domingo, 29 de agosto de 2010

[The Wire] 1x10 - The Cost

Continuando com a maratona "The Wire", comentários (com spoilers) do episódio 10 da Primeira Temporada:


1x10 - The Cost

"And then he dropped the bracelets..." - Greggs

Um problema em ver The Wire apenas agora é o cuidado que se deve ter com spoilers, que incluem até informações mínimas, como saber a quantidade de episódios em que um ator participa. É que são muitos personagens e a trama inevitavelmente resultará em baixas no elenco. E com o destacamento cada vez mais pressionado para encerrar as investigações sobre Avon Barksdale, a tensão começa a ser uma constante: quem será preso? Quem morrerá?

Eu não sei se Kima Greggs vai sobreviver. Por um lado, sua personagem sempre teve destaque, desde o início, inclusive uma das poucas a ter sua vida pessoal mais desenvolvida pela série. Por outro, deu pra pressentir a tragédia quando, momentos antes, Kima narra o momento em que decidiu que esta era a profissão que gostaria de seguir – algo que nunca agradou sua namorada. E aí é onde este episódio me incomodou um pouco: The Wire nunca é óbvia, mas todo o planejamento para culminar naquele final veio de um roteiro um pouco apressado, onde as coisas ocorrem de forma rápida e pouco cuidadosa.

Claro, a emboscada sendo apenas ouvida pelo rádio dos demais policiais é angustiante; o desespero de Daniels, Carver, etc. é comovente; tudo é de muito bom gosto e empolgante. Mas em uma série que tem o mérito de nos brindar com personagens inteligentes e cautelosos (Stringer Bell exemplar na conversa com Omar, Avon cortando a conversa até Shardene sair da sala), é terrível imaginar que este plano de compra-detenção foi a melhor opção que a polícia encontrou. Greggs acompanhando Orlando (que já estava “queimado”) naquele local e com tão pouca proteção? Sério?

Independente do que acontecerá a Greggs (no momento, acredito que esteja morta mesmo), será um impulso enorme para o destacamento ser mais valorizado, em busca de Avon, tornando tudo bem mais pessoal para Daniels e cia. Algo que parece chegar no momento certo, já que o próprio juiz Phelan começa a lidar com as conseqüências de permitir que esta investigação vá adiante.

Além de toda a situação com Orlando surgir e se resolver rápido demais, tivemos Wallace também, facilmente colaborando com a polícia. Não que eu esperasse o contrário (a série vinha construindo isto há alguns episódios), mas já é outro personagem que está com a maior cara de MORTO até o final da temporada. O que será uma tragédia, já que o garoto vem sendo uma das figuras mais carismáticas até agora.

No episódio, ainda ficamos sabendo como a esposa de McNulty descobriu de sua traição; Bubbles tentando se manter limpo; Omar foge para New York (torcemos que por pouco tempo), enquanto Avon fica ainda mais difícil, com Stringer recomendando um afastamento mais direto dos negócios. E Shardene começa seu trabalho como “espiã” (curioso que lembra um arco dramático de “The Sopranos” que, se não me engano, surge no mesmo período desta primeira temporada de "The Wire"). Tivemos também mais uma participação de “Proposition Joe” (não lembro se o nome foi dito no episódio anterior), que promete ser outro personagem interessante e hilário.



Hélio Flores
twitter.com/helioflores

Nenhum comentário: