domingo, 26 de agosto de 2007

[FNL] 1x11 Nevermind

Em notícias recentes, acaba de chegar aos EUA a primeira temporada de Friday Night Lights em DVD. E a promoção de lançamento não poderia ser mais curiosa: a NBC devolve o dinheiro de quem comprar e não gostar. Mais informações aqui. Então, a NBC garante a satisfação do espectador, o que é bom pra vendagem dos DVDs e também para melhorar a audiência da segunda temporada.

Voltando à programação normal: Jason e Lyla encontram-se e voltam a ter intimidades mais rápido do que você responderia de quem é o álbum "Nevermind". Matt Saracen recebe a visita de seu pai e, ao contrário do que ele imaginava, as coisas ficam bem piores. Isso acaba por influenciá-lo na partida e sendo mandado pro banco depois da péssima apresentação. Enquanto isso, seu melhor amigo Landry (Lance, ou sei lá) é escolhido por Tami para ajudar Tim Riggins nos estudos. E isso pode ser mais difícil do que ele imaginava.
10. Herc voltou! E como sempre dando excelentes conselhos para Jason, que dessa vez não consegue ter potência completa. "Of course your ding-dong went soft. It was trying to protect you!"... sério, Herc é ótimo.
9. Nada de Smash? Bom, ele ganhou o jogo praticamente sozinho. Ele e os esteróides.
8. Tami está perfeita como conselheira. "Tim, meu trabalho é que você não cresça burro", ela é sincera e mesmo Tim não entendendo isso agora, ele entenderá no caso de não conseguir seguir carreira como jogador.
7. É interessante como os roteiristas inserem assuntos políticos e sociais no meio da história. Depois do sobrevivente do Katrina, agora o pai de Matt que vem do Iraque. E embora muita gente ache que isso possa ser uma propaganda pró-governo, achei bem real quando Matt questionou seu pai sobre retirar as tropas do Iraque, e ele dizer que estavam ajudando aquelas pessoas e não sairiam de lá sem colocar um governo estável.
6. Depois de ter sido tão duro com Matt no episódio passado, foi engraçado o quanto Coach Taylor elogiou-o na frente de seu pai. Matt então, tinha seus olhos praticamente brilhando, tanto por seu pai poder orgulhar-se como por receber esses elogios do sogro.
5. Por mais criticado musicalmente que possa ser "Nevermind", achei brilhante terem escolhido exatamente esse álbum para Jason totalmente perder a razão com sua mãe. Afinal, mesmo para mim, ouvir esse álbum tem um peso cultural intenso, da minha adolescência e todo os anos 90, principalmente dessa busca pelo alternativo. Não que simbolize a rebeldia de Jason, mas essa busca dele pelo passado é bastante interessante. Assim como terem (mesmo não concordando com essa reconciliação tão rápida) colocado toda a cena do encontro entre Jason e Lyla antes dele acabar frustrado.
4. Por mais estranho que pudesse parecer, Tim e Landry acabaram dando-se muito bem. Landry com aquela piada de que Tim não sabia ler e depois tentando fazê-lo pensar no livro que ele (Landry) acabara de recitar. E "Of Mice and Men" tem todos os ingredientes para fazer Tim pensar, afinal, melhores amigos frustrados está muito próximo da relação dele com Jason. Finalmente, tivemos o show de Crucifictorius, a banda de Landry. E quem apareceu lá? Tim Riggins, o único aliás que bateu palmas, no mundo inteiro talvez.
3. A pequena briga no quintal dos Taylors pareceu tão real. Claro, completamente esperada por Tami estar tentando ajudar Tim, e o técnico preocupado por achar que Tim não conseguiria "jogar limpo" com os estudos. E memorável que Coach Taylor tenha recebido a ligação com uma proposta de trabalho num time universitário exatamente nessa hora. Tami esquece a briga por um momento e mostra-se totalmente a favor.
2. Se sem o pai já era ruim, com ele acabou ficando pior. Henry Saracen chegou e determinou que colocaria a mãe num asilo e mandaria Matt para Oklahoma. Coach Taylor garante que não deixará que isso aconteça, pelo menos até o fim da temporada. Por fim, interessante terem humanizado Henry, quando Matt chega e vê-lo colocar os óculos da avó sobre a mesa.
1. Numa das cenas mais intensas da temporada, Matt desafia seu pai, após sua péssima partida pelos Panthers. Ele exige que Matt entre no carro, e ele manda seu pai ao Inferno. Depois disso, só o treinador para conseguir acalmar Matt. Excelente atuação de Zach Gilford.



e.fuzii

Um comentário:

Otavio Almeida disse...

Ribas!

Tudo bem?

Depois me passa os e-mails dos comentaristas no ottavioalmeida@hotmail.com

Ok?

Abs!