sábado, 11 de outubro de 2008

[Mad Men] 2x10 Inheritance

Em um episódio discutindo exaustivamente os laços familiares, acompanhamos mais uma vez os esforços de Pete e Trudy em ter um filho, numa espécie de retribuição a ajuda que seus pais deram para comprar o apartamento. Ela chega a sugerir que eles adotem uma criança, mas Pete é claramente contra. Depois ficamos sabendo que essa é, na verdade, uma herança daquilo que sua mãe acredita (e provavelmente seu pai também), já que ela ameaça deserdá-lo se ele tomar essa decisão. Mas Trudy faz um questionamento pertinente: se ele pode amá-la como esposa sem que eles sejam familiares, por que não poderia amar uma criança como se fosse seu filho?

Enquanto isso, os funcionários fazem um chá-de-bebê pela chegada do filho de Harry. Vestindo-se com um grande chapéu de bebê, Harry mostra toda a inocência infantil que também podemos ver em Betty. E para explorar essa questão, Betty encontra na casinha construída por Don em seu quintal o esquisito Glen Bishop, que fugiu de casa há alguns dias. O comportamento maduro para a sua idade (num excelente trabalho do ator-mirim, filho de Matthew Weiner) acaba estabelecendo uma confusa relação com a inocência de Betty. Ela trata o garoto muito bem, oferecendo até as roupas do seu marido para ele usar, e a situação vai ficando cada vez mais insuportável conforme os dois se aproximam. O cúmulo é quando Betty senta-se ao lado de Glen como uma meninha, tomando seu refresco e assistindo desenhos. Mas quando Glen ultrapassa os limites, segurando a mão de Betty, dizendo que veio resgatá-la; ela parece cair na real e responde colocando o garoto de volta em seu lugar: "com uma capa?". Pelo menos é assim que é mostrado numa das revistinhas de Glen, com o super-herói indo salvar a mocinha. Então, a mãe de Glen reaparece -- como já imaginava -- e diz que a relação dos dois tem de terminar imediatamente. E ainda dá seu conselho, para a já fragilizada Betty: "a parte mais difícil de separar-se é perceber que você está no comando".

Afinal, Betty já estava abalada o suficiente após fazer uma desastrosa visita a casa de seu pai. Ela presencia a instabilidade mental dele e ainda por cima, acredita que seu irmão e sua madrasta estão juntando forças para deserdá-la, se não na teoria, pelo menos na prática. Don que vê nesse momento frágil de Betty uma chance de reatar seu casamento, acaba também tendo de aguentar muitos aborrecimentos: além de acusado de não tratar bem a esposa, Don ainda recebe votos de desconfiança do sogro por ser uma pessoa sem família. E é realmente essa ausência de sucessão que torna tão fácil Don Draper ser aquilo que ele quiser. Mas os dois ainda tem uma curta cena íntima durante a noite, quando Betty num alto nível de stress procura pelo corpo de Don no chão do quarto de hóspedes. À primeira vista parece até um sonho, mas Don mostra-se convencido que conseguiu voltar para casa enquanto Betty mantém-se firme, dizendo que ainda precisa de mais tempo sozinha.

Para Don só resta concentrar-se no trabalho e acaba decidindo voar para a Califórnia no lugar de Paul. Este ainda teve a visita de sua namorada no escritório e a recebe com um beijo na frente de todos. Enquanto isso, Joan passa convenientemente atrás dos dois, praticamente para relembrar que ele só está com ela por causa da aparência (dele, nesse caso). A curta cena mostrando os dois a caminho de registrar os votos no Mississipi, embora tenha sido relevante pela maneira como Paul tenta se enturmar, acabou se distanciando um pouco do tom da série por parecer uma óbvia tentativa de estabelecer um contexto histórico. Pode ser apenas implicância, mas acho que Mad Men deve continuar apenas a explorar as sutis conseqüências das situações daquela época nas suas personagens. Não pela passividade com que elas foram afetadas por tudo isso, mas exatamente o contrário, por mostrarem a forma como elas reagiram.



e.fuzii

Nenhum comentário: