segunda-feira, 23 de julho de 2007

[DEXTER] [1a Temporada - Fox] Popping Cherry

O que você perdeu assistindo Dexter dublado

Basicamente toda a conversa entre Debra e as prostitutas. Os sotaques, os palavrões, a idéia toda da coisa. Obrigada, FOX!


E por isso, continuamos pedindo:


crédito: blog LiGado em Série


Doakes que gostava de Maria Laguerta , que odeia Debra, que ama Dexter que não ama ninguém.

Um episódio com quatro linhas de história. Parece muito, mas estão todas interligadas. Até mesmo as duas anteriores, a linha do ITK e do Simmons (tira morto por Guerrero).

A primeira linha da história nos leva ao FB de Harry e Dex. Desde o 1º episódio fico intrigada com as armas de fogo. Dex nunca as usa. Pq aquele treinamento? Harry ensina o controle a Dex. Percebemos como surgiu a regra mais fundamental do código Harry: “Matar com um propósito”. Nas palavras do pai adotivo, essa é a diferença. Um assassino apenas mata, derrama o sangue sem um propósito. A única conexão com a humanidade é não ceifar uma vida sem um motivo. E o começo da matança vem de forma desorganizada e “suja”. Uma enfermeira. E mais uma revelação em Dexter: o ritual dos plásticos e da arma branca (não uma arma, jamais!) inicia-se.
Em outro momento, Doakes nem percebe que os tiras já sabem de seu caso com a esposa de Simmons. Desde o enterro, algumas indiretas foram destinadas a ele. Doakes que é macho resolve a parada com Guerrero, intimidando. Ir até a sua casa e causar até na frente do Bispo (ahhh,que amei essa “citação” à Igreja, sempre disposta a dar a mão para coronéis e , quiçá, traficantes :P ) foi um ato de coragem e/ou burrice, como fica claro logo depois. Vítima de uma armação de seus coleguinhas policiais, Doakes colocou a sua cara no alvo.

Dexter em sua narração em OFF nos leva a entrar na cabeça de um cara que finge alguma coisa no enterro de Simmons. E, é claro, a importância dos óculos escuros, não só um assassino, mas até gente como a gente, sabe que aquilo disfarça e dá um inacreditável ar cool.

Na terceira linha da história temos Jeremy. Um desses delinqüentes que saem do reformatório. Lixo? Dex sente uma empatia com o menino, ele também começou cedo a matança. Mas na perseguição ao garoto, ele percebe uma diferença na sua conduta. Dex salva uma vida, algo bem inesperado. Quando finalmente encara Jeremy, ele o poupa. O menino matou por uma razão. Essa é a conexão para Dex. Isso ele consegue entender.
A última linha é a do ITK. Novamente dá o ar de sua graça. Ardiloso, consegue incriminar alguém. Claro que a coisa toda é furada. Mas Laguerta ignora e autoriza uma caçada. Dex sente-se aliviado, sabe que esse não é o ITK, que, por sinal, deixou um recado bem dado.

Tem muitas cenas/situações legais nesse episódio:
-> Debra voltando às putas e seguindo, mesmo de forma medrosa, seus instintos.
->O encantamento que Dex me provoca quando está com Rita e as crianças. A frase mais bacana dessa temporada é dita em OFF e com a referência a uma lenda infantil: a fada das farpas: “Se eu tivesse um coração, ele estaria se partindo nesse momento!"
->Dex matando pela primeira vez. Bagunça, confusão e o bom código Harry salvando a pátria.
->Dex e o jacaré. Referência ao episódio anterior? “Punição divina” por interferir nos acontecimentos?

E mais um episódio que deixou vários ganchos daqui pra frente. ITK, Guerrero, ritual de Dex e Jeremy (Dex em uma clássica projeção?). Veremos!

Danielle Mística



Como o próprio nome do episódio já sugere ("popping cherry" é uma forma vulgar de dizer "desvirginar" em inglês), vemos quando Dexter finalmente mata sua primeira vítima, ainda adolescente. Na cama, à beira da morte, o trabalho de fotografia consegue capturar muito bem o desconforto e as dificuldades de Harry, usando um close em metade de seu rosto, pedindo a Dexter para livrar-se da enfermeira. Mesmo bastante atrapalhado, ele consegue fazê-lo, com todo prazer.

Ele explica no próprio funeral do policial, seu despreendimento em relação à morte. Não entende o porquê dessa comoção, desse luto/saudade com quem já se foi. Mas ele consegue fingir esses sentimentos. Eu, por outro lado, acredito que os sentimentos estão ali, mas eles nunca conseguiram ser desenvolvidos como no resto da humanidade. Afinal, quem aqui consegue entender tudo que os sentimentos humanos são capazes?

Dexter definitivamente não consegue e então ele saceia seus instintos através de suas vítimas.

Embora possa parecer desinteressante à primeira vista, a linha de história protagonizada por Doakes, é talvez a que melhor relaciona com essa busca de Dexter. Às vezes até enxergo no seriado uma crítica ao sistema de justiça, seguindo leis e códigos que só atrasam e falham a captura dos bandidos. Tendo como base as leis, Doakes procura sua vingança pessoal ao enfrentar Guerrero, mas parece ter grandes problemas agora que mostrou sua cara. Enquanto isso, Dexter cria o seu próprio sistema para punir suas vítimas, não lhe deixando tão frágil às amarras da lei. E parece serví-lo muito bem, aliás.



e.fuzii

Nenhum comentário: