terça-feira, 3 de novembro de 2009

[Melrose Place] S01E07 - Windsor

Por Rafael S


Jonah e Riley são os personagens mais comuns de Melrose Place. O casal que está sempre feliz, por pior que sejam as dificuldades que passem. E assim, pelo menos para mim, eles se tornaram personagens monótonos demais (Jonah um pouco menos pela sua relação com Ella). Mas esse episódio deu uma sacudida na vida dos dois, botando suas ambições profissionais em choque com suas vidas amorosas.

Tudo começou em uma manhã decisiva para eles. Jonah enfim teve sua reunião com um poderoso produtor da Paramount (encontro esse conseguido pela Riley no quarto episódio), sua grande chance para vender seu roteiro de Living in Reverse. Mas as engrenagens hollywoodianas giram em um compasso diferente do esperado por Jonah. No clássico embate autor versus produtor, ele viu seu roteiro ser constantemente modificado, alterado para se tornar mais palatável ao grande público. A conhecida pasteurização de conteúdo para agradar o espectador médio e assim conseguir mais bilheteria. Claro que isso deixou o jovem cineasta bem desanimado, mas ele parecia prestes a engolir o orgulho e aceitar (ao contrário do que Riley costuma fazer), até que conheceu Kendra. Uma espécie de braço direito do produtor, ela logo de cara mostrou acreditar muito no roteiro - e em Jonah. Na hora rolou aquela identificação, dois cinéfilos, que chegaram a frequentar os mesmos lugares no passado e com gostos parecidos. Mas como bom noivo que é, o rapaz sabia seus limites e deu um jeito de pisar no freio da empolgação.

Enquanto essa reunião acontecia, Riley estava na praia. Não por diversão, mas sim a trabalho, fotografando para a marca de jeans do episódio passado. Curiosamente estava sendo assessorada por Ella, que momentaneamente deixou (um pouco) as alfinetadas de lado, e decidiu ficar do lado de Riley para ajudá-la nessa nova fase de sua carreira. Uma parceria surpreendente, mas não mais que a identidade da fotógrafa do ensaio: Jo Reynolds (Daphne Zuniga). Sim, mais uma personagem da série original voltou! A quarta em apenas sete episódios, os produtores e roteiristas parecem dispostos a aumentar a audiência custe o que custar. Mas a participação de Jo foi bem discreta - em uma trama fechada, ela serviu para falar umas verdades meio dolorosas para Riley, e ter seu momento de nostalgia ao voltar ao 4616 depois de tantos anos. Talvez apenas um agrado aos fãs, não me parece que ela continuará a aparecer. Mas nunca se sabe.



Voltando à professorinha, depois de dar seu chilique durante a sessão de fotos (mostrando mais uma vez seu temperamento diferente do de Jonah), ela foi desabafar no ombro amigo de Auggie. Mais uma vez os roteiristas tentaram forçar uma aproximação entre os dois, tudo para gerar a raiva brutal e descabida de Jonah. Uma decisão bem equivocada, já que Riley e Auggie não tem química - e sequer ficaram juntos muitos momentos pra isso - e a crise de ciúme de Jonah foi totalmente fora do personagem, soando apenas como um artifício barato para aproximarem-no de Kendra, cada vez mais empolgada com o rapaz. Embora discorde do jeito como foi feito, espero que sirva para tornar Riley e Jonah personagens mais interessantes a partir de agora.

E enquanto isso, o episódio aprofundou bastante a relação entre David e Lauren. Com destinos cruzados, não só por dividirem o mesmo condomínio, mas por terem o doutor Michael como elemento comum, os dois passaram boa parte do capítulo juntos - mas discutindo assuntos sérios, como a gigantesca dívida da faculdade de Lauren, que David se ofereceu a pagar, e ao segredo do rapaz e seu envolvimento com o crime. No jogo de esconder as aparências, a máscara de David caiu primeiro, e Lauren o flagrou fazendo um serviço em uma mansão de Beverly Hills. Claro que ela deu um daqueles sermões no rapaz, mas resolveu não delatá-lo para ninguém, além de decidir não aceitar seu dinheiro. Uma ótima dinâmica se estabeleceu entre os dois, que funcionam muito bem juntos em cena. E o fato de Lauren ainda esconder seu segundo trabalho torna tudo mais delicado, com certeza David terá seu momento de dizer umas verdades para ela. Um grande capítulo para esses dois personagens.



Mas infelizmente, como é de praxe em séries, várias tramas são postas de molho. Depois do gancho final sensacional do episódio passado, não tivemos nenhuma menção à chantagem feita por Violet para cima de Michael. Em vez disso, Violet voltou ao seu plano de fisgar Auggie, e como em tudo que faz, está conseguindo sucesso nessa empreitada. Mas não deixa de ser broxante essas tramas que vão sendo postas em stand-by para só serem retomadas futuramente. Até agora espero a volta de Jane Andrews, que pintou e bordou em seu primeiro capítulo, mas não deu mais as caras desde então. Então, só resta torcer para que essas tramas fiquem mais coesas e fluam melhor, porque potencial a série tem. É apenas questão de ritmo.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Um comentário:

Thadeu disse...

Capitulo ridiculo e random perdão

Riley no seu pior momento na série, e olha que ela já era a pior personagem

E Violet exagerando DEMAIS, fico com raiva toda vez que ela aparece

A unica parte boa do episódio como sempre pareceu a mais curta, que foi a de David e Lauren