domingo, 6 de setembro de 2009

[Mad Men] 3x03 My Old Kentucky Home

Nos anos 60, depois de tanto tempo acompanhando a série, nem é preciso mais discutir o quanto é valorizada a identidade que as pessoas criam diante da sociedade. Ainda mais tendo a publicidade como tema principal, é muito mais importante saber "vender" sua vida, relacionamentos e suas posses, do que simplesmente ser honesto consigo mesmo. Nesse episódio, acompanhamos três reuniões num mesmo final de semana: Roger e Jane oferecendo uma festa temática em homenagem ao seu casamento; Joan convidando os amigos médicos do marido para um jantar; e Peggy tentando trabalhar na Sterling Cooper junto de Paul e Smith. Em meio a tudo isso está uma cena que fala pelo episódio, em que Don Draper encontra uma simpática figura no bar do clube em Roger recebe seus convidados. Diz ele que odeia presenciar casamentos por toda essa sensação de expectativas que nunca serão cumpridas, quando finalmente tem de encarar quem são. Por mais que tentem aparecer pra sociedade, eles vivem a realidade debaixo do mesmo teto, e o exemplo mais claro disso é Don e Betty. Mas é tanta sinceridade que Don sente-se até contagiado em dividir uma de suas passagens na infância com o senhor e chegam à conclusão que todo o glamur da alta sociedade é digno de pena, agora que presenciam tudo de dentro.

Essa conversa reflete exatamente o que vemos na casa de Joan, que cada vez parece mais frustrada com seu casamento. Quando ela recorre ao silêncio do marido e propõe o meio-termo pra domar seu temperamento difícil, tudo leva a crer que as cenas de estupro no final da temporada anterior foram mesmo jogadas pra debaixo do tapete. Pra piorar, Joan é aconselhada pela esposa de um dos médicos a não precipitar-se em engravidar; para logo depois na mesa de jantar tornar-se a única forma de evitar falar dos infortúnios na carreira do marido. Bem longe de todas as suas expectativas, sua linda interpretação de "C'est Magnifique" no acordeon é de cortar o coração. Da mesma forma, a dança de Peter e Trudy é de impressionar todos os presentes, e provavelmente os espectadores também. Mas vejo que essa interpretação toda ensaiada seja triste por ser o único alívio para esse casamento, tentando exibir à sociedade essa falsa alegria. É obvio que a impossibilidade de ter filhos ainda incomoda o casal, que logo tem de mudar de assunto quando Betty chega. Irritada também está a esposa de Harry, mas simplesmente por ele mostrar-se relapso como já conhecemos.
Por outro lado, Peggy tem de superar expectativas enquanto é jogada para escanteio por Paul e Smith, aproveitando o final de semana para "relaxar" na sala de Harry. Mas é hilário como ela entra na sala, apresenta-se para o amigo-traficante de Paul e decide experimentar maconha. A partir daí, todos os personagens mostram um pouco de sua verdadeira identidade, como fica claro na contrangedora discussão de Paul com seu amigo. Tudo isso porque seu passado começar a vir à tona, como um garoto de sotaque estúpido aproveitando de uma bolsa de estudos da faculdade, e que deu sorte ao ganhar uma oportunidade em Nova York. Além de seus colegas de trabalho, Peggy ainda tem de aguentar as censuras de sua nova secretária, que parece agir aqui como sua mãe, preocupada com o futuro da garota e como será vista pela sociedade. Mal sabe ela que Peggy enfrentando todos esses receios é uma das que darão início a todo o movimento feminista da época.

Já o casal Draper aparece na festa de Roger e Jane contra a vontade de Don. Obviamente que pra ele, além de não ser adepto a esses eventos da alta sociedade, o enlace dos dois nunca foi muito bem visto. Na curta ausência de Don depois da insensível performance de Roger com a cara pintada -- na cena do bar já citada aqui --, Betty parece seduzida por um charmoso homem, e sua repentina falta de apetite pela dança é só um dos indícios disso. Quando Jane abusa da bebida, também pouco acostumada com festas desse tipo, acaba deixando escapar mais uma das verdades do episódio: a turbulenta relação do casal Draper durante a temporada passada. E após o mal entendido com Roger, Don Draper também tem de colocá-lo em seu lugar, dizendo o que as pessoas realmente pensam. Mas para Roger ainda é melhor viver aproveitando essa felicidade do que encarar a verdade.

Para concluir, temos uma história paralela na casa dos Draper, com Gene procurando seus 5 dólares roubados por Sally. Ainda que pareça apenas relacionar a empregada negra com a apresentação de Roger no palco, o interessante é a frase de Gene quando Don tenta "devolver" o dinheiro: "vocês pensam que podem resolver tudo com dinheiro". Nada mais sensato, para um sociedade que parece faltar cada vez mais um mínimo de vergonha na cara.

e.fuzii

Nenhum comentário: