domingo, 15 de novembro de 2009

[Criminal Minds] 5x07 "The Performer"

Dada a minha demora em fazer o comentário, e o episódio que não se presta a muitas linhas, serei breve.

O episódio começa ao som da linda e trágica ‘Love will tear us apart’, do Joy Division, aqui cantada por um ‘roqueiro, meio gótico, meio dark, meio vampiro’, e na verdade nada disso. Um personagem chamado ‘Dante’, criado com objetivos comerciais, e que começa a se ver envolvido em estranhos casos. Vítimas ‘exsanguinadas’, sugerindo vampirismo, começam a cruzar seu caminho, até ele se tornar suspeito das mortes.



O artista com drama de consciência. Então, tá.



A BAU é chamada e tem início mais uma missão sob o comando de Morgan (que percebe que o boss tem que chamar a Garcia de Garcia, e não ‘babe’ ou coisa parecida). Em relação a essa liderança, nada (nada!) chamou a atenção. Para melhor ou para pior, nada! A ponto de me dar saudades do Morgan/Rambo, e me lembrar que esse é seu melhor papel.

(Interessante resgatarem o Detetive Kim, que atuou no caso do 1x18, em que Reid conhece Lila. Adorei a cortada que Reid deu na JJ, que veio com aquela perguntinha em tom adolescente. E o Kim deve ter sentido muita falta do Gideon, muita!)

O desempenho da equipe merece uns comentários. JJ é quadrúpede. Débil. E coisas piores. Ela não ouviu a descrição do perfil para se dar conta que estava entrando na casa da unsub?? Qualquer expectador desatento percebeu e ela não?? Nem depois da menção à avó?? E foi entrando e entrando naquele lugar esdrúxulo, sem nem mais enxergar a unsub, e mesmo assim não percebeu nada??? Dá um tempo. O lugar dela é em outra série.



A JJ vai entrando, entrando... É demais!


Muito louvável a cena que mostra que Reid nunca ouviu falar no tal ‘Crepúsculo’ (eu também não conhecia aquele nome!). De fato, ele tem outras leituras às quais se dedicar. Muito bem. Mas, erraram muito, mas muito feio na última cena, ao mencionarem Laranja Mecânica (falaram no brilhante filme, mas deveriam ter recorrido ao consagrado livro!), e Reid nunca ter ouvido falar. Como assim? O Reid teria sim lido e relido, e assistido muitas vezes ao filme, se não fosse por culpa de um roteirista chulo.

Voltando à trama, ela não poderia ser mais inverossímil. O agente do cantor encomendou as mortes e colaborou efetivamente com elas, tudo para aumentar as vendas de um CD? Recorreu a uma fã esquizofrênica, que faria qualquer coisa por seu ídolo?? Aff! Sem comentários. Isso depois de do episódio anterior que teve um início tao interessante! Que pena.



A unsub que quase nao mereceu comentarios, e o 'unsub' (?) mais inverossímil dos últimos tempos.



Mas que venha o 5x09 (100!!) e Foyet com ele! O 5x08 deve ser ‘café com leite’, apenas preparando terreno. Veremos.

Até lá.


Celia Kfouri

www.twitter.com/celiakfouri

3 comentários:

Silvinha disse...

Bom, vou ter que discordar de você em relação ao que escreveu sobre a JJ, Célia.

Sim, ela errou, mas somente por ter ido a cada da Unsub sozinha, sem nem ter levado um policial local. Não tinha como a JJ saber que a Gina poderia ser a Unsub porque ela não estava na delegacia quando a equipe apresentou o perfil. Mesmo assim, a recuperação dela ao dar uma coronhada no empresário foi uma cena que eu adorei. Adoro ver cenas de mulheres sendo fortes e corajosas, que não ficam naquele eterno papel de vítimas.

Eu também não gostei dessa Unsub, nem do empresário e nem das motivações deles. Mas neste mundo eu acho tudo possível, ainda mais quando lembro que John Lennon e Selena foram assassinados por fãs. A obsessão de um fã por um ídolo é totalmente plausível no contexto.

O 5x08 provavelmente não será um episódio "café com leite". É o episódio 99 da série e será uma preparação para os episódios 100 e 101, que até onde eu sei, também serão fantásticos.

Lee disse...

Mais um epi morno.Não sei se tem a ver com a saída de um dos reteiristas, cujo nome me foge, mas últimamente, o contraste com as temporadas anteriores, estão muito grande.Quanto a JJ, acho que a bobeira dela se deu quando começou a avançar naquela casa hiper-bagunçada,e me parece que ela tinha conhecimento que esta era uma das características do unsub,levantadas no perfil elaborado pelo Reid.Continuo super-fã de CM, mas espero que o universo sombrio do BAU das primeiras temporadas volte.

Celia Kfouri disse...

Sim, Lee. Concordo que o desnível é imenso, ainda mais se falarmos nas temporadas 1 e 2.

Silvinha, a JJ era a única que estava ao lado do Reid enquanto ele elaborava o perfil. Ela é que liga para o Morgan aviando que o perfil estava pronto. Ainda que fosse o caso de ela nao estar presente enquanto o perfil era revelado, ela já sabia de antemao. Ou ainda, teria buscado se informar do perfil. Ou ainda que ela nao buscasse, alguém a informaria. Ela é ou nao da equipe? Quero dizer, chegando ao fim do episódio, todos já conhecendo o perfil, e só ela não?
Eu tenho convicção de que ela conhecia o perfil, é aí os erros dela se tornam crassos.
Mas supondo-se que ela nao conhecesse, isso faz dela uma tonta também, afinal ela seria apenas uma figurante na BAU.

Torço e muito para meu palpite estar errado, e para que o 5x08 seja ótimo!
E já está chegando!

Até lá.