sábado, 14 de novembro de 2009

[Grey's Anatomy] 06x06 I Saw What I Saw - 06x07 Give Peace a Chance

por Alison do Vale

Talvez quem estiver lendo se pergunte o porquê da mescla dos comentários. Tem a ver com a demora pra postá-los obviamente, mas por força do destino [ou não =p] até que essa aglutinação veio bem à calhar.
No sexto episódio da temporada tivemos um show e sem dúvida um dos melhores episódios de toda a série. Já "Give Peace a Chance" não brilhou tanto quanto seu antecessor e o ar de série-médica ficou mais visível mas nem por isso deixou de ser um bom capítulo.
E assim, usando e abusando de seus recursos, Shonda Rhimes vai suplantando a ausência do que seriam suas maiores estrelas: Pompeo e Heigl.

Quando digo que foi um dos melhores episódios de toda a série julgo assim principalmente pela coragem de mexer na estrutura do seriado. Muito bem escrito, deixou o espectador atônito durante todo o tempo. A narrativa através de flashbacks já favorece a história pois vai agregando noções e a gente vai chegando ao clímax do episódio junto com os personagens. Tendo então a situação vista por vários ângulos acompanhando a visão de cada médico foi fabuloso. Roteiro impecável.
A técnica lembra muito a que foi utilizada no filme "Ponto de Vista" e assim mergulhados no caos que levou à morte da paciente vamos dissolvendo o caso juntamente com a diretoria do hospital.

Apesar dos lados ainda estarem bem definidos separando Mercy West e Seattle Grace por um muro invisível, com a necessidade de responsabilizar um ou outro, ou simplesmente se isentar de culpa a coisa ficou mais "cada um por si" do que se esperava. Ninguém se aliou, mas também não houve tempo: o acidente que mobilizou toda a junta médica somado ao sistema absolutamente falível de Doc Webber comprometeram todo o processo.

Tudo isso mostra que a disputa gerada pela fusão só tende a tirar o foco principal dos médicos que é salvar vidas. O descuido de April custou caro: uma vida e seu emprego. As palavras de Cristina ao final do episódio demonstram que tá na hora de mudarem de postura e agirem de acordo com suas funções.

_______________________________________

Chegamos então ao sétimo episódio que foi centrado em Derek e sua cirurgia impossível. Eu disse impossível? Ah não... não pro Sheppherd. O cara gosta de desafios na mesma medida em que gosta de desafiar o Chief; combinação melhor não podia haver. Seu paciente veio do próprio hospital que lhe deu total confiança e liberdade para trabalhar.

Fora o próprio tumor inoperável tivemos alguns momentos interessantes como o processo de seleção para o médico que acompanharia Derek durante a operação e quem se deu bem foi o Dr. Avery que superou Yang. Inclusive ele é o único mercywester que me agradou até agora.
Também vale destacar a atitude hardcore de Lexie. Sim, estou falando da fralda. Como comentei, a postura e o foco dos médicos estavam meio subvertidas e com a crise que ocasionou numa demissão parece que a realizar um bom trabalho voltou a ser o centro das preocupações, mesmo que para realizar esse trabalho seja preciso usar subterfúgios incomuns.

A cirurgia foi um sucesso mas não podemos dizer o mesmo do relacionamento de Derek e Webber que está ruindo cada vez mais. Mesmo com o plantel desfalcado Grey's Anatomy vai se saindo muito bem e continuo achando que a temporada está muito boa, bem sólida e com os personagens "dividindo a responsabilidade" de cobrir os possíveis buracos gerados pela ausência de parte do elenco.

Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro

Nenhum comentário: