terça-feira, 24 de novembro de 2009

[Criminal Minds) 5x08 "Outfoxed"


(por Celia Kfouri)

Muito bom o início do episódio. A palestra a que Reid assistia foi ao melhor estilo Criminal Minds. E foi útil no desenrolar do caso da semana! Esse tratava de famílias inteiras mortas em casa, com atenção especial dada à filha adolescente. O elo de ligação entre as vítimas é que o pai/marido era militar e estava fora do país, em combate. Logo no início, Garcia traz a informação de que Karl Arnold está recebendo correspondências de um possível copycat.


Ao melhor estilo 'Criminal Minds'.

Pára tudo! Viagem ao passado: 1xo7 'The fox'. Tive que reassistir. Isso! No meio do 5x08, parei e fui rever o 1x07 para ter certeza de que me lembraria dos detalhes do episódio. Eu lembrava até que bem, afinal é um ótimo episódio, no qual (meu!) Gideon teve um desempenho memorável. (Lembro que quando assisti pela primeira vez, fiquei impressionada pela tática certeira da troca de fotos.) Todos estão muito mudados na aparência, com direito a uma franjinha do Hotch e barbicha do Morgan. A equipe está muito mudada (a melhor seria sem a Elle e com a Prentiss, mas sem o Rossi - de quem até aprendi a gostar - e com o Gideon!!). Mas achei muito curioso que esse episódio comece com Hailey e Jack visitando a BAU, logo que ele nasceu. Sim, no próximo deveremos ter muito dessa família. Mais uma família sendo caçada (vem, Foyet, vem!).


Voltando ao 5x08, o episódio teve seus méritos. Gosto das raras unsubs mulheres, e essa trouxe ainda um contexto interessante que foi o conflito da dissolução da antiga Iugoslávia. Relembrar os massacres, a limpeza étnica, tudo foi bacana.Interessante o elo de ligação que Reid fez com a palestra do início para entender o que se passava com a unsub. Interessante também foi a Prentiss percebendo que se tratava de uma mulher. Também gostei muito da luta entre Morgan e a unsub, e aquela invertida da arma. Mandou bem o Morgan.




Uma unsub croata. Gostei.



Isso sem falar no anticlimax total quando percebemos que Foyet mais uma vez manipula Hotch. Que fúria deve ter se instalado dentro dele quando percebeu que não tinha percebido nada até então. Ele caiu totalmente na armadilha de Foyet! Infelizmente ele e a Prentiss fizeram papel de trouxas. Fizeram, sim. Mas tenho fé que tenha sido apenas para aumentar a tensão para o 5x09.




Foi dado início à caçada.


Mas não dá para fechar os olhos para o que foi lamentável no episódio.
Qualquer um que já tenha lido algum comentário meu sabe que odeio esses papos shippers, mas aqui vou ter que defender a causa das meninas que torcem por Prentiss+Hotch, e dizer que é babaquice dos roteiristas o que eles estão fazendo. Com o perdão da expressão, 'ou dá ou desce'. Aquela insinuada de mostrar o Hotch chamando a Prentiss para ir com ele, o foco no rosto dela, para depois não querer dizer nada e ela ainda dizer 'ah, foi por isso que você me trouxe', tudo isso é brincar com o público que torce por eles. Não torço! Mas quero que respeitem e nao iludam quem torce.


Mas isso é um mero detalhe. O grande e horroroso problema do episódio é o mesmo que vem se repetindo há tempo demais: essa maldita mania de 'homenagear' filmes, cenas e personagens consagrados. Vai à ....!! Que é isso!?! Não falatava mais nada, agora cometeram o sacrilégio de traçar um paralelo entre o reles Karl Arnold e o antológico Hannibal Lecter!!! E Emily Prentiss e Clarice Starling!! Humildade, roteiristas, humildade! 'O Silêncio dos Inocentes' ganhou o 'big five'. Menos!!

Hannibal Lecter era tão bem barbeado...

O Arnold trocando respostas por algo, o corredor da prisão com aquelas bestas humanas impressionando a Prentiss, o serial killer (aqui, o Arnold) sendo contactado pelo FBI por causa das correspondências que ele recebe de um admirador, até o cheiro da Prentiss que ele tenta sentir. Vá à ...!!! Tudo tirado de lá.

Aí misturaram com 'Dragão Vermelho', para explicar o link entre as famílias. Lá eram os dvds, aqui um site de fotos. Em ambos, um funcionário psicopata que conhece as famílias assim.

Desse jeito qualquer um escreve um roteiro, se é só usar o que de bom já foi escrito. Péssimo, vergonhoso para uma série como CM.

Mas finalmente está chegando o 5x09. Aí o papo vai ficar sério.

Até lá e me desculpem o excesso de pontos de exclamação, mas abusaram da boa vontade do público. Quase não consigo controlar para não usar caixa alta nos pontos que me causaram mais revolta. Desculpem. Mas as exclamações ficam!

Até o 5x09. Até Foyet.

(Fotos: reprodução)


Celia Kfouri

www.twitter.com/celiakfouri

10 comentários:

Aylana disse...

Realmente bem parecido com a história de Hannibal Lecter, mas vamos adimitir que o episódio foi ótimo e que a conversa entre Prentiss e Arnold foi bem tensa.

Apesar das similaridades com o filme,acho que o desfecho da história foi bem original e misterioso.

Que venha 5x09!

Silvinha disse...

Eu gostei muito do Karl Arnold, até mais do que no 1x07. Pra mim neste episódio ele foi muito mais assustador e cretino do que antes.

Realmente, a cena Prentiss vs Arnold foi bastante intensa, principalmente quando ela começa a falar dos motivos dele ter feito o que fez e ele fica impressionado com tudo o que escuta, tenta assustá-la, mas não consegue.
Eu só queria que eles tivessem perguntado ao Karl o por quê dele ter dito que sabia tudo sobre ela.


Quanto a toda a história shipper...bom Célia, só o que posso dizer é que Ed e cia. sabem que os shippers existem, eles lêem as mensagens dos fãs nos fóruns americanos, eles sabem dos fanvideos e das fanfictions. Acho que eles criam esses tipos de situações exatamente pra provocar os fãs e aumentar as discussões. Além do mais toda essa shiperia aumentou bastante com o crescimento da Prentiss, proporcionado também pela interpretação de uma atriz excelente e carismática. Mas se vai acontecer um dia, é um mistério.

Esperamos fortes emoções no 5x09!

Lee disse...

Eu também achei engenhosa a introdução da palestra no comecinho do epi, para nos auxiliar na compreensão dos eventos deste episódio.Desta vêz, achei a trama bem interessante.Mas, a reviravolta quase no final, mostrando a maquiavélica trama urdida pelo Foyet, coloca o Hotch a declarar guerra contra o Foyet, colocando toda a estrutura do BAU, na caça ao abusadíssimo assassino, que agora está até mesmo interagindo com outros unsubs para atormentar o já tão atormentado agente.Mas espero que o desfecho final, com a provavel morte do Foyet(pois não acredito que ele se deixe prender)não se dê apenas n último capítulo da temporada.
Gostei muito da análise do epi, Celia.

Celia Kfouri disse...

Sim, Aylana. Sem dúvida! O desfecho foi realmente muito bom. E apesar de ter sido dito que o perfil do admirador do Arnold não batia com o unsub, e apesar de saber que o próximo episódio traria Foyet, não me ocorreu que ele é que estaria por trás de tudo. Muito bom!

Silvinha, também achei o Arnold muito mudado. Ele parece agora muito mais macabro e sádico.
E quanto à questão shipper, eu realmente não gosto, mas eu estava aqui defendendo que curte isso. Poxa, se não excluem totalmente a idéia do relacionamento Hotch-Prentiss, acho que o público shipper merecia umas 'migalhas' a mais. Sabe aquele encontrão casual de corpos, umas 'horas extras' a sós´, sei lá.

Lee, concordo com você. O episódio (apesar do 'plágio' de O silêncio dos Inocentes) foi muito bom. Mas o melhor de tudo foi a introdução e a reviravolta final.

E já já estou baixando o 5x09!!

Lee disse...

Ah...mas que inveja do Arnold.Apenas flertar com a Emily já é uma delícia.Ela tem um dos sorrisos mais bonitos e expressivos da tv.

Grissom's Girl disse...

Célia, eu juro que passei os segundos finais do episódio gritando: "É o Foyet, é o Foyet! A Célia deve ter pirado!"

O episódio foi no todo muito bom. Logo no começo, quando passou aquele seminário eu pensei: "hum, isso vai longe..."
E foi mesmo!
A história da menina foi bem trabalhada, eu também amo as raríssimas unsubs, as histórias delas são geralmente melhores e elas costumam ser mais perturbadas que os caras. Muito legal!
O lance do Karl foi muito bem utilizado também, eu vou usar sua idéia e ver o 1x07 de novo.
Foyet, hein? Quem diria... Associação de criminosos contra SSA do FBI! Caiu meu queixo!
O desespero do Hotch foi indescritível, eu mal posso esperar para ler seu comentário do ep. 100.

Agora, vamos para o meu Shipper.
Obrigada por concordar conosco!
No instante em que Hotch escolhe Prentiss para ir com ele eu caí na risada. Eles sabem! TPTB sabem de nossas suspeitas e estão usando isso como nunca nessa temporada!
Eu curti muito a relação deles nesse epi, o conflito de "Emily" ao se ver obrigada - de certa forma - a flertar com o Unsub, a crise de consciência dela depois e o jeitinho do Hotch tentando consolá-la, mostrando que faz parte do trabalho...
Aliás, Paget estava maravilhosa! Eu gosto cada vez mais de Emily Prentiss, Paget é uma atriz excepcional!
Eu não sei o que vão fazer com Hotch e Hailey, mas sei que Prentiss chega cada vez mais perto de nosso Aaron...

Lee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lee disse...

Eu também mal estou me aguentando na espera do comentário da Celia para o 100.Talvés ela esteja dando os retoques finais...rsrsrsrs.mas, aguardemos

Gabriela disse...

Olha eu tbm acho uma sacanagem ñ colocarem o hotch ñ ficar cm a emily pó eles formariam um ótimo casal,acho muita mancada,eu assisto a série só por causa deles adoro o sorriso do hotch e da emily eles São lindos juntos fico acordada ate 4:00 da manhã só por eles espero q tenha algum capítulo q eles fiquem juntos torço por eles

Ñ só por eles pela penelop e o Morgan tbm adoro os dois

Gabriela disse...

Olha eu tbm acho uma sacanagem ñ colocarem o hotch ñ ficar cm a emily pó eles formariam um ótimo casal,acho muita mancada,eu assisto a série só por causa deles adoro o sorriso do hotch e da emily eles São lindos juntos fico acordada ate 4:00 da manhã só por eles espero q tenha algum capítulo q eles fiquem juntos torço por eles

Ñ só por eles pela penelop e o Morgan tbm adoro os dois