sexta-feira, 13 de novembro de 2009

[FNL] 4x02 After the Fall - 4x03 In the Skin of a Lion

por e.fuzii
Antes de comentar sobre os episódios das duas últimas semanas, preciso fazer um adendo ao meu texto da premiere que acabou deixando de fora uma das novas personagens, Becky, que não tinha seu nome presente na abertura da série. A partir disso pensei que ela não fosse do elenco fixo, justamente por aparecer apenas como a filha da bartender que Tim Riggins leva para a cama. Mas a garota com seu sonho de tornar-se cantora parece ser presença constante entre os alunos do East Dillon High, após Tim Riggins mudar-se para o trailer que está em seu quintal. Além de pedir por carona todos os dias, já era mais do que previsível que ela seria atraída por Riggins e agora cabe a ele tentar afastá-la. Nem que seja servindo de cupido entre ela e Luke, uma das grandes promessas do Panthers que acabou sendo trazido de volta ao time dos Lions, como era de direito. Sinceramente, esperava que não caíssem no caminho fácil de transformá-lo num auxiliar técnico de Coach Taylor, até pela "carta" já ter sido usada com Streets, porque sua necessidade de dinheiro não condiz em nada com a crise financeira dos Lions.

Se tem algo que não está me agradando nesse começo de temporada é exatamente esse esforço para incorporar tanto Tim como Matt à trama principal, quando os dois ainda parecem gravitar em órbitas diferentes, assim como os veteranos que disseram adeus na temporada passada também. Saracen tem uma história até melhor planejada aparentemente mas ainda assim que não oferece nenhum grande estímulo para quem assiste à série -- e não digo apenas pelo tema ser futebol. Agora então que Richard tenta convencê-lo que Julie é o grande obstáculo para sua vida criativa, tudo começa a ficar ainda mais grave. A não ser que venham constatar que no fundo no fundo Matt decidiu ficar em Dillon por causa dela, todos sabemos que a vovó Saracen ainda está ali para cuidar. E eu duvido que queiram explorar uma trama polêmica dessas quando sabemos que eventualmente ele deve deixar a cidade. Julie também, apesar de ter tido uma subtrama interessante nessa semana confrontando sua fé, não parece ter nada a ganhar com a permanência de Matt. Ela serve apenas como coadjuvante para ouvir suas histórias e está tendo pouca oportunidade de ser desenvolvida nesse novo colégio.

Esse distanciamento de Julie ainda seja razão maior para lamentar porque o casal Taylor continua sendo o principal atrativo da série. Nessa temporada, com os dois tentando não envolver sua relação pessoal com seus problemas no campo profissional, boas histórias devem surgir. Tami pode até ter ganho o "braço de ferro" com Joe McCoy, mas sua impopularidade está crescendo cada vez mais no colégio por conta disso. E é a partir disso que vão surgindo denúncias de que tudo é feito para agradar seu marido e sua filha no outro lado da cidade. Coach Taylor enfrenta a falta de recursos e começa a colocar em risco as próprias finanças da família para reerguer o time. Como ele mesmo diz, tudo isso não passa de uma forma de investir antes que ele perca seu emprego, mas isso deve gerar tantos conflitos para o casal, que será sempre bem-vindas suas excelentes discussões de relação.
Já no campo de futebol, as coisas não estão nada fáceis para o treinador. Confesso que um dos motivos pra não ter feito esse comentário do segundo episódio sozinho (além de uma breve falta de tempo) foi porque achei dispensável todo esse drama criado com o time dos Lions. Nem seria maluco de dizer que essa desistência de Coach Taylor na premiere não afetaria o orgulho de seus atletas, mas a superação desse obstáculo foi tão telegrafada que realmente me irritou. Apesar de achar que Coach Taylor desabaria em prantos pouco antes de Tim Riggins aparecer no campo, era óbvio que o time voltaria a se reunir. Afinal sem time, nada de série. Mas com o time reunido novamente chega a ser engraçado imaginar que marcar um touchdown seria motivo de comemoração para os jogadores. O grande problema para o técnico será mesmo controlar esse orgulho/teimosia de Vince, que fez Coach Taylor ser desafiado à beira do campo de uma forma nunca antes vista na série, e as expectativas de Luke em tornar-se profissional. Por outro lado, se essa trama de Jess está mesmo indo na direção que estou imaginando, será muito interessante vê-la ao lado dos Lions como uma punter feminina. Também espero que a saída de Buddy Garrity do conselho dos Panthers dê certo alívio ao time do outro lado da cidade, embora sua despedida tenha sido um pouco forçada assumindo todo o conselho como seus inimigos. Mas em uma história dessas, em que tantos personagens pedem por atenção a cada momento, às vezes é perdoável tomar alguns atalhos de roteiro que ajudem a fazê-la decolar logo.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: