terça-feira, 22 de setembro de 2009

[Fringe] 2x01 A New Day in the Old Town

O retorno de Fringe foi, em uma palavra, intenso!
Com a trama já bem desenvolvida depois da última temporada, é visível que sobrou mais espaço pra dar vazão a outras situações. Como o Padrão já está "escancarado" o que se nota agora é a necessidade de se aprofundar na história e em como cada um está envolvido nela religando passado e presente.

Logo de cara, a possibilidade de Peter Bishop ser o Peter de uma realidade alternativa, lançada na temporada passada, é uma história que devemos ver com mais detalhes. Walter não consegue esconder [pelo menos não de nós] que esse mistério está vivo em sua mente.

Olívia, depois da insólita conversa com William Bell naquele universo paralelo e seu ressurgimento espantoso tem zilhões de questionamentos em sua mente. Teria ela uma missão a cumprir? Ou quem sabe uma mensagem a ser passada? Obviamente que acordar de um coma dando conselhos em grego [Einai kalytero anthropo apo ton patera toy] a Peter não costuma ser nada normal.

Pois o "seja um homem melhor do que seu pai" pronunciado pela agente Dunham mexeu não só com o jovem Bishop mas com todos os espectadores. A sensação de que Bell estaria tentando se comunicar com o "nosso" mundo parece bastante evidente. Apesar disso há uma corrida contrária que visa impedir qualquer ação a que Olivia esteja destinada.

Aos poucos vamos sendo apresentados aos que talvez sejam os verdadeiros vilões. À medida em que os casos vão sendo resolvidos os nós nem sempre são desatados, mas se tornam "pontos" que ligam uma grande rede; rede essa que vai além da nossa realidade e nos leva a conhecer uma espécie de soldado metamorfo com tecnologia avançadíssima e uma meta bem clara: eliminar Olivia. Vale destacar o modo peculiar como as informações são transmitidas ao assassino.

E como a loira estava num pós-trauma em escala interdimensional [=S] coube a inclusão de uma nova personagem - a agente júnior Amy Jessup [Meghan Markle]. A moça é bastante obstinada e já garantiu seu lugarzinho no Clube da Bizarrice roubando conseguindo informação restrita sobre o que a trupe de Philip Broyles faz. E a entrada dela, além de bem aceita pelo grupo, servirá para revirar o baú de mistérios não resolvidos com ânimo novo.

Aí um gancho interessante: o ator Kirk Acevedo ganhou um upgrade em seu personagem. Acontece que o perseguidor de Dunham assume o corpo do agente Francis e deve ficar infiltrado trazendo um forte conflito nessa temporada. Outro motivo pra adesão de Jessup pois ela deverá ser a nova responsável pelo elo de ligação entre a Fringe Division e o FBI.

Também sobrou espaço pra outra coisa nessa nova temporada: romance...
Rachel, na iminência do desligamento dos aparelhos da irmã, acaba revelando a Peter o interesse de Olivia por ele - não que ele já não soubesse. E entre atentados contra suas vidas e flores ao pé da cama o casal tende a se aproximar nos próximos capítulos.
Mas não foi só. Um surpreendente beijo entre Broyles e Nina Sharp ilustra o motivo pelo qual os dois são aliados em suas decisões.

Pra quebrar um pouco o impacto, como de costume, ainda deu tempo do bolo-de-aniversário-do-Peter que Walter fez questão de fazer. O que mostra que aos poucos pai e filho estão deixando o passado pra trás e se dando uma nova chance.




[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro

5 comentários:

Adelson (TD Séries) disse...

Olá, Alison!

Gostei muito deste episódio da nova temporada de Fringe. Ficamos com tantas perguntas após o final da temporada passada! E parece que elas ficarão ainda sem resposta por um bom tempo. risos

Gostei da nova personagem, a agente Jessup. O melhor foi a cara dela ao conhecer o laboratório de Walter - e a vaca, claro.

Um abraço e parabéns pelo texto!

Leco Leite disse...

Esse comentarista novo parece ser bom... hauhauhuaha

Cara, episódio foda, texto foda! É isso aí, mano!

Fringe tem me surpreendido, tem sido além das expectativas. A cena de abertura, como sempre, foi excelente e aquele voo de Olivia pelo vidro do carro foi sensacional!!

E acho que o que mais me atrai em Fringe é a capacidade de unir uma super ficção (aquele WiFi do Soldado foi demais!), com muita diversão como a preparação do niver por Walter... o cara com um corpo escancarado na frente e pensando na receita da torta!! hauhauha

E o momento WTF foi a cara da Jessup ao ver a Vaca!!!

Agora já tenho meu espaço pra comentar Fringe!!!


Só falta um comentarista de TBBT!!

[ Alison do Vale ] disse...

Valeu Adelson!
Pois é. Fringe tá ganhando uma consistência bacana que lhe permite desenvolver novos assuntos sem prejudicar os antigos dilemas.

aquela coisa de "cada semana um freak" é meio smallville [=p] então acho que nessa temporada eles devam correr mais com a história geral do que com casos isolados fechando com respostas pertinentes no final da temporada. =]

________

hey Leco. valeu por "apostar" em mim! haahuauh

haaaaa WiFi foi ótima! XD
valeu pela "presença"!

Mario Toshio disse...

o lance do metamorfo me lembrou demais Alias, quando a inimiga de Sidney consegue clonar a melhor amiga da melhor espiã de todos os tempos... =P

agora falando do episódio, eu gostei bastante e espero muito que as coisas comecem a se desenrolar daqui pra frente, sem episódios "isolados" durante o caminho...

aliás, ótimo texto como sempre Ali... =D

abraços

Thomas N Ferreira disse...

Parabéns, Alison! E parabéns também a todos, pelo blog.

Eu gostei do episódio, mas senti falta de algo.. talvez a Olívia correndo com uma arma em punho, sei lá..

Nina&Broyles foi bizarro, sério.