segunda-feira, 3 de setembro de 2007

[CURTA-METRAGEM] Tarantino's Mind

Após trazer documentário, novela e HQ aqui p/o blog, continuando c/o nosso objetivo atual de, cada vez, mais trazer, p/vc que nos acompanha, assuntos diferenciados e comentários de qualidade, ligados à telinha, à telona e outras mídias correlatas, é chegada a hora dos Curta-Metragens!


Nessa estréia, desse formato tão importantes para o cinema e até p/a telinha, afinal muita gente começou e despontou após se destacar nesse formato, escolhi "Tarantino`s Mind" que tem direção e roteiro coletivo da 300 ML e produção da Republika Filmes. Tal curta ganhou o Prêmio do público no Festival Internacional de Brasilia, 2006 e, recentemente foi "re-apresentado ao mundo", no "Festival Internacional de Curtas de São Paulo".



Roteiro: 300 ml
Fotografia: Vitor Amatti
Direção de arte: Cassio Amarante
Montagem: Marcelo Moraes
Elenco: Seu Jorge, Selton Mello

Para se ter uma melhor idéia do que vcs irão ver,logo abaixo, leiam o que fala, a respeito da obra, em seu ótimo blog, a jornalista Bianca Kleinpaul:
Mas como ia falando... os curtas brasileiros!!!. "Tarantino's mind" tem direção e roteiro coletivo da 300 ML e produção da Republika Filmes. Lembram de "Coffee and cigarrettes", de Jim Jarmush? Pois agora é batata-frita, chope e um diálogo hilário entre Selton Mello e Seu Jorge num bar de São Paulo. Como os dois já se transformaram personagens de si mesmo é difícil disassociar aquela conversa toda das duas figuras. O papo é sobre Quentin Tarantino e o que se passa na cabeça de uma das mais importantes figuras do cinema americano atual. Selton resolve revelar uma tese sobre o diretor americano, em que todos os personagens criados por ele têm uma ligação em seus vários filmes. A Noiva de Uma Thurman, por exemplo, é a mesma louca de "Pulp fiction". Lembram quando Vincent Vega (John Travolta) pergunta sobre o trabalha dela? "Facas", responde Uma. E em que A Noiva é especializada? Facas!

E a tese de Tarantino que "Top Gun - Ases indomãveis" não passa de um manifesto gay? Hilário.

Assim transcorre o filme. Seu Jorge faz Seu Jorge que só escuta e rebate com teses ou dúvidas tão "profundas" quanto as de seu colega de mesa. Pena que o filme está fora da mostra oficial para o público. A organização poderia mudar isso e incluir o curta antes de alguma exibição de longas brasileiros fora de concurso. Vamos ficar na torcida. Enquanto isso, aguardo ansiosa ver Selton no festival atrás das câmeras no curta "Quando o tempo cair", com o eterno Zé Bonitinho em papel dramático, e como ator no longa "O cheiro do ralo", dirigido por Heitor Dhalia e baseado no livro de Lourenço Mutarelli. Garantam seus ingressos já!


Comentários:
Diante de tudo que postei acima, tenho certeza que vcs já devem ter uma idéia do que irão ver (sim, ver, pois o curta, está no Tinyurl, e já que está lá, e enquanto estiver lá, vcs poderão ver logo abaixo), porém mesmo com tais idéias preconcebidas, eu aconselho muito que vcs fiquem um tempinho por aqui e assistam o video, pois a discussão é realmente divertida e interessante (Aviso p/tirar as crianças da sala antes de clicar no play, pois os dialogos são bem "mesa de bar"), não vou falar, nem comentar muito, até pq o filme é curto (Talvez por ser um Curta né... Dããã hehehe), maaaaaaaaaaaas quem quiser trocar idéias à respeito da teoria e dos comentários da dupla, comente abaixo e, caso existam, ou conforme forem existindo, comentários, eu irei interagir e trocar idéias...
Por fim... Fim!
Fiquem com o filme!!
Ultreya!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito bom o Curta...

Toda a "teoria da conspiração" criada pelo Tarantino, da cabeça do Selton Mello foi bem interessante...

E os dois na mesa do bar estavam ótimos...

Abraços...

Um Mero Espectador disse...

Sim, sim hehehehe
Faltam alguns filmes, mas a teoria é bem interessante mesmo!

Mas vamos combinar que o Seu Jorge até tentou indicar um participante aqui p/o Joguinho dos Clones", mas o Federer definitivamente não é parecido com o Tarantino, logo não os coloquei... Espero que o Seu Jorge não pare de nos visitar hehehe