terça-feira, 28 de agosto de 2007

[CAMINHOS DO CORAÇÃO] Estréia a Novela dos Mutantes

É um pouco vergonhoso eu sei, mas até hoje, acho que eu, brasileiro com orgulho e assumido, que sou, só assisti umas 5 ou 6 novelas até o fim, lembro de "O Bem Amado", "Top Model", "Vamp", e "Que Rei sou eu?", deve ter tido mais alguma que não lembro agora, maaaaaaaaas não passou disso não, fiz várias tentativas, cheguei a ver 20 ou 30% de várias, mas passar de 80% só 5 ou 6... Porém, hoje eu vi a estréia de mais uma, assumo que não sei se vou até o fim, ou melhor até o fim eu irei, mas não sei se verei mais de 80% dos capitulos... Seja como for, vim falar dela...




Novela de: Tiago Santiago
Direção Geral: Alexandre Avancini
Direção: Alexandre Avancini, Vicente Barcellos, Vivianne Jundi, Daniel Ghivelder e Guto Arruda Botelho.
Colaboradores: Altenir Silva, Camilo Pellegrini, Gibran Dipp, Maria Claudia Oliveira, Vivian Oliveira e Doc Comparato.
Site oficial:http://www.rederecord.com.br/frameset.asp?prog=81
Elenco:


Resumo oficial da trama (retirado do site oficial):
Amor, aventura e ação se misturam em uma trama cercada de mistérios. Assim é Caminhos do Coração, a próxima novela das 22h da Record, de autoria de Tiago Santiago e sob a direção geral de Alexandre Avancini.

A trama central envolve a personagem Maria (Bianca Rinaldi), acrobata do Circo Don Pepe. Logo no início da história, a doce e simples artista circense se vê como a principal suspeita de matar o milionário Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono da Progênese, uma das maiores redes de hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil.

Há uma armação para que ela seja acusada do crime e Maria cai na armadilha sem entender as razões de estar sendo implicada no assassinato.

Na luta para proteger-se das tramas malignas que a enredam, Maria conta com a ajuda de seus pais, Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna), grandes artistas, palhaços maravilhosos, proprietários e apresentadores do monumental Circo Don Pepe, um templo de celebração das artes cênicas e do entretenimento.

Os mistérios da novela começam a se desenrolar quando Maria descobre que não é filha biológica dos donos do circo. Para tentar provar sua inocência e co-nhecer sua verdadeira origem, a acrobata se torna uma fugitiva e conta com a ajuda do policial federal Marcelo (Leonardo Vieira), que trabalha numa investi-gação para descobrir quem envenenou sua mulher Mabel (Sabrina Greve - participação especial).

Várias pessoas têm interesse na morte do dono do império Progênese. Sem herdeiros diretos, já que sua mulher e sua filha desapareceram há anos, a he-rança de Dr. Sócrates passa a ser disputada por seus irmãos Platão (Ricardo Petraglia) e Aristóteles (André di Biase), por sua gananciosa cunhada Irma (Pa-tricya Travassos) e por todos os seus sobrinhos, o que aumenta a lista de sus-peitos do crime.

A mansão do Morumbi fica mais agitada a cada dia depois da morte do patriar-ca, especialmente por causa das eternas brigas entre Irma e seu cunhado Aris-tóteles, que travam uma guerra também pelo controle das empresas.

Subitamente várias mortes sem explicação vão acontecendo. Há o mandante de um crime, mas ninguém, além de Eric (Tuca Andrada), que executa os cri-mes, sabe quem é. Nem mesmo a interesseira Helga (Preta Gil) consegue ex-trair a informação de seu marido, apesar de participar das armações ao lado dele e de Ramon (Alexandre Barilari) sem saber nenhum detalhe.

Caminhos do Coração tem também uma trama de realismo fantástico, que a-presenta crianças mutantes. Uma médica, a Dra. Júlia (Ítala Nandi), faz secre-tos experimentos genéticos com embriões fertilizados in vitro na clínica Progê-nese, onde trabalha.

Os anos passam, essas crianças crescem e começam a apresentar características diferentes dos humanos comuns. Entre os traços "especiais", estão: visão mais aguçada (Ágata - Juliana Xavier), a capacidade de ler pensamentos (Lucas - Jean Fercondini), asas (Ângela - Júlia Magessi), uma força física inacreditável (Aquiles - Sérgio Malheiros), entre outros poderes sobre-humanos.

A família dessas crianças se assusta com o que supõe ser um "dom especial" e faz o que pode para protegê-las do julgamento dos outros. A situação fica ain-da mais crítica quando essas crianças mutantes começam a ser perseguidas.

Uma dessas crianças com características especiais é Tatiana (Letícia Medina), que consegue mover coisas à distância usando apenas o poder do pensamento. Procurando entender o porquê de a filha ter esse dom, Marcelo acaba dando início à investigação de uma série de crimes misteriosos relacionados a um projeto secreto de mutação genética de seres humanos, que resultou no surgimento de crianças e adolescentes com poderes especiais, entre eles a sua própria filha.

Marcelo descobre que a mutação genética nas crianças e adolescentes é resultado das experiências científicas secretas da visionária e louca Dra. Julia Zaccarias, na Clínica de Reprodução Humana Progênese, no Guarujá.

No decorrer da novela, Marcelo e Maria - com a ajuda de Ana Luz e Pepe - protegerão as crianças e adolescentes com poderes especiais.

Aos poucos as peças vão se encaixando e cada vez a identidade do "mandan-te" ficará mais próxima de ser revelada.


Comentários:
Faz tempo que não faço isso, maaaaaaaaaaaaas irei comentar esse capitulo de estréia, e a própria novela em si, através de pontos específicos... Ok? Ok então, lá vou eu...

>>> Ponto 01 - Site Oficial
Bonitinho, bem feitinho e passando um aspecto de história em quadrinhos (isso me lembra Heroes, não sei porqueeeeeeeeeeee), maaaaaaaaaas poderiam ter estreado com mais de duas fotos na "Galeria de fotos", e mais do que um punhedo de meros "papeis de parede", no ítem "Extras", como ponto positivo, eu colocaria o resumo dos capitulos e o fato deles colocarem 3 capitulos a frente... (videos e o próprio capitulo na integra, também seriam bem vindos para quem não está no Brasil - a Globo faz isso -)

>>> Ponto 02 - A trama em si
Muito cedo ainda p/comentar muita coisa, mas que essa historia, 4400 vezes contada, com Heroes mutantes que comem X-Men e fritas, nos intervalos das gravações, corre muito risco de se tornar uma mera clonagem mal feita e mal acabada das séries gringas isso é indiscutível e preocupante

>>> Ponto 03 - O Episódio de estréia
Eu fiquei os 15 primeiros minutos esperando a hora que o Roberto Justus iria aparecer para passar a missão aos "Policiais Federais", aquela música incidental era uma mutação ridicula da música do Aprendiz!! Fora isso, os dialogos precisam ser muito melhor trabalhados (o que foi toda a sequencia de falas durante a missão policial???? O que foi a familia repetindo "parece que lê pensamento" toda hora, p/o tonto que além de ler pensamento, não sabia se controlar e "dava uma de esperto toda hora"????) e, fora em raras cenas, as atuações estão uma caricatura caricata de personagens de seriado norte americano... Aquele carro popular, sozinho estacionado em frente a um prédio de luxo, em plena São Paulo, também foi de uma veracidade e tanto...

Por fim, quero dizer que hoje eu esperei, quietinho, assisti e tal, amanhã deverei ver de novo, maaaaaaaaaaaas por ora, não aposto que eu vá chegar aos 50% dessa novela, tomara sinceramente que eu arrume razões p/mudar de idéia e conseguir prestigiar essa produção nacional...

Que os anjos das novelas me ajudem!!

Ultreya!!

Nenhum comentário: