terça-feira, 29 de setembro de 2009

[CALIFORNICATION] 3X01 "Wish You Were Here"

(Celia Kfouri)


Hoje começo a comentar Californication. Mas os primeiros episódios serão em ‘soft-opening’: vou me adaptando a escrever sobre outra série (são dois anos de Criminal MInds!), vejo se a ‘Califa’ se presta a comentários semanais, se há receptividade, fazemos ajustes, etc. Na verdade, vamos ver se eu me divirto e se divirto mais alguém.

É que essa é uma série nada comum. Uma comédia com diálogos muito bem escritos sobre temas nunca mornos ou suaves. Nudez, sexo, álcool, drogas e linguagem muito pesada são a regra nessa série centrada em Hank Moody.

Ele é interpretado por David Duchovny (e isso já bastaria para encantar os órfãos de Arquivo X), que é, em si, um dos pontos altos da série. Ele está tão bem que transmite a sensação de que ator e personagem se confundem; eu, pelo menos, nunca tenho a sensação de que ele está atuando. (Num outro nível, algo como Charlie Sheen//Charlie Harper - mas sabemos que esses dois poderiam realmente ser a mesma pessoa.)

Nessa 3ª temporada, Hank se vê cuidando sozinho da filha Becca, já que a Karen aceitou um emprego em NY. Exausto pelas tarefas, já na primeira cena ele cochila enquanto transa com mais uma conquista fugaz.



Ele sucumbe e dorme.

E esse é o foco do episódio: Hank exercendo o papel de pai. Sabemos o quanto ele é amoroso, mas e o resto? A filha e uma amiga fumam maconha que encontram nas coisas dele que, nao sabendo exatamente como agir, chama a atenção das duas para, em seguida, fumar o que sobrou. A mae da amiga o convida para um jantar em sua casa, e lá ele consegue a proeza de fazer um professor alcoólatra, que não bebia há dez anos, tomar um porre e ficar alucinado. Numa cena feita para chocar, ele tira a roupa e exibe sua ‘vagina masculina’.

Hank causa vários constrangimentos no tal jantar com seus comentários e com suas atitudes - ele derrubou o pai da menina, que chegava de bicicleta, ao jogar nele um cigarro aceso. Mas ele é assim, irremediavelmente. E Becca parece satisfeita.

Karen aparece apenas numa conversa ao telefone com Hank, no fim do episódio. Eles sentem falta um do outro, e temem que a distância acabe afastando-os. Esse medo deve marcar a temporada, sem dúvida.

Paralelamente, Runkle está separado de Marcy e numa pior profissionalmente. Sua chefa é uma mulher grosseira, vulgar, feia, gorda e envelhecida que, para completar, passa a assediá-lo sexualmente, que teme nao conseguir escapar dessa devoradora de homens. Detalhe: Ela é interpretada por Kathleen Turner!! PQP, o que aconteceu com ela?? Quem guardou a lembrança dela em ‘Corpos Ardentes’, não a reconhecerá!!


O que aconteceu com a bela K.Turner??

Por fim, que bela referência o título do episódio, retirado de uma lindíssima canção do Pink Floyd em um de seus melhores momentos.


Bom, acho que é isso. Vamos aguardar o 3x02 para ver o rumo que as coisas tomam – a série e também nossos comentários.







www.twitter.com/celiakfouri

2 comentários:

Verônica disse...

eu amo essa serie! espero q continuem comentando bju

Celia Kfouri disse...

Olá, Verônica!

Prentendemos continuar sim. Continue por aqui, dando sua opinião também!
:)