sexta-feira, 11 de setembro de 2009

[90210] S02E01 - To New Beginnings

Por Rafael S



Recomeço. Essa é a palavra de ordem para a maioria dos personagens de 90210 no início dessa segunda temporada. Recomeço para Naomi, que ainda gosta de Liam, mas tenta se ocupar com outros garotos (e homens mais velhos) para tirá-lo da cabeça. Recomeço para Adrianna, que está voltando aos poucos à realidade adolescente, mas ao mesmo tempo tendo que encarar o possível arrependimento de ter entregado sua filha para adoção. Recomeço até para Ethan, que largou a vida de mauricinho e foi tentar achar um rumo em outro estado (e fora da série - pelo menos por enquanto). E por fim, um recomeço doloroso para Annie. Desprezada pelos amigos, sem coragem de se abrir com sua família, ela está tendo que lidar com o estigma de "dedo-duro" que ganhou por todo o colégio, com as falsas acusações de ter transado com Liam e com sua culpa interna de ter atropelado (e matado) alguém enquanto dirigia bêbada no fim da temporada passada.

E esse inferno astral de Annie com certeza é o maior mudança nesse início de temporada. Sua derrocada já vinha acontecendo desde a metade final da primeira temporada, mas agora ela parece cada vez mais no fundo do poço. Um fenômeno bem fora do comum para alguém que é (ou era?) a protagonista da série. Annie era a garota do interior, certinha e com os dramas típicos de seriado adolescente. Naomi, à princípio, era aquela garota rica e mimada da cidade grande, extrovertida, e que tinha tudo para se tornar a "vilã" da série. Mas os episódios foram passando e isso não aconteceu. Naomi foi ganhando mais e mais destaque e conseguiu até seu próprio núcleo dramático (Liam e sua irmã Jen, que entraram na série do meio pro fim). Enquanto isso, Annie começou a deixar de ser o centro das tramas. Ao deixar de ser a típica garota "só sorrisos" sob os holofotes, ela foi ganhando um pouco mais de profundidade, mesmo com cada vez menos tempo de tela. Chega a ser um pouco paradoxal, mas gostei muito desse "rebaixamento" da Annie em 90210. Seu comportamento mais inconsequente agora pode gerar ótimas história (a começar por sua foto nua que caiu nas mãos da Naomi).

Assim, quando a segunda temporada abre com uma cena da Naomi, temos a constatação do que já estava bem claro: ela, pelo menos por enquanto, é o novo foco da série. Percebam como a narrativa que move esse primeiro episódio está toda relacionada a ela: a ida ao clube, a festa, a entrada do Teddy na trama. Até alguns dos dramas de Annie, como o mal-entendido com Liam e a polêmica foto do final estão fortemente atrelados a Naomi. E no fim das contas, isso foi uma ótima decisão. Naomi não faz o tipo frágil, tão manjado em séries e filmes adolescentes. Ela é dinâmica, tem iniciativa (muitos) defeitos. Sua presença central movimenta muito mais a trama, além de abrir um novo leque de possibilidades para 90210.

Infelizmente, nem tudo são flores. Mais uma vez, resolveram descaracterizar a Silver. Na subtrama sobre sua bipolaridade na primeira temporada, ela já apresentava comportamentos bem diferentes, mas justificáveis pelo seu problema. Mas agora, a Silver ácida e irônica, que não liga para os outros, que deu uma grande lição de moral em vários colegas no seu discurso no baile, simplesmente sumiu. Nessa season premiere, ela está totalmente...normal. Tomando sol na piscina, andando de braços dados com as amigas e dançando em meio a todo mundo na festa. Nada contra a amizade dela com a Naomi (é até natural, visto que elas já foram grandes amigas no passado), mas ver Silver perdendo todas as suas características que a tornam única é muito triste. O único momento que lembrou a velha Silver foram os cortes que ela deu no Teddy, mas foi muito pouco. Espero que isso seja consertado nos próximos capítulos.

E falando no Teddy, ele foi a grande novidade no elenco desse primeiro episódio. Riquinho, esperto e dissimulado, em apenas um capítulo ele já conseguiu plantar intrigas e confusões em todo mundo. Com sua cara de mauricinho e sorriso de propaganda de pasta de dente, será ele a aposta dos roteiristas para novo vilão da trama? Será que futuramente irá se associar a Jen em suas maldades? Ainda mais que foi seu carro que estava na estrada quando a Annie atropelou um homem...chantagem à vista?


Embora nesse episódio o foco tenha sido no clima praieiro e de festa, o ambiente escolar já está de volta. Tenho grande expectativa para o próximo episódio pela volta dos bons coadjuvantes que 90210: o diretor Harry (que apareceu nesse capítulo, mas em apenas uma cena), Kelly, Ryan, Donna, ou quem sabe algum outro ator de Barrados no Baile. E como disse no primeiro parágrafo, não duvido de um retorno (futuro) do Ethan à série, nem que seja para apenas um pequeno arco de episódios. Sua relação com a Silver ficou muito mal resolvida - e a troca de mensagens nesse episódio confirmou isso.

Enfim, entre muitos acertos e alguns erros, o saldo do começo dessa segunda temporada foi positivo. Basta uns pequenos ajustes para 90210 melhorar bastante. Pelo menos, a série parece no caminho certo, o que é mais importante.

E uma última consideração: a série ganhou uma nova abertura. Embora visualmente seja mais atrativa e criativa que a da primeira temporada (com os números 90210 aparecendo das mais diferentes formas) a música continua fraquíssima, não chegando perto do tema clássico de Barrados no Baile. Espero que consertem isso algum dia, uma boa abertura é um cartão de visitas para uma série.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://www.twitter.com/rafaelsaraiva

2 comentários:

tadabola blog disse...

O que eu não gostei nesse episódio foi o Dixon, um draminha desnecessário com Silver, um momento "ass" com Annie... putz grila!

Felipe disse...

taí um seriado que ainda não assisti ;P
quando tiver chance vou conferir, matar o tempo enqto LOST não volta rsrs