segunda-feira, 8 de outubro de 2007

[Filme] Tropa de Elite (dos cinemas)

Estreou nos cinemas o tão falado filme Tropa de Elite. E eu fui assistir esse final de semana. A estréia, pelo menos para mim, foi em relação ao que seria diferente entre a versão que rodou a internet e a versão que de fato está sendo mostrada ao mundo.

A história do filme não mudou. Mas ainda assim muita coisa foi mexida, a começar pela narração.

A impressão que me dá é que muita gente que viu o filme foi fazer pressão em cima dos produtores em relação à maneira como a narração trata a polícia "convencional". Algumas frases que eram famosas (e muito bem construídas, como aquela parte que o Cap. Nascimento diz que "Ventou forte no Babilônia") foram retiradas. Essas partes faziam duras críticas à polícia.

O começo do filme foi modificado. Não existe mais aquela música "Rap das Armas", da dupla Cidinho e Doca, na abertura. Eles colocaram um outro funk. Não sei se eu já estava muito acostumado com o Rap das Armas, mas achei que ficou pior o jeito que foi para a telona. Acrescentou-se algumas cenas, de fato. Mas nada que mude radicalmente o filme. Foram cenas secundárias.

As cenas mais fortes, como as que os soldados do BOPE usam o saco e batem nas pessoas foram mantidas. Menos mal que a pressão para "censurar" o filme (que certamente deve ter acontecido) não tenha chegado a ponto de retirá-las. São cenas fortes, tristes de sabermos que acontecem de verdade, mas que ainda assim trazem realidade ao filme - e essa é a grande característica de Tropa de Elite, a fidelidade à realidade.

Eu não sei exatamente a que ponto o filme chegou a influenciar no cotidiano das pessoas, mas achei interessante como algumas coisas foram incorporadas ao cotidiano, pelo menos ao do grupo onde eu convivo. Não raro é feita alguma piada usando as gírias dos cariocas do filme, ou alguma comparação, ou mesmo as frases de efeito que eles usam. Gostaria inclusive de saber se isso aconteceu com mais pessoas. Escrevam nos comentários, me interesso muito em saber.

Resumindo e sendo bem franco, gostei do filme que foi pro cinema, mas não é melhor que o que está circulando pela internet. Ou talvez eu que estava já acostumado com este, tendo o visto umas cinco vezes ou mais.

Mas ainda assim acho que vale a pena assistir na telona, porque o clima é outro, o som é muito melhor (aqueles tiroteios ficam ainda mais reais) e é uma oportunidade de ver o que será mostrado ao mundo como sendo o Brasil.

Eu assisti o filme sexta-feira na sessão das 19 h na minha cidade e não estava completamente lotado, como é a estréia dos filmes de Hollywood. Mas ainda assim estava com um público bom. Acredito que no sábado deve ter sido mais cheio. Durante essa semana saberemos como foi o público de uma maneira geral.

Mais uma vez o cinema brasileiro está de parabéns! Desde Cidade de Deus não via um filme tão bom feito por aqui!

Nenhum comentário: