domingo, 1 de novembro de 2009

[FNL] 4x01 East of Dillon

por e.fuzii
Terminar uma série de forma digna ou tentar arrumar um gancho na esperança de ser renovada? Esse era o dilema que Friday Night Lights enfrentava no ano passado, quando ainda não tinha noção exata de como seria a recepção na NBC após a parceria com a DirecTV. Por sorte a série foi renovada nas mesma condições anteriores não apenas por uma nova temporada, mas por duas. Entretanto os problemas só haviam começado pra equipe de roteiristas que agora tinham de lidar com a continuação para aquele final aberto deixado na temporada passada. Apesar de fechar um ciclo com a saída de Coach Taylor da equipe dos Panthers, agora a história começaria praticamente do zero com novos personagens aparecendo para integrar a equipe dos Lions. É verdade que a vida para o treinador nunca foi fácil, afinal desde sua estreia no comando dos Panthers já teve de superar o acidente de seu principal jogador, mas a missão de reerguer essa equipe dos Lions parece quase impossível. Falta estrutura, comissão técnica, motivação e acima de tudo experiência em seus jogadores. Basta ver que o líder do time é Laundry, que por conta do redistritamento da cidade teve de mudar-se para o colégio do leste. Não foi surpresa para ninguém que na primeira partida do campeonato o time levasse uma bela surra, até que o técnico não tivesse outra opção a não ser jogar a toalha. Apesar de introduzir o lema "Can't Lose" nos Lions também, Coach Taylor terá sérios problemas para convencer seus jogadores disso.

Além disso, com essa reestruturação de personagens e situações, o espectador também tem de mudar seu foco e de certa forma desvincular aquela identidade que tinha com a equipe dos Panthers. Óbvio que todo mundo assiste a série mais interessado na cidade em si ou no técnico do que no time especificamente. Porém, não dá pra negar que todas a campanhas de marketing e seus produtos licenciados não favorecem o espectador a mudar de foco. Para resolver isso, além de manter Joe McCoy como o vilão da temporada (observe todo o desespero de Buddy durante a reunião do conselho), a primeira providência foi acirrar aquela rivalidade antes aparente entre J.D. e Matt. O primeiro que antes era todo regrado e tinha aparência de sonso, agora começa a abusar de sua posição no time e distribuir todo cinismo, enquanto o segundo, esquecido em Dillon e tendo de se virar como pode, já não consegue esconder sua frustração. Tami também desempenha um papel importante nessa transição, ficando entre os interesses dos investidores do time e as reclamações dos pais sobre a estrutura do colégio do leste. Sua atitude de atrapalhar os Panthers no momento que lhe cabia pode não ter sido dos mais éticos pra uma diretora, mas mostra sua postura de agora em diante, até pela mudança espontânea (e providencial) de Julie para o East Dillon High.
Em meio a tantas mudanças, não posso deixar de registrar a decepção em manter Tim Riggins em Dillon. Não em relação à história em si, já que conhecendo o personagem dava pra imaginar uma atitude estúpida dessas, mas ele merecia uma saída digna de Dillon até pela relação fraterna mostrada naquele "último" episódio, agora tão distante quando Tim começa a atrapalhar os planos de Billy e Mindy. Os créditos iniciais já anunciaram as novas caras do elenco, mas o único introduzido nesse primeiro episódio foi Vince (Michael B. Jordan, o já crescido Wallace da primeira temporada de The Wire) que tem de agarrar-se a essa última chance nos Lions antes de ser mandado ao reformatório. Diria até que essa história soa bastante previsível, assim como poderia apostar que Coach Taylor ainda fará os times da cidade voltarem a se unir, mas nunca poderia cogitar desistir da série, não quando estamos acompanhando personagens tão fascinantes quanto esses. E nunca quando sabemos da capacidade dos roteiristas de se reinventarem temporada após temporada.

Fotos: reprodução

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Um comentário:

Mario Toshio disse...

Gostei bastante dessa estréia da quarta temporada...

Não enrolaram explicando o que aconteceu com Tyra, Lyla e outros que não farão mais parte daqui pra frente...

Acho que o foco será em Coch Taylor mesmo, pra mim o melhor personagem da série até hj...

Aguardo ansioso o segundo ep.

Abraço