sexta-feira, 27 de agosto de 2010

[The Wire] 1x09 - Game Day

Dando continuidade à maratona "The Wire", comentários (com spoilers) do episódio 9 da Primeira Temporada:

1x09 - Game Day

"Maybe we won." - Herc

O que os personagens jogam parece mais com xadrez, mas o jogo da vez é o basquete, com a famosa disputa entre Eastside e Westside, oportunidade única que a polícia tem de dar uma boa olhada em Avon. Daniels não resiste em persegui-lo (louco para que isso tudo acabe) e só mostra como Barksdale é cuidadoso e esperto. Mas como Avon já disse para D’Angelo, isto é vida e por mais cautela que se tenha, é impossível garantias. Isto é comprovado quando Omar chega tão perto de matar Avon, naquele final tenso (embora um tanto conveniente, roteiro não costuma ser assim em The Wire, mas tudo bem) que curiosamente remete à frase do próprio Omar no episódio anterior (“vindo ao Rei, melhor não falhar”).

Se Avon ainda pensava em considerar os conselhos de Stringer, bem provável que agora parta com tudo, o que certamente não será bom pra ninguém (a propósito, me incomoda um pouco a incrível auto-confiança de Omar ao roubar as drogas; pelo fantástico trabalho do ator e construção do personagem, é bastante verossímil o medo que ele desperta, mas me pergunto se ninguém um dia vai pensar em atirar na sua cabeça da próxima vez que se expor assim). O jogo, como no xadrez, vai ficando mais aberto, com peças inevitavelmente sendo sacrificadas e todos mais expostos.

Mas nem todo mundo quer jogar: Wallace pretende voltar aos estudos (e quer momento mais simpático de D’Angelo ao incentivar o garoto?), enquanto Bubbles parte para mais uma tentativa de se livrar das drogas, com a ajuda de uma parente (ou ex-mulher?). Outros investem em novas jogadas (a montagem em que Lester explica como encontrarão documentos e propriedades que se ligam à Avon não é original, mas sintetiza tudo de forma muito eficaz), se aproximando do inimigo através de novas peças no jogo (Shardene, para a polícia; o “técnico” do time de Westside para Omar) ou mesmo burlando algumas normas (Carver e Herc ouvindo conversas eróticas que acabaram dando em algo; McNulty fingindo que Sydnor estava no alto do prédio confirmando uma ligação).

Episódio incrível. De novo.



Hélio Flores
twitter.com/helioflores

Nenhum comentário: