quarta-feira, 30 de setembro de 2009

[Grey's Anatomy] 06x01 Good Morning + 06x02 Goodbye

São poucos os assuntos que são realmente capazes de levar a uma reflexão profunda.
A morte está no topo da lista.

Tendo encerrado sua quinta temporada com um episódio pra lá de excitante e comentado, tendo dois personagens de grande importância na série com a vida por-um-fio, Grey's Anatomy recomeça fazendo uma abordagem do óbito que faz com que cada espectador não apenas se envolva, mas pense sobre isso.
Foram dois episódios mostrando casos pouco relevantes: um envolvendo uma garota com a perna amputada e outro de um menino com uma dor crônica misteriosa. O fato é que as histórias paralelas apenas compuseram uma base para o verdadeiro mote: a perda de O'Malley.
Obviamente num hospital as emergências continuam ocorrendo e não se pode simplesmente parar. Mas nesse embalo vamos vislumbrando as reações diversas; de cada médico, de enfermeiros, de cada amigo ou família... entre um atendimento e outro a "ficha de alguns ia caindo"; outros preferiam a negação; e tiveram aqueles que escolheram a quietude.

E é aí que está a beleza dessa premiere. Retirar George do elenco pode até ter sido uma manobra causada por problemas internos da série mas não podia ter sido melhor aproveitada pois deu espaço pra ponderação, pra aparar pontas que estavam sobrando e voltar as atenções aos que vivem no seriado e que tão bem conduziram essa despedida.

O 007 não estava mais presente. Era sim o fim de O'Malley. E o que vimos a seguir foi uma verdadeira homenagem póstuma através do modo como cada personagem que ficou lidava com a morte do médico e de suas demonstrações de orgulho, afeto e gratidão. Todos faziam questão de ressaltar [como se os próprios fãs estivessem se despedindo].

Podíamos pensar então que seria um início de temporada mórbido. Mas não foi! Absolutamente.
Foi por diversas vezes leve. O que favoreceu esse atenuante foi que o foco não estava somente no falecimento de George mas também na sobrevivência de Izzie e na alegria que isso agrega. Ao mesmo tempo em que o pesar queria tomar conta o clima era quebrado por um momento mais suave como as esquetes do triângulo Torres X Sloan X Mini Grey, os ataques de riso post mortem de Stevens em pleno funeral ou os flagras desnudos de Derek.

Até mesmo esse contraste ilustra muito bem o modo variado como também nós reagimos com a morte. A verdade é que sempre que uma notícia desse tipo chega até nós não há quem saiba o que fazer exatamente. E não é somente pela dor da perda ou saudade... o que muitos sentem é medo. Receio por sermos lembrados que somos mortais, que somos pó como dizem e que quando encaramos que "ao pó voltaremos", essa mesma "poeira" entra em nossas narinas e gargantas e nos deixa "engasgados" e não existe nada que possamos fazer. Os dias passam, contados um a um mas o que fica é a lição de Izzie para Amanda ao final do episódio: George se foi e já não pode mais fazer nada, não pode salvar mais vidas. Mas aos que ficam resta a missão de seguir em frente e buscar seu rumo.

Como ela mesma, que apesar de não estar curada de seu agressivo câncer se mostra estabilizada e disposta, pronta pra recomeçar. Como Karev que vencido pela tristeza ao ter em seus braços sua esposa morta recebe, quase que milagrosamente, a chance de começar de novo com o "renascimento" de sua mulher. Ou como Owen e Cristina que enfim começam a encarar os traumas e lutar juntos contra eles fazendo terapia de casal e tudo mais. E até mesmo como o Chefe Webber que busca uma solução para o Seattle Grace fazendo uma fusão com o hospital Mercy West trazendo uma sobrevida econômica pra ambos.

Cada um encara a morte de um modo mas todos devem continuar, de um jeito ou de outro.

Recomeçar é a melhor maneira de seguir a vida e Grey's Anatomy recomeça mais viva do que nunca.



____________________________________

Ah, tem alguns "Pê-Ésses" que valem ser destacados:
• é visível que Meredith tem aparecido pouco por conta do barrigão da atriz. Já dá até pra notar que ela está com "cara-de-grávida".
• essa fusão entre os hospitais promete mexer um pouco com a estrutura a que estávamos acostumados. Espero que pra melhor.
• Lexie e Sloan vão mesmo morar juntos afinal, mas esse Mark De Uma Mulher Só não me convence muito não.
• Será que veremos uma briga por poder entre Shepherd e o Chief ou aquela possível troca de cargos foi só pra criar drama?


[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro


Nenhum comentário: