassino, etc? WELL, essa season première foi na mesma linha. Mas tambem nao eh novidade para quem acompanha Bones, que existe essa homenagem a Arquivo X. Até o David Duchovny (agente Mulder) já dirigiu episódio, e Booth e Bones sao os novos Mulder e Scully... (Ahem, eles querem ser)

Enfim, ai vai:

Tudo se passa 6 semanas depois do final da 4a temporada. Brennan passou esse meio tempo na Guatemala, enquanto Booth se recuperava, já que os medicos disseram que ele ia se recuperar. Ok, a amnésia foi passageira.

Angela leva Brennan para conhecer Avalon (Cindy Lauper interpretando uma psíquica) e deixar que esta leia cartas de Tarot para Bones. Tipo, oi? Brennan e Tarot?


Cindy Lauper, fazendo uma leitura de tarot para Bones.

Claro que Bones nao acredita nas previsões de Avalon (todas relacionadas a Booth e o período que ela esteve com ele no hospital - o sonho dele durante o coma foi aparentemente produto de uma história que Brennan estava escrevendo e leu para Booth enquanto ele estava desacordado), e deixa Angela e a psíquica para trás.

Dr. Sweets e Booth

Enquanto isso, Booth tem uma consulta com o Dr. Sweets para definir se ele está apto a voltar ao trabalho. Claro que ele está, apesar de um pouco estranho, e ele vai correndo para o laboratório para contar a Brennan. Logo atrás chega Angela e diz que Avalon a informou que há corpos enterrados debaixo de uma fonte. Booth estah ansioso para se jogar no trabalho, então ele e Brennan vao até a tal fonte com um aparelho que mostra o que está no subsolo, e sim, eles encontram esqueletos enterrados embaixo da fonte.

A escavação revela 12 corpos e que provavelmente estavam enterrados há mais de 10 anos, e enquanto Brennan e sua equipe trabalham removendo os restos e outras partículas a serem analisadas, Booth e Cam vao tomar uns drinks. Booth acaba dizendo para Cam que ele está apaixonado por Bones. E Cam conversa com ele e diz para ele esperar e ter certeza do que ele sente antes de se declarar, porque se ele mudar de idéia, ele vai magoar a Brennan. Mesmo assim, Booth vai pra casa e nao consegue dormir. Então aparece na escavação bem cedo, e parece que ele vai se abrir com Bones, mas antes que ele tenha uma chance, ela entrega um mini-cd que achou junto com os esqueletos para ele poder comecar a investigar.

Angela é a selecionada para tentar reconstruir o disquinho, e tambem de fazer reconstruçao facial baseada nos cranios, para eles poderem descobrir quem sao essas pessoas. O primeiro crânio que ela reconstruiu, é exatamente o rosto da Avalon...


Ao ser interrogada, Avalon parece surpresa. Nao é dela o crânio encontrado (duh!), mas de sua irmã, que ela acreditava estar feliz e distante numa comunidade submarina no qual elas pagaram 1 milhão de dolares para poderem ser aceitas. Avalon teria ido junto com a irmã, mas foi expulsa ao "quebrar as regras" do grupo e se consultar com um médico fora do "culto." Mas ela acreditava que a irma tinha ido. A irmã sofria muito com alergias, e acreditava que nessa cidade submarina ela poderia viver melhor.

Na intenção de identificar os corpos, Booth e Brennan contatam o médico que deveria ter ido com o resto do grupo para a cidade submarina mas acabou desistindo. Ele diz achou que tratar pacientes que soh tem alergias nao era um bom uso do tempo dele, que ele era mais necessario na "superfície." Booth quer ver os arquivos sobre esses pacientes, mas o médico insiste que eles consigam uma autorização do magistrado para isso.

Dr. Sweets vai atrás de Booth em seu escritório e afirma saber que Booth está apaixonado pela Brennan. Booth na hora pergunta se foi Cam que contou para ele, mas não, Sweets ficou sabendo via Avalon (risos!) mas que Booth acabou de comprovar que eh verdade. Entao Sweets mostra scans do cérebro de Booth antes, durante e apos o coma. E mostra que a parte do cerebro associada a estar apaixonado, nao mostrava indícios de estar apaixonado ANTES da operação, mas sim durante e após o coma. O argumento do Sweets eh que Booth talvez "volte ao normal" após uns dias e se ele se declarar para a Brennan, é bem possível que ele parta o coração dela quando mudasse de idéia.

Mas Booth está realmente apaixonado, e vai atrás de Avalon para perguntar o que ela acha. Imediatamente a "mentalista" tira um bloco de cartas de tarot e pede para Booth cortar. A primeira carta que ela vira revela a imagem do diabo, e Avalon diz que Brennan está em perigo e que Booth tem que ir atras dela AGORA. Claro que ele hesita achando que Avalon está querendo comprar tempo para fugir dele, mas no fim ele vai atrás.

Brennan está no hospital, atrás do médico do grupo, pois ela achou evidência de que as 12 vítimas foram envenenadas aos poucos e morreram disso, e ela queria - na maior inocência - comparar resultados. Mas ela pegou ele no flagra destruindo os arquivos dos pacientes que ela descobriu embaixo da fonte, e ele tenta atacar Brennan - que é salva por Booth depois de momentos de suspense.

O que resta é achar o líder do grupo, o homem que convenceu Avalon e todas as outras pessoas de que a cidade submarina que ele vendia era real. Mas quando trazem o suspeito, ele tem álibis infaliveis, e eles nao tem como provar que a pessoa sentada na sala de interrogação é o mesmo que matou todas aquelas pessoas.

Mas claro, com jeitinho tudo se consegue, e com a ajuda de Avalon, Brennan consegue uma maneira de comparar o DNA do suspeito com o do líder do culto anos atrás. E é o mesmo. O único problema agora é provar que é o assassino.

Claro que Brennan estah frustrada, mas Booth estah eh mais preocupado se ele fala ou nao para Brennan que estah apaixonado por ela. E SIM, ele se declara!! Ahn, quase. Ele diz "I love you" e depois termina com "Eu te amo, mas de maneira profissional, sabe?" E Brennan - sempre na inocência - dá um tapinha no ombro dele divertida e diz que também ama ela de maneira profissional (risos).

No fim, eles nao conseguem provar se o suspeito cometeu ou nao o crime, mas Caroline (a advogada do FBI, eu acho, nunca peguei a história dela direito) que é muito esperta, consegue incriminar o sujeito com outras alegações - se ele estava construindo uma cidade submarina, ou whatever, tinha que possuir contratos com empresas de construção, etc, se nao era fraude.

Ehhhhhhh... Meio "xumbrega" não pegarem o cara no final, mas isso quase nunca acontece em Bones, entao quem sabe num episódio futuro eles descobrem mais pistas? E quem também sabe a Cindy Lauper volta? (Nao faço questao).

Enfim, eu achei fraco, o caso que eles investigaram também era, mas acho que a idéia era mais começar uma temporada explorando o relacionamento de Booth com a Brennan, criar expectativas se eles vao ou não ficar juntos nessa temporada, o que esperar do Booth pós-operação, etc. Mas nao importa se o episódio é bom ou ruim, Bones é sempre um prazer de assistir justamente pela interação dos personagens, que sao sempre ótimos. Mas o que todo mundo estava comentando antes do episodio sair, sobre os "beijos" e "declaracoes de amor" que iam rolar? Nothing special. Mas resolvi que não ia entregar a parte dos beijos pra vocês, vão ter eh que assistir o episódio e descobrir :P (Mas já avisei que não são nada demais...)

O que voces acharam do comeco da temporada?




Nenhum comentário: