domingo, 23 de setembro de 2007

[Prison Break] 3x01 - Orientación

Uma coisa que sempre me atiça a curiosidade é conhecer os lugares onde há as filmagens dos filmes, séries etc, principalmente quando não são em estúdio. Eu às vezes passava um tempo viajando no Google Earth vendo os lugares onde filmavam filmes e outros seriados da TV. Lembro que tentei achar o local da gravação de LOST no Hawai, mas não consegui.


Indo ao encontro dessa curiosidade de alguns (e tenho certeza que não sou o único), o pessoal do site canadense de Prison Break disponibilizou os locais por onde os foragidos passaram. Para quem curtiu a Segunda Temporada da série é um prato cheio! Há os locais que aparecem em cada episódio da segunda temporada!

Além do rastro dos fugitivos, eles também fazem um tour pelas prisões mais famosas do mundo! Muito legal!




Voltando ao 3x01 - Orientación...

De volta à estaca zero! (Ou seria à estaca -1?)


Começa a terceira temporada de Prison Break com uma aparente inversão de papéis. Agora Michael está preso e Lincoln livre tentando ajudar o irmão a sair. Como Lincoln não foi o engenheiro responsável pela reforma da cadeia de SONA, está tentando tirar o irmão de lá pelos meios legais, ao invés de entrar lá dentro e tirá-lo.

O primeiro episódio começa com uma mulher misteriosa, que nunca tinha aparecido na série (na verdade me lembrou aquela mulher que trabalhava para a companhia, mas eu não posso assegurar que é ela - alguém pode dizer com certeza baseado nos episódios da segunda temporada?)

Também é mostrado o "cotidiano" de SONA, uma prisão diferente de qualquer outra no mundo. Tempos atrás houve uma rebelião tão forte em SONA, que a polícia deixou de interferir dentro da prisão, fazendo apenas o serviço de guarda fora dela, para evitar fugas. Assim, o controle da carceragem ficou todo a cargo dos detentos, que possuem um chefão. Ainda não sabemos seu nome, mas esse chefão leva uma vida boa... tem TV de plasma no seu apartamento (de onde deve ter visto na CNN a fuga de Michael) e recebe visitas de mulheres vestidas de freira, mas que não tem nenhuma intenção de rezar com ele... E esse chefão não foi com a cara do Scofield, principalmente pela fama de Michael ao fugir de Fox River.

Além do Michael, o agente Mahone, o Bellick (que pelo visto tá só se dando mal!) e o T-Bag estão na mesma prisão.
Na cadeia, as regras de solução de problemas são bem simples: se alguém possui algum problema com o outro, eles se enfrentam, sem armas.
Com essa idéia, os opositores de Scofield armam de um homem enfrentá-lo. Com a ajuda de Mahone, que mata o sujeito, Scofield se safa, mas os problemas com certeza não vão parar por ai.


De uma conversa do Mahone com o Scofield, a gente já consegue entender o que acontece no final do episódio.

Lembram-se de uma conversa daquele japonês da segunda temporada com o senhor idoso que nunca falava, só escrevia? Eles tiveram uma conversa num barco onde esse senhor falou. E ele perguntou ao japonês o que ele sabia de SONA. Quando o Michael foi parar em SONA, eu imaginei que o velho já tinha em mente prendê-lo lá porque era uma prisão onde ele certamente iria morrer ou algo do tipo. Mas parece haver mais por trás dessa história.

Um homem procura Scofield para oferecer ajuda numa possível fuga. Michael se nega. Mais tarde, é revelado pela mulher misteriosa a Lincoln que o filho dele, LJ, e a Sara Tancredi (apesar de em nenhum momento mostrar a Sara) estão sendo mantidos reféns até que Michael ajude uma pessoa a fugir de SONA. Essa pessoa é o homem que se esconde atrás das paredes no subsolo da prisão e que manda bilhetes para fora da prisão.
Ou seja, Michael está ali não pela sorte do destino, mas sim porque a companhia o quis lá para fazer a fuga de um homem que se esconde em SONA.

O que querem dizer os bilhetes (o que Scofield e o homem morto carregavam dizia "Versailles 1989 V. Madrid"), quem é o homem (cujo nome é James Whistler) que se esconde em SONA e qual a relação disso tudo com a companhia (que já foi adiantada pela conversa entre o Michael e Mahone e pelo japonês e pelo senhor da segunda temporada) só saberemos nessa terceira temporada.


E vejamos o que o episódio de hoje poderá nos ajudar nessas questões!

Quem será essa mulher?

E esses dois, vão agir juntos para sair de SONA?


O que quer dizer esse bilhete? Mais um mistério da terceira temporada!


E por fim, quem é esse James Whistler?


Nós aqui do comentários em série decidimos que dividiremos os comentários de Prison Break, a exemplo do que já acontece com Dexter e semelhante ao que acontece com Lost, Heroes e até House (onde os comentaristas, eu me incluo, sempre por questões de tempo, mantiveram as prioridades em relação aos comentários, mas liberaram as postagens de notícias e spoilers também para todo o restante do grupo).

Eu, como fã da série e alguém que entende muito bem como é estar sem tempo, me prontifiquei a ajudar o comentarista Antônio e vocês, leitores e fãs do Blog, e comentarei junto com ele a série a partir dessa temporada. A partir de agora, vocês fãs da série terão sempre duas opiniões para ler aqui no blog.





Vamos aos meus comentários do primeiro episódio:

Achei o episódio bem mais ou menos. A idéia de ter que organizar uma nova fugaum pouco idiota, mas ao menos pode gerar algo melhor do que boa parte da segunda temporada, se bem executada. O preso misterioso já institui um prazo através de seus comparsas, então provavelmente não vamos ficar a temporada inteira esperando a fuga acontecer. Momentos tensos como os da primeira temporada já estão de bom tamanho.


Bellick na p
risão não foi uma grande surpresa, já que a possibilidade estava aberta desde o final da temporada passada quando Scofield viu alguém muito parecido com ele no corredor. Mahone ajudando Michael era esperado, clichê até. Achei curioso T-Bag dar uma de puxa saco, não esperava que ele fizesse isso. Acho que ele planeja algo, há de se esperar para ver o que acontece.

Lincoln é uma negação do lado de lá. Ele não tem a mínima idéia do que fazer. A atriz que interpreta a Sarah estava grávida no final da temporada passada (não sei se ainda está), acredito que é por isso que ela está afastada. Bom, no final esse episódio, apesar de não passar de mediano, abriu possibilidades para coisas melhores no futuro. Espero que isso realmente aconteça.

Allan

Nenhum comentário: