sexta-feira, 12 de outubro de 2007

[PRÊMIO] LOST e Criminal Minds concorrem ao "Excellence in Television Awards!"

Pois é, pois é, pois é, em tempos de Capitão Nascimento pra cá, "Batismo de Sangue" pra lá, nada mais batuta do que olhar filmes e seriados que levam o tema "tortura", a sério... Pensando exatamente nisso, vi no blog parceiro Islote Perdidos, que o Grupo Human Rights First, criou o prêmio: Excellence In Television Awards, o qual será dado para a série (dentre as 5 indicadas) que melhor e mais seriamente tratou, em um de seus episódios, o tema Tortura. É interessante citar também, que os organizadores do prêmio, citam como contra-ponto a', já esperada 24H e, a esquecida (que preciso vir comentar a temp 2) Sleeper Cell.

O Resultado sairá no dia 15 de Outubro (no "Annual Human Rights Award Dinner" em Nova York) e, os indicados, as séries que estão concorrendo (e seus respectivos episódios) são:



LOST
(Episódio "Enter 77")

Nesse episódio, Sayid tem de tomar uma decisao. Ele deve decidir se tortura ou não, um homem que poderia ter informacoes que salvariam vidas?
O episódio é construido em torno de uma serie de flashbacks de uma época onde Saiyd confronta uma mulher que havia torturado no passado. Ele explora problemas não muito vistos na tv , tais como , o que acontece entre o torutrador e a vitima após os momentos de violencia...
E ele chega a uma conclusao: em situacoes onde a lideranca é pobre ou ausente, até pessoas boas utilizarao da tortura para obter informacoes.


CRIMINAL MINDS
(Episódio "Lessons Learned")

Esse episódio apresenta a reviravolta da "bomba relógio" visto em muitos programas. Ao inves de torturar o prisioneiro que poderia ter informacoes para parar um bomba biologica, Jason Gideon conversa com ele.
Durante o processo, ele, com suas técnicas psicológicas, consegue descobrir mais do que havia sido feito pela CIA em semanas. O episódio conclui que taticas sofisticadas podem revelar mais informações do que abusos e violências.


THE SHIELD
(Episódios: "Back to One" e "Chasing Ghosts")

Vic Mackey, um policial vingativo, tem um problema. Ele esta torturando o cara errado porque tem absoluta certeza que o cara matou seu ex-parceiro. O episodio apresenta o que pode dar errrado quando taticas abusivas são usadas.
E a história segue quando Mackey descobre que teria realmente torturado o cara errado. Mesmo com a violencia encontrada no programa, tal seriado trata deste assunto complicado, de forma crua e realistica.





BOSTON LEGAL
(Episódio: "Guantanamo by the Bay")

Nesse episódio, Alan Shore tenta fazer justiça em prol de seu cliente (um médico professor de Harvard) que foi confundido como sendo terrorista, e mandado para a prisão de Guantanamo.
Vale destacar que muitos dos abusos que o médico sofre em Guantanamo (stress, insonia e humiliaçnao sexual) são acusações que o próprio EUA enfrenta, na vida real, de seus prisioneiros políticos.


THE CLOSER
(Aqui, o seriado foi indicado, não por um episódio especifico, mas sim por uma de suas personagens, me refiro a Brenda Johnson)

A personagem Brenda Johnson faz interrogatorios. Ela não usa de tecnicas abusivas, mas sempre faz suas "vitimas" falarem. Em quase todos os episódios, Johnson encontra uma situação onde sempre prova o quão efetivo pode ser usar sua cabeça, ao inves dos punhos.




Comentários e observações:

- No site do prêmio, vcs podem ver os videos de todos os indicados;
- Eu estou torcendo para "The Shield" (seriado que eu amo e, ao contrário dos outros quatro, não foi demagógico ou politicamente corretinho....) ;

- Atacar 24hrs e Sleeper Cell, é tão lugar comum, como perguntar a tais atacantes, como eles agiriam no lugar dos personagens principais desses seriados, logo, nada mais comento acerca dos ataques, até p/não cair no mesmo erro, mediocre, de fazer tais perguntas...

- As traduções resumidas foram feitas (e eu agradeço muito) pelo comentarista Fuzii (que, todo atrapalhado e ocupado, quando eu fui enchê-lo hehhehehee, precisou sair correndo após fazê-las e, quem sabe venha comentar algo, ou dizer em quem ele votaria, futuramente...
- Sem mais... Aguardemos dia 15!

Fui!!

2 comentários:

e.fuzii disse...

Por ser a única que assisto, torceria por Lost...
Mas pelos resumos, e por já ter ouvido falarem bem desse episódio, acho que a grande favorita é Boston Legal pela discussão sobre os presos de guerra dos EUA.

Daniel Vaz disse...

tortua de lost é tão fraquinha, tadinha!