Diretor: Park Chan-wook.
Distribuidora: CJ Entertainment/Tartan Films
Elenco:
Lee Yeong-ae
Choi Min-sik
Oh Dal-su
Lee Seung-Shin
Kim Byeong-ok
Site oficial: www.geum-ja.co.kr
Mais tarde descobri que Oldboy na verdade fazia parte de uma tal "Trilogia da Vingança", por meio da qual Chan-wook apresentaria três histórias diferentes, sem conexão entre si, girando em torno do mesmo tema básico, vingança obviamente.
A primeira parte da trilogia chamava-se Sympathy for Mr. Vengeance (Boksuneun naui geot, 2002), na qual um rapaz surdo-mudo, com a ajuda de sua namorada, seqüestra a filha de seu ex-patrão, a fim de conseguir o dinheiro necessário para bancar uma cirurgia de transplante de rim pra sua irmã. A partir daí uma seqüência de tragédias faz o caminho de diversos personagens se cruzarem, deixando um rastro de sangue, e nos conduzindo a um final chocante.
A segunda parte é o já conhecido por muitos Oldboy (idem, 2003), onde um homem comum é seqüestrado e mantido preso em um apartamento durante 15 anos, contando apenas com alimentação diária fornecida por não se sabe quem, e cujo único contato com o mundo exterior é uma TV. Passado esse período ele volta à liberdade, sedento de vingança. Mas antes de "saciar sua fome" (representada pela cena mais "indigesta" do filme) ele precisa saber quem foi o responsável por seu enclausuramento, e os motivos pelos quais tal pessoa fez isso. O final reserva uma das maiores reviravoltas que eu já tive a oportunidade de assistir em uma produção cinematográfica, do tipo que deixa a cena na memória da pessoa por anos.
E finalmente chegamos à terceira parte, com este Lady Vingança (eu particularmente prefiro o título em inglês, Sympathy for Lady Vengeance, por ele fazer par com o do primeiro capítulo da trilogia), onde a protagonista, Lee Geum-Ja, é injustamente acusada do seqüestro e assassinato de um garotinho. Mais tarde descobrimos que o culpado foi seu marido e ex-professor, Baek, que além de conseguir sair ileso do processo, ainda aprontou outra sacanagem com a garota pouco antes dela ser transferida pra uma penitenciária feminina (sacanagem esta que eu não vou revelar, pra não estragar uma das surpresas do filme). Tudo isso, e mais alguns fatos que vão sendo apresentados ao longo da história, são motivos mais do que suficientes pra ela começar a elaborar um complexo plano de vingança contra o filho da puta (posso usar palavrão aqui, né?).
Apresentado o drama da personagem logo no início, a primeira metade do filme é dedicada a vários flashbacks mostrando parte da convivência de Lee Geum-Ja com suas colegas de cela, e de como algumas delas passaram a ser peças-chave de seu plano de vingança, ficando o restante dele dedicado à sua execução.
Quem já teve a feliz oportunidade de conferir qualquer filme de Park Chan-wook sabe que uma de suas principais características é o primor técnico, a montagem extremamente bem orquestrada, e os planos-seqüência que "dançam" pela tela. O humor sarcástico empregado nas situações mais inesperadas também é outra marca registrada do diretor. Tudo isso pode ser encontrado em Lady Vingança, que acima de ser apenas uma história de vingança, é uma obra de arte passível de ser apreciada na beleza de sua execução.
Cada seqüência é muito bem planejada, cada cena encaixada no momento certo, e tudo isso abrilhantado com uma trilha sonora instrumental de primeira, cujo tema fica por algum tempo tocando em nossa cabeça mesmo após o filme terminar.
As atuações são autênticas, algumas quase vicerais, como exige a história, especialmente em sua conclusão (e que conclusão!!).
Lady Vingança é a parte da "trilogia" cuja violência é menos explícita, e é justamente neste ponto que Chan-wook demonstra seu talento, e deixa por conta do espectador a tarefa de "preencher a lacuna", e tomar nossa parte na execução da vingança de Lee Geum-Ja. De longe é a vingança mais memorável de toda a trilogia, a mais cruel, e a mais surpreendente. Se esta fosse a única parte que prestasse no filme eu diria que ele inteiro vale pela seqüência em que tudo chega às vias de fato, mas felizmente é uma obra de Park Chan-wook, o que faz toda a produção valer seus 112 minutos de duração.
Aqueles que tiverem a chance de assisti-lo no cinema façam um grande favor a si mesmos e não a percam!! Já praqueles que, como eu, não tem tanta sorte assim, sempre há nossos amigos torrents pra resolverem esta injustiça. Definitivamente vale o download!
3 comentários:
Tio R, se vc quiser eu faço um banner novo pro site =D
Eba...
Adoro filmes estranhos e pouco conhecidos
Droga...
Vou ter maaaaaaaaaaaaais trabalho em puxar essa trilogia
x-x-x-x-x-x
Pedro, estamos em fase de reformulaçãod e todo o visual... Aguarde
putz...eu assisti "oldboy". Não tinha a minima idéia de q era uma trilogia.
Aliás, oq foi aquele final? O.o
NUNCA imaginaria aquilo..o cara se vingou MUITO BEM!!!
Vou ver se eu acho torrent e legenda da 1ª e 2ª parte dessa trilogia.
Se for tão bom quanto "oldboy", vai valer a pena \o/
ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO
Postar um comentário