domingo, 22 de agosto de 2010

[90210] S02E22 - Confessions (Season Finale)

por Rafael S


Episódio final de temporada sempre é movimentadíssimo, e Confessions já começou com o pé no acelerador, revelando de prima uma dúvida que teve pouco tempo para habitar a cabeça dos espectadores: afinal quem é o pai do bebê de Jen? A foto acima responde ao questionamento, e deu uma nova dimensão a todo o desacerto pessoal que Ryan vem vivendo nos últimos capítulos. Se descobrir pai reverberou diretamente em sua busca por identidade, até pelo modo quase instantâneo com que abriu o jogo com Jen, contando que queria participar da vida da criança. Mas claro que a loura prontamente o proibiu, e essa briga deve ser o mote do personagem durante o começo da terceira temporada. E além disso, ele presenciou uma cena bem importante no final do episódio - mas isso comentarei mais pra frente no texto.

Mas enquanto é interessante ver o quanto um personagem como o Ryan vem sendo trabalhado com calma ao longo dos capítulos, é fácil perceber como outros não tem a mesma sorte. Sabe aquela história de ter que inventar uma reviravolta por episódio para prender o público? É chato ficar batendo nessa tecla toda hora, mas esse episódio bateu o recorde de separações e voltas. A começar pelo péssimo casal Teddy a Silver, que não demoraram nem um capítulo separados e já reataram, tudo em cenas extremamente desinteressantes que nem valem a pena serem comentadas aqui. Já Adrianna e Navid, como esperado, voltaram a namorar. Para isso, o roteiro mais uma vez utilizou a transmissão "sem querer" do Blaze para todo o colégio como parte da cena, uma falta de criatividade latente. E pra piorar, parece que Javier não foi jogado totalmente para escanteio, sendo bem capaz que volte na temporada que vem.

E infelizmente, terei que citar Dixon e Ivy nessa lista também. Todos sabem que sou um grande defensor do casal, mas nesse episódio as coisas passaram do ponto. A briga dos dois já era esperada (devido ao beijo do rapaz e Silver no capítulo anterior), mas o modo como eles reataram foi de uma breguice imensa. Planetário? Narração clichê? Tudo de muito mal gosto. Mas ao menos o casal acabou junto a temporada, indo viajar para a Austrália - sendo que ele foi sem a autorização dos pais. Vai ser interessante ver seu retorno das férias, já que ele acabou não presenciando os momentos finais da ruína da sua família.

Sim, pois tudo que havia previsto de ruim para acontecer com Harry, aconteceu. Primeiro, ele foi chantageado por Mark, e teve que contar a verdade para a superintendente do colégio. Assim, ele perdeu seu emprego, e esse foi o estopim para sua briga definitiva com Debbie, em um tom claramente fatalista. Com ambos cientes do fracasso do casamento, só restou a eles sentarem na cozinha da sala e esperarem por Annie chegar para lhe comunicar sua decisão. Mas curiosamente os roteiristas deixaram um gancho justamente nesse momento crítico. Será que para a temporada que vem eles ainda vão manter o Rob Estes? Pois tiveram todas as oportunidades de já fechar sua participação nesse episódio, mas não o fizeram. E como sempre acontece um salto na história entre as temporadas (por causa das férias e tal) iremos descobrir junto com Dixon tudo isso, que terá muitas surpresas ao voltar da Austrália.

E se Debbie e Harry esperaram Annie chegar para contar a verdade, o contrário também aconteceu. Decidida em contar aos pais toda a verdade sobre o atropelamento, ela encontrou em Liam a força e o apoio para encarar toda a culpa que sentia pelo acidente. Desabafou com o rapaz, que foi muito compreensivo o todo tempo. Mas nada de beijo! Quem diria que esse casal não iria se concretizar até o fim da temporada - como namoros sempre começam e acabam em uma velocidade impressionante, essa trama ser trabalhada de um modo mais lento realmente me impressionou (e positivamente). Mas mesmo que não tenha acontecido nada, só de ver os dois juntos já transtornou a mente de Jasper, que sim, voltou ao seu modo psicopata de antes. E em sua vingança sobrou para Liam, que viu seu barco, fruto de meses de trabalho, ser consumido em chamas pelo ciúme doentio do cineasta.



Assim, enquanto Jasper ia sendo moído pelos punhos de Liam, esse ia progressivamente retornando a sua estaca zero. Quem acompanhou e leu meus textos sobre Melrose Place aqui no blog, viu que comentei como David tentava fugir de seu passado problemático e índole explosiva, mas acabava sempre voltando a eles (e assim ele terminou, com o fim da série). Em 90210, o mesmo acontece com Liam. A segunda temporada representou uma grande evolução para o personagem: seu envolvimento com Ivy, seu namoro - e posterior separação - com Naomi e sua recente amizade com Annie, tudo isso contribuiu para seu crescimento pessoal, mas diversos acontecimentos o traziam de volta à sua fera interior. E com seu barco (a materialização de todo seu esforço) destruído, ele viu tudo isso lhe escapando entre os dedos. E ao encerrar a cena com o som de sirenes policiais, a série deixou um gancho se ela estaria ali para prender Jasper (mas não creio que ele tenha deixado provas para isso) ou Liam (que estava espancando-o). Em se concretizando a segunda opção, é mais uma prova de como Liam não conseguiu fugir do seu karma. Triste.

Mas a grande reviravolta desse season finale foi o destino de Naomi. Entre o fim de seu namoro com Liam e problemas com Jen, não pensei que fosse haver espaço para mais incidentes com ela, mas aconteceu. E envolvendo o professor Cannon. Ele, que parecia ser um personagem que já tinha cumprido seu papel na série (e até sumido por alguns capítulos) retornou revelando-se ser de fato um maníaco sexual! Não dá para saber se essa revelação já havia sido planejada ou foi bolada de última hora, mas eu definitivamente não esperava por isso. Assim, essa trama configura-se imediatamente como uma das grandes expectativas para a terceira temporada, com ele se aproveitando sexualmente dela, contando com o fato dela ter sido desacreditada publicamente e que se contar a verdade, ninguém mais acreditará. Mais uma grande derrota para Naomi, que de uma vez só voltou a ser atormentada pela irmã, perdeu o namorado e agora isso. Talvez a salvação esteja nas mãos de Ryan, que viu uma movimentação suspeita na sala onde estavam os dois - mas ele estava tão alcoolizado ali que não dá para saber que conclusões ele pode tirar daquilo.



90210 teve um bom season finale, ainda é claro sofrendo dos problemas de sempre, mas que conseguiu dar destinos inesperados para vários personagens, gerando expectativas para a próxima temporada. Agora é só esperar pela volta da série dia 13 de setembro. Até lá!

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: