sexta-feira, 6 de novembro de 2009

[Criminal Minds] 5x06 "The Eyes Have It"

(por Celia Kfouri)


Gostei muito do episódio, pelos mais diversos motivos.



Primeiro, Tamara. Adorei terem dado continuidade ao par 'Morgan/Tamara' porque queria muito que tivessem continuado com Reid e a garçonete, e não aconteceu. E, principalmente, porque tiraram o foco de Hotch/Prentiss (se é que esse foco um dia existiu fora da cabeça do público!). Mas me pergunto por que investir em uma relação romântica exatamente de Morgan.




Que sorriso dos dois. Já era!



Quando foi com a JJ, era porque precisavam de um pai para o nenê dela; com Garcia, foi para ela levar um tiro; com Gideon, para retalharem a moça; com Reid, não levaram adiante; com Prentiss e Rossi, nada. Por que fazer com que Morgan forme um par romântico agora? Ou querem dar um novo tom à série (idéia que eu detesto!), ou ainda vai ter algum desdobramento além do envolvimento dos dois. Nem que seja um chilique da Garcia e alguma repercussão ruim para o entrosamento da equipe. Ou mesmo algum problema com a Strauss, por Morgan estar se envolvendo com ã irmã de uma vítima. Não sei ao certo! Só espero que nao seja uma nova tendência de explorar a vida afetiva dos membros da equipe pura e simplesmente. Acredito que teremos novidades pela frente!



Em segundo lugar, a idéia de um unsub enucleador foi genial. É uma forma de auto-mutilação muito intrigante, mais conhecida através de Édipo Rei (Édipo, que arrancou os próprios olhos ao saber que havia se casado com a mae, seria um auto-enucleador). Quando Reid comentou que o unsub seria um enucleador, delirei. Pensei 'olha só como a série ainda tem fôlego de sobra para trazer unsubs dos mais pervertidos, e pirações ainda inéditas na série'.



Os olhos das vítimas foram arrancados. Trabalho de um enucleador.


Tudo perfeito se nao fosse pelo rumo que deram ao caso, misturando com taxidermia. Resultado, um monte de bicho empalhado onde poderia haver uma psicose mais específica, mais bem trabalhada antes de ser apresentada ao público. E não uma reação surtada diante do um comentário de um cliente insatisfeito!



Mas tudo bem. Em vista disso, o foco do episódio passou a ser realmente a mudança de comando, e acho que nem há muito a dizer sobre isso. Morgan se saiu muito bem, sem se curvar diante da Strauss e sem ser autoritário com a equipe. Mas mantendo-se firme! Perfeita a colocação de Rossi: e quando chegar a hora de pedir para ele deixar o cargo??



Hotch com o arquivo de Foyet (Eu quero Foyet!!) reforça a idéia de que teremos, como eu já havia dito, uma caçada, ou melhor dizendo, um duelo pela frente. Aposto nisso: Hotch em algum tipo de busca ou captura solitária. Num 'mano-a-mano' de alguma maneira.


Hotch encara Foyet.


Meu lado resmungona tem que se manifestar, nao consigo evitar: mas que bobagem essa história da família budista e do sonho da avó com o espírito da neta sem olhos. Dá um tempo! Morgan nao tinha mais nada a fazer ao final de seu primeiro caso como chefe da equipe? Vai escrever relatório, vai!



Bom acho que é isso. Semana que vem teremos rock'n'roll misturado a mentes criminosas. E isso também pode render uma bela combinação.

(Fotos: reprodução)



Até o 5x07




3 comentários:

Lee disse...

Eu vi o teu comentário aqui há dias, mas só pude ler hoje, porque só hoje pude assistir ao episódio.Agora, realmente Morgan/Tamara formam um belo casal, mas eu ainda preferiria o "dueto" interracial Morgan/Garcia, já que acho ambos almas gêmeas um do outro.A forma carinhosa e brincalhona como eles se tratam tem potencial e viabilidade para uma evolução mmais íntima sim, mas isso é outra estória.Excelênte epi ao meu modestíssimo ver, que propositalmente ou não acabaram prestando uma pequena homenagem à um clássico do suspense(quem não se lembrou de "O Silêncio dos inocêntes" quanto viu o unsub com aquele aparelho de visão noturna caçando aquela pobre mulher naquele parque escuro?).
Sei não, mas quanto a chefia, acho que tudo se caminha para que o Strauss assuma.
Sobre o Foyet, seria muuito interessante a caçada se o Gideon ainda fosse parte da equipe.

Grissom's Girl disse...

Queridíssima, eu adoro seus comentários. As vezes você diz tudo o que eu queria dizer (as vezes não).
"Ou querem dar um novo tom à série (idéia que eu detesto!), ou ainda vai ter algum desdobramento além do envolvimento dos dois."
Eu acredito que esse lance do Morgan com a Tamara ou vai terminar em morte, ou em motivo para ele não continuar subindo. Morgan já mostrou que tem todo o potencial para conduzir um time sozinho, apesar de, por sua pouca experiência como chefe, ainda se mostrar inseguro. Na temporada passada ele já se viu nessa posição - de poder subir - e agora tudo está mais incisivo, mais "definitivo", por assim dizer.
Eu creio que, em algum momento, ou Morgan vai sair da equipe (deixar mesmo a série - o que eu espero do fundo do coração que não aconteça) ou vai ser criada um segundo time do BAU - assim como fizeram com CSI, quando Ecklie queria "ferrar" o Grissom e dividiu o time.
Quanto a Hotch/Prentiss, eu sei que você detesta a idéia, mas o sorrisinho dela quando Hotch pergunta a Morgan se ele também não perseguiria o UNSUB sozinho e o "o que foi" dele me fizeram rir. Aí tem coisa... E novamente me lembro de CSI e de Grissom/Sara.
Quanto ao Foyet: ah, o episódio 100...
Até semana que vem!

Celia Kfouri disse...

Lee,

A menção a O Silêncio dos Inocentes foi muito boa mesmo. Um pequeno detalhe, que precisaria contar com a memória de quem viu e guardou o filme. Completamente diferente daqueles verdadeiros plágios que eu tanto abominei na temporada passada.
E vc tem toda a razao quanto a caçada. Com Gideon na equipe, seria muito interessante. Na verdade, muito mais interessante. Na verdade mesmo, com Gideon, tudo é muito mais interessante! :)

Grissom's Girl,

Concordo com você que o caso Tamara/Morgan vai trazer alguma repercussão. Nao arrisco dizer qual, mas nao pode ser apenas mostrar um caso do Morgan. Por favor, não!
E, se o casamento de Hotch acabou mesmo, ok. Nem acho ruim que ele e a Prentiss se envolvam. Mas contanto que a série nao fique mostrando cenas de romance, bla bla bla. Um sorrisinho assim subentendido, tudo bem! :)