segunda-feira, 21 de setembro de 2009

[Melrose Place] S01E01 - Pilot

Por Rafael S


Depois do sucesso (para os padrões de audiência da CW) que foi 90210, spin-off de Barrados no Baile, a emissora resolveu apostar de novo nessa fórmula: estreou no último dia 8 de Setembro a nova versão de Melrose Place. A série original, que era derivada de Barrados no Baile, durou 7 temporadas, entre 1992 e 1999. A CW resolveu utilizar o mesmo formato de 90210: uma nova geração de personagens, mas com alguns atores da série clássica. Dos antigos, nesse episódio piloto voltam a cena Michael (interpretado pelo Thomas Calabro) e Sydney (Laura Leighton). Quer dizer, por pouco tempo, afinal sua morte é o ponto de partida para a nova Melrose Place.

Essa nova encarnação de Melrose Place traz os seguintes personagens principais: David (Shaun Sipos), jovem rebelde e inconsequente, envolvido com drogas e roubos, além ser filho do Michael; Ella (Katie Cassidy, de Harper's Island), publicitária ambiciosa, que não mede esforços para conseguir o que quer; O misterioso cozinheiro Auggie (Colin Egglesfield); O jovem casal Jonah (Michael Rady, de Greek) e Riley (Jessica Lucas, de 90210), que está prestes a dar um passo adiante em seu relacionamento; A estudante de medicina Lauren (Stephanie Jacobsen, de Terminator: The Sarah Connor Chronicles), garota bastante dedicada ao trabalho e aos estudos, mas com sérios problemas financeiros. E por fim, a novata Violet (a cantora Ashlee Simpson-Wentz), recém-chegada no condomínio.

E unindo todos esses personagens está Sydney, que era a síndica do condomínio. E quando em uma bela manhã ela aparece morta, boiando na clássica piscina símbolo da série, começa a procura pelo assassino, e todos os moradores parecem esconder alguns segredos que podem ajudar a explicar esse crime.



Embora sua morte aconteça antes da sequência de créditos do primeiro capítulo, com certeza a presença de Sydney ainda será notada por muito tempo. A série faz uso de flashbacks dos personagens para montar a personalidade de Sydney em seus últimos momentos, além de lançar dúvidas na cabeça do espectador, já que vários ali parecem ter tido motivos para o cometer o assassinato. Já nesse piloto, várias suspeitas são plantadas, como a visita que David fez a ela na noite de sua morte (além do envolvimento amoroso entre os dois), Auggie se livrando de roupas sujas de sangue e a chegada repentina de Violet no condomínio apenas alguns dias antes de sua morte. Sem contar no Michael, que apesar da discreta participação nesse piloto, teve uma discussão tensa com Sydney alguns dias antes da morte dela.



Mas o episódio traz mais que a trama de assassinato. O destaque fica para os dilemas morais vividos por dois personagens, Jonah e Lauren. Jonah sonha em ser um grande cineasta, mas enquanto não consegue ser descoberto por um estúdio, ganha a vida filmando festas de aniversário e outros trabalhos menos cotados. É quando ele sem querer filma um grande produtor de Hollywood (casado) dando uns amassos em uma jovem garota, amiga de sua filha. Então Jonah recebe o que seria a oportunidade da sua vida: ter seu filme comprado e financiado pelo produtor, mas tendo que retribuir com seu silêncio sobre o flagra. Já Lauren, atolada de dívidas, e com a perspectiva de ser expulsa da faculdade por falta de pagamento, recebe a indecorosa proposta de ganhar dinheiro para passar a noite com um jovem empresário que conheceu no hospital.

Dois personagens, duas decisões difíceis, que diretamente envolvem suas vidas e suas convicções. Ao fazer cada um deles decidir por um caminho diferente, os roteiristas acertaram em poder desenvolver a partir daí os dois lados da moeda. Haverá uma decisão certa e outra errada? Ou os limites estão cada vez mais nublados? No mundo de jovens adultos de Melrose Place, cheio de mentiras e ambições, as respostas podem não ser tão simples. E a última cena do episódio, com os personagens se despedindo do alegre brinde à memória da Sydney, e depois cada um sozinho lidando com seus dramas/dilemas é a representação perfeita disso.



Não acompanhava a série clássica, então escreverei sobre a nova com olhos de um novato. Já li comentários que algumas das subtramas desse piloto são recicladas da série original. Inspiração ou mera falta de criatividade? Se você era fã do Melrose Place original, sinta-se convidado a comentar suas impressões sobre a nova série na seção de comentários do blog.

Me agradou bastante a abordagem mais adulta da série, diferente dos dilemas adolescentes de 90210. O que dá uma liberdade maior para possíveis tramas que virão a seguir. Sejam todos benvindos mais uma vez ao famoso endereço de número 4616, com a piscina mais famosa (e misteriosa) da televisão.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Um comentário:

Celia Kfouri disse...

Eu acompanhei a original por umas 4 ou 5 temporadas e me diverti bastante. Entretenimento puro, sem qualquer outra pretensão, mas cumpria seu papel.

Vou tentar assistir alguns episódios, ao menos para comparar os atores e a caracterização das personagens.