quarta-feira, 30 de setembro de 2009

[Melrose Place] S01E02 - Nightingale

Por Rafael S


E o mistério da morte da Sydney continua. Conforme a investigação policial avança, os residentes do número 4616 continuam escondendo segredos que podem ser cruciais para a resolução desse mistério. Esse segundo episódio dá atenção especial às motivações de Auggie e Violet.

Uma grande suspeita parou a respeito de Auggie por causa da última cena do episódio passado, com ele num beco escuro e vazio queimando algumas roupas sujas de sangue. Logo no início desse capítulo, é esclarecido que esse sangue na verdade era dele, proveniente de um corte na altura do ombro. Ao mergulharmos mais nas memórias do personagem através de seus flashbacks, vemos como foi o início de sua relação com Sydney. Os dois se encontraram em um momento difícil de suas vidas, quando frequentavam reuniões para alcoólicos anônimos. Mais que um relacionamento carnal, pareceu nascer ali uma grande relação de cumplicidade entre os dois, bastante confiança para expor seus medos e problemas um para o outro. Mas algo aconteceu no percurso que mudou esse relacionamento, pois na noite em que foi morta, logo após se encontrar com David (vide a cena do prólogo do episódio piloto), Auggie apareceu no apartamento de Sydney, e aconteceu uma discussão séria, culminando com o corte que ele recebeu. Embora esses dois capítulos tenham tentado dar uma aura bem misteriosa e sombria ao cozinheiro (incluindo aí a subtrama dele ter se envolvido num incidente que culminou na morte de sua ex-namorada e um homem), ele parece um suspeito óbvio demais para ter cometido o crime. Mas sua relação tão próxima com Sydney deve guardar muitas informações importantes para a resolução desse mistério.

Quem parece mais suspeita é Violet. A novata no condomínio, que ganhou pouco espaço no piloto, aqui tem a oportunidade de arregaçar suas mangas um pouco. Sua personalidade parece bastante instável - um misto de deslumbramento, ingenuidade e grande determinação. Não desperdiçou a oportunidade de conseguir um trabalho como recepcionista no mesmo restaurante onde Auggie trabalha, mudando radicalmente seu visual para isso. E o que falar da bizarra cena dela boiando na piscina, sozinha, no meio da noite? A associação visual com a cena da Sydney morta, boiando na piscina não foi mera coincidência: a grande revelação do episódio foi que Violet se mudou para o condomínio pois estava procurando por Sydney - sua mãe. As duas personagens ruivas do seriado serem mãe e filha é tão surpreendente, mas isso dará uma nova dimensão para as ações da garota a partir de agora. Toda essa dedicação em encontrar a mãe terá se transformado em frustração ao ter sido rejeitada?

Já as tramas dos outros moradores oscilam bons e maus momentos. O que começou como uma oportunidade para ganhar um dinheiro imediato, começa a virar uma oportunidade a longo prazo para Lauren. Engolindo todo o seu orgulho, ela aceitou ser mais uma vez acompanhante de ricaços para conseguir dinheiro para pagar seus estudos. Só que ela é uma total novata nesse mundo da prostituição de luxo, e as consequências dessa vida podem ser inesperadas. Sobre o assunto, recomendo o filme Confissões de uma Garota de Programa (The Girlfriend Experience) que trata justamente da vida de uma acompanhante de luxo já bem estabelecida e como ela concilia sua vida pessoal e profissional. Seria interessante se a série abordasse esse mundo agora pelo ponto de vista de alguém começando nessa vida.



Já o casal Riley e Jonah estava muito sem graça, a guerrinha boba de ciúmes de um com o outro lembrou cenas de alguma comédia romântica bem pouco inspirada. Afinal, Jonah sentir ciúme de Riley apenas por conversar Auggie soa bem vago para o espectador, já que nenhum sinal havia sido dado anteriormente que indicasse isso. Já Riley sentir ciúme de Jonah convivendo com Ella é mais plausível, já que já foi mostrado o interesse que a publicitária tem pelo jovem cineasta. Mas de qualquer jeito, Ella é muito mais que uma mera (possível) desagregadora de casais: a personagem é dinâmica e atrevida, e tem tudo para cair no gosto do público. Nesse episódio, pressionada pela chegada do novo chefe (interpretado pelo Victor Webster, que coincidentemente também contracenou com a Katie Cassidy recentemente em Harper's Island), ela faz o impossível para conseguir um contrato de uma grande estrela com sua agência. Ella gosta de jogar pesado, mas sua personagem tem um carisma que fica difícil odiá-la. Minha personagem favorita nesse começo de série.

E por fim, vale a menção ao título do episódio, que se refere ao endereço da mansão onde ocorre uma festa nesse capítulo. David, mostrando já ser bem experiente no mundo do roubo de artigos de luxo, roubou do local um valioso relógio para entregar a seu receptador em troca de dinheiro. Drogas, furtos...o garoto está envolvido em assuntos bem graves.

Com os personagens já apresentados, esse capítulo se dedicou a desenvolver suas tramas, e consequentemente, definir melhor suas personalidades. Espero somente que aconteça uma interação maior entre os moradores, que ela não fique apenas nas clássicas cenas da piscina. E assim, entrelaçando seus destinos, a série ganhe mais ritmo e rumo (afinal, o mistério do assassinato não durará para sempre, e a série terá que continuar depois disso).

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: