domingo, 22 de novembro de 2009

[FNL] 4x04 A Sort of Homecoming

por e.fuzii
Não há nada mais chato do que escrever aqui toda semana as mesmas reclamações. Chega até a desmotivar. Mas Friday Night Lights continua tropeçando ao tentar lidar com tantos personagens numa mesma semana, entregando cenas às vezes curtas demais, e usando de atalhos tão convenientes, que fica difícil apreciar algumas tramas. Por mais que quisesse ver os dois principais jogadores do Lions, Vince e Luke, encontrando um ponto em comum dentro de campo, não era necessário que os dois já resolvessem seus conflitos fora de campo também. Ainda mais numa história convencional retratando um pequeno furto do jogador negro para deixar o novato garoto branco esperto, até que ambos são presos por uma briga. Então, cabe a Coach Taylor deixar como lição que Vince e Luke devem aprender a colaborar um com o outro no longo caminho para suas casas.

Por outro lado, chega a surpreender como Landry está mais confiante com as garotas, mesmo que Jess e suas amigas façam parte quase de outro mundo para ele. Desde seu beijo em Jess até a forma como lidou com a intimidação de Vince -- que certamente deve criar mais uma situação de desconforto na equipe -- mostram que Landry aprendeu bastante com seu relacionamento com Tyra, sem deixar de lado sua timidez espontânea. Com Landry ocupado, Devin decide convidar Julie para acompanhá-la numa noitada "alternativa". Sinceramente, não sei onde querem chegar com isso, além do auxiliar de Coach Taylor não assumir que seja gay (abuso sexual nos vestiários, alguém?), mas só espero que não seja motivo para apelar para mais um relacionamento lésbico polêmico. Bom, mas todo mundo tem direito de ser feliz, né?

Acho que nem preciso dizer que o grande problema esteve novamente na inconsistência da história de Matt Saracen. Na verdade, não tenho muitas expectativas com sua despedida, que eventualmente vai acontecer, mas temia que Matt acabasse constatando que ficou em Dillon por causa de Julie. Além dessa questão de esperar por uma retribuição de sua namorada ser bem clichê (e imatura), senti que arruinaram o impacto de sua decisão no final da temporada passada. A ideia de reunir os dois veteranos para conversar -- e explicar algumas decisões nesse período entre temporadas -- era bastante interessante, mas esperava que o motivo fosse mais espontâneo do que Tim Riggins ir até a Panthers Pizza anunciar que sairia para caçar. Matt poderia até ter tomado a decisão pouco depois, quando começou a irritar-se na conversa com Julie. Mas fica claro no final que esse seu afastamento foi providencial para que ele ouvisse a notícia da morte de seu pai através de Julie. No geral, uma sequência bem comovente, com uma cover inspirada de "Teardrop" tocando ao fundo, e realmente não sei qual reação esperar de Matt a partir de agora.
Já na casa dos Taylor, sempre temos os melhores momentos do episódio. O jantar de recepção aos veteranos vai caminhando para ser um verdadeiro desastre, até que Buddy Garrity aparece para salvar a noite. E Coach Taylor tendo de mostrar a mesma empolgação com a chegada do visitante é hilária. Tami Taylor também ainda tem pouco espaço com tantas tramas em paralelo, mas está cada vez mais decepcionada pela forma injusta que imprensa e alunos estão repercutindo sua decisão. Connie Britton rouba a cena, por menor espaço que tenha, basta ver sua entonação ao oferecer (ou não) cozinhar o jantar para o técnico. Outro momento inspirado do episódio foi a conversa entre Coach Taylor e Buddy no bar, confessando que ser conselheiro do time é muito mais do que esperar retorno financeiro. Mesmo que ainda tenha como certo que Buddy vai ajudar os Lions, são momentos honestos como esses, que conseguem aprofundar personagens de forma simples e eficaz.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: