segunda-feira, 30 de julho de 2007

[DEXTER] [FOX] 1.04 Let's Give the Boy a Hand

O que você perdeu assistindo Dexter dublado

->Doakes e os tiras com seus palavrões.
->Toda a carga dramática da cena entre LaGuerta e a mãe de Tucci.
->O charme do “espanglês” de Angel.


E por isso, continuamos pedindo:

crédito: blog LiGado em Série


Um episódio que começa com divagações de Dexter sobre as interações humanas. Conexão. E a estranha ligação entre Dex e ITK começa a ser desenhada. Ele descobre que o assassino, ao entrar em sua casa, procurou saber tudo sobre ele e está deixando pistas sobre essas descobertas. Mas a nós, essa descoberta ainda é melhor, através dos FBs de Dex, conhecemos a história por trás de cada momento familiar. E o quão difícil para Dex foi se encaixar. Esse é um episódio com apenas duas linhas de história e uma delas, a de Guerrero, é resolvida!

Na linha de história do ITK, LaGuerta promove a perseguição a Tucci, o zelador desaparecido e principal suspeito de ser o ITK. De cara, o ITK real, deixa uma mãozinha para mostrar como eles estão errados. Dex fica intrigado com a mudança do modus operandis, mas logo vai entender tudo. E é no jogo do ITK que Dex deverá entrar. Mas Dex frustra o assassino e continua segundo o código Harry. Não mata o “presentinho” que o ele deixou. O jogo muda outra vez. Uma grande pista é deixada para nós. Sim, o ITK está brincando com Dex, toda a referência às fotos, mas ele só desova as partes de Tucci em momentos genuinamente familiares de Dex...O que ele está tentando macular?

Na outra linha de história, Dex e sua relação com Rita há momentos impagáveis. O cachorro me fez arrepiar, lembrei do epi Piloto, quando Harry descobre os ossos de um cão que Dex matou por causa de sua mãe. Mas tudo foi resolvido de forma fofa! E é claro, a cena que eu considero genial, Dex falar em monstros no mesmo instante que aparece um garotinho com a máscara de Bush! Ahh, isso nos poupa de tantos discursos...

Foi um episódio de conexões familiares. Angel e a procura de uma jóia que represente o que ele sente pela sua (ex) mulher. (Dex jamais poderia ajudá-lo nisso). As fotos familiares de Dex, Doakes recuperando a confiança do departamento. E LaGuerta com grandes cenas com a mãe de Tucci e com as suas próprias raízes. Eu fico pensando como uma série sobre um assassino serial pode fazer a gente sentir tanta coisa.

Agora, o comentário do Fuzii sobre o episódio:

É véspera de Halloween em Miami, e essa parece ser uma época mágica para Dexter. Afinal, enquanto Dexter usa uma fina máscara para parecer humano a todo momento, é nessa época que as outras pessoas aproximam-se dele, usando máscaras para parecer monstros. Mas ele não se considera um monstro inteiramente, como ele mesmo conclui no episódio: "Não sou nem homem e nem monstro. Sou algo totalmente novo, seguindo minhas próprias regras. Eu sou Dexter."
Aliás, pela cena em que Rita dá um tratamento oral em Dexter (e ele gostar do que isso o faz sentir), podemos perceber que ainda lhe resta algum traço de humanidade. Então, no final das contas, Dexter seja mais parecidos como todos nós (e vice-versa) do que podíamos imaginar.

Mas quem parece cada vez mais próximos de Dexter é o assassino ITK. Através de suas constantes referências nas pistas deixadas aos momentos que Dexter teve com seu pai, fica claro que o ITK quer mesmo deixar uma mensagem a ele. E ele, além de mostrar que sabe sobre os assassinatos de Dex, ainda parece querer desafiá-lo a quebrar o Código de Harry, deixando Tony Tucci à beira da morte (pedindo para morrer) e com o ritual todo preparado, para Dexter apenas finalizar o serviço. Que fixação, não?
E mais uma vez, os roteiristas fazem um belo trabalho com os coadjuvantes. LaGuerta tentando desculpar-se com a mãe de Tucci, Doakes sendo usado como isca para os policiais encontrarem Guerrero e Angel, que num primeiro momento parecia ser uma história previsível, acabou surpreendendo com essa rejeição que enfrenta de sua (ex-)esposa. É isso que faz dessa série uma das mais completas da tv.



e.fuzii

Nenhum comentário: