sexta-feira, 13 de novembro de 2009

[Melrose Place] S01E08 - Gower

Por Rafael S


Em seu oitavo episódio, Melrose Place voltou a investir fundo em sua trama policial. Com o mistério da morte da Sydney Andrews aparentemente perto do fim, pipocaram flashbacks, acusações e suspeitas - e afinal, quem será o assassino?

Deixando de lado um pouco de sua relação com Lauren, David logo no início do episódio foi surpreendido por mais uma visita do detetive Rodriguez. Mais uma vez com a missão de pressionar os moradores do local em busca de informações sobre a noite do crime, ele fez questão de contar a David sobre o álibi falso de Ella naquela noite, o que por consequência o deixou sem seu álibi também. E personagem encurralado desse jeito é sempre uma deixa para flashbacks. Assim como vimos com Auggie, Violet e Ella, assistimos ao primeiro encontro entre Sydney e o rapaz, um inocente encontro casual no cemitério - mas em se tratando da ruiva, sempre há segundas intenções por trás. Todas suas ações foram sabendo que ele era filho de Michael, e quando o rapaz descobriu ficou bem nervoso. Só que mais importante que isso, foi o trecho que mostrou David na noite do crime, acordando ao lado de uma faca ensanguentada, e com uma trilha que levava até o corpo de Sydney boiando na piscina. Nesse jogo de suspeitas que vem sendo jogadas sobre os personagens desde o primeiro capítulo, é a primeira vez que um personagem se questiona se realmente não cometeu o crime. Uma situação interessante, mas realmente não creio que ele seja o assassino, e sim que resolveram incriminá-lo. E falando nisso, a descoberta da arma do crime pelos policiais com certeza vai jogar David em maus lençóis nos próximos capítulos.

E continuando exatamente da cena que encerrou o episódio anterior, Kendra e Jonah continuaram conversando no bar, se divertindo bastante...até ocorrer o inevitável beijo. Gostei da garota ter se surpreendido com o fato de Jonah ser noivo e ter encerrado a noite ali, fugindo do clichê de ser mais uma destruidora de relacionamentos (vide Jen de 90210). E com Riley e Jonah em clima de Guerra Fria no seguinte, o que seria mais irônico do que eles irem gravar uma festa de casamento? Entre convidados e noivos apaixonados, ficou claro o descompasso atual do relacionamento entre os dois. Embora o pedido de noivado tenha sido feito por ele, ela é que esteve mais comprometida com o relacionamento nos últimos tempos, enquanto ele enfim viu a oportunidade de sua carreira deslanchar. Não é que exista um culpado na história, como a própria Riley disse, os problemas são bem mais que os beijos envolvendo Kendra e Auggie. As palavras de Jo no capítulo passado foram bastante proféticas, e agora o relacionamento vive com uma grande interrogação pairando sobre ele.



E para Auggie, que fez parte da discussão do casal, as coisas começaram a ir de mal a pior. Primeiro, Marcello ganhou os créditos pela nova receita do restaurante. Depois Riley pediu para praticamente cortar relações com ele, em nome de Jonah. E para finalizar, após muito ouvir as provocações de Marcello, o esmurrou na frente de toda cozinha. O episódio não deixou claro, mas provavelmente ele deve ter perdido o emprego. Curioso que durante todos esses incidentes Violet estava perto dele. Até pensei que a ruivinha iria se envolver com a situação, mas o descontrole de Auggie aconteceria com ou sem ela por perto. Em um capítulo sem nenhum de seus planos mirabolantes, a situação acabou sendo benéfica para a garota, que terminou nos braços do cozinheiro, coisa que já almejava havia muito tempo. Mas não é o tipo de casal que vai durar, me pareceu mais uma mistura pronta para explodir a qualquer hora.

Mas para mim o destaque do episódio foi Ella. Pouco havia sido mostrado até hoje sobre a relação dela com Lauren. As duas dividem um apartamento, mas os encontros haviam sido bem esporádicos, sem aprofundamento. Mas dessa vez tivemos um vislumbre de quão forte é a relação entre as duas. Pressionada por Caleb (como sempre!) a publicitária teve que cuidar de um caso envolvendo um jovem astro e seu internamento por causa de drogas, no mesmo hospital onde Lauren trabalha. Claro que a loura tentou abafar o caso, e ofereceu uma bela quantia para a enfermeira, o suficiente para pagar todas as suas dívidas. Mas o momento especial não foi aí, e sim na cena onde ela descobre por acaso o trabalho secreto de Lauren. Quando ela percebeu a situação da amiga, e como ela se recusava a aceitar aquele suborno, sua admiração por ela só fez crescer. E num ato inusitado, conseguiu convencer seu chefe a lidar com o escândalo de outra maneira. O mais impressionante foi como Ella não fez julgamentos sobre o trabalho de Lauren. Discreta, ela engoliu a curiosidade e se mostrou aberta a ser um ombro amigo qualquer hora que a amiga quisesse. Talvez uma das ações mais nobres de um desses tão falhos personagens de Melrose Place nesses oito episódios. Um grande momento da série.



A trama deu uma boa movimentada nesse episódio. Com uma abordagem mais direta, sem tantas tramas paralelas, os personagens continuam numa grande dança de cadeiras nesse mistério do assassinato. Cheio de emoções intensas, esse capítulo foi ótimo, abrindo desenvolvendo plots que há muito estavam sendo adiados. O bom ritmo da série voltou, que continue assim.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: