segunda-feira, 15 de outubro de 2007

[Dexter] 2x03 An Inconvenient Lie

Quando eu penso que Dexter não poderia ser mais profundo ou genial, lá vem um episódio desses para mostrar que sim, é possível.

Tudo começa com Rita no pé, Debra na cola, Angel na equipe, Masouka firme e forte e, é claro, Doakes como sempre, o mesmo. Enfim, tudo normal.

Dexter

O novo projeto de Dexter não chega a empolgar. O vendedor de carros é banal, assim como a sua peruca ridícula. Mas a conversa que eles tem é eloqüente o bastante para Dexter perceber o quanto é importante, mesmo, ter uma conexão, um pé na humanidade. E isso ele procura todo o tempo. E estabelece com Rita, as crianças, Harry, Debra. Mesmo que ele tenha "inveja" do tal vendedor, de fala macia, argumentativo, acaba levando o carro, aliás, uma van, não pela argumentação em si, mas pela necessidade de se conectar com algo que já tem e não deseja perder: Rita e as crianças.

Entrar no Narcóticos Anônimos foi uma grande coisa para ele. Livrou-se de Doakes, falou sobre seu passageiro negro, ganhou uma "amiga" que compreende essa obscuridade, Laila (ou Lyla, não sei como se escreve, espero a legenda dos Psicopatas para tirar esta dúvida), o respeito e ciúmes de Rita, que, rá, viu como não é fácil manter um homem como Dex assim, desse jeito :P Triângulo amoroso o espreita. E estou curiosa para saber o quanto Laila poderá enxergar em Dex.

Reprodução

Há cenas particularmente hilárias. Como a abordagem de Dexter a potencial vítima do vendedor. Direto, metódico, quase uma paquera, mulheres adoram auto-confiança. O seu momento desabafo no NA também é bacana, todos aqueles afagos, aquele calor humano.E é claro, Doakes o libertando, pensando que é um viciado e, assim, tudo faz sentido. Doakes deve ter gostado de sua conclusão, de estar certo...apesar de estar errado. A conversa que teve horas antes com Dex foi muito mais próxima da verdade do que tudo. Interessante este jogo de "terrível mentiroso e bom mentiroso".

Mas eu gostei muito da cena de Dex com o agente especial. Entre eles, apenas os frios cadáveres desmembrados e uma boa conversa sobre motivação. Matar com ritual é um ato racional, com motivação que, as vezes, não é clara. Ok, muitas vezes. E justamente Debra descobre a motivação maior do açougueiro.

A maioria dos Serial Killers são caras até legais, bem apessoados, com uma vida "normal". Os vizinhos sempre vão lembrar como "um cara tranqüilo, nunca deu trabalho, nem fazia barulho" "colocava o lixo na rua", "ajudava os velhinhos". E eles matam com um objetivo quase divino. Punir alguém. Fazer justiça. As pessoas mereceram.Essa é a motivação que encontro em vários. Cinema, livros, vida real...

LaGuerta pavimentando a sua volta. Claro, um pouco de charminho com o capitão não faz mal. E não se pode confiar nele. A nova chefe não tem o jogo de cintura para lidar com a imprensa e nem com a sua equipe, e muito menos com a sua vida pessoal.

Esse foi um episódio sobre mentiras, sobre mentir,sobre máscaras, perucas :P Mas é incrível como aquele fragmento bíblico fez efeito a: " a verdade o libertará". Está certo que Dex não falou toda a verdade, mas ficou próximo, perigosamente próximo.


Danielle Mística