domingo, 26 de outubro de 2008

[Mad Men] 2x12 The Mountain King

Don Draper termina sua viagem fazendo uma visita à viúva do verdadeiro Draper, a mesma mulher que recebeu o livro de O'Hara na abertura da temporada. Don deve sua nova identidade a essa mulher, mas ainda assim a relação dos dois carrega uma dose de fraternidade, e perto dela ele assume formas completamente diferentes das que estamos acostumados. É mais um excelente trabalho de Jon Hamm, enquanto ele mostra sua paixão por Betty e a preocupação por Anna (que na minha cabeça, parecia interpretada por uma maquiada January Jones). Já Betty, teve momentos estranhos, entre eles a primeira preocupação com Sally fumando, de que ela colocasse fogo na casa. Ela busca sua satisfação final com o encontro arranjado em Six Month Leave, mostrando toda sua superioridade em relação a Sarah, e tenta colocar Sally ao seu lado nesse momento de separação. A indicação de sangue no final do episódio, só pode significar que, finalmente, Betty atingiu a adolescência.

Enquanto isso na Sterling Cooper, os sócios decidem vender a empresa na ausência de Don. Aproveitando também sua ausência, Peggy faz no melhor "estilo Draper" a apresentação da hilária peça publicitária de Popsicle, onde numa imagem praticamente sacra a mãe divide os doces com suas crianças. Depois dessa excelente perfomance, Peggy sente-se motivada em pedir a ex-sala de Freddy e Roger, apesar de suas contantes (e ótimas) piadas, reconhece a coragem da garota.

Entretanto, a história mais perturbadora do episódio foi o estupro sofrido por Joan, de seu próprio noivo na sala de Don. Mostrando de forma bruta quem era o chefe naquela relação, outra vez sentimos pena da tão forte e independente mulher ser sacrificada nesse casamento. Seja por questões de idade (Joan já tem 32 anos) ou por uma própria pressão da sociedade, Joan rende-se ao relacionamento de fachada, que parece aos olhos dos outros tão fascinante. Até Peggy transparece certa inveja (claro, fingindo para ser legal) e as duas até mostram uma certa aproximação pela primeira vez, até que uma porta fechada mostra exatamente a diferença do futuro das duas.

Hoje vai ao ar o último episódio dessa temporada e sinceramente, não sei o que esperar. Com certeza, teremos uma resolução para a separação de Don e Betty. Mas as outras tramas, não sei até que ponto conseguirão ser concluídas em apenas um episódio. Por que, afinal, devemos ter um certo avanço de tempo outra vez, não? Mas pelo nível superior das histórias da série, não é nada que me deixe muito preocupado.



e.fuzii

Nenhum comentário: