quinta-feira, 1 de novembro de 2007

[HEROES] Masi Oka será embaixador do projeto "One Laptop per Child"

Indicado para o Emmy e para o Globo de Ouro, Masi Oka agora será embaixador global do One Laptop per Child (OLPC, "Um Laptop para cada Criança"), uma organização sem fins lucrativos iniciada em 2005 com a missão de fornecer meios para o aprendizado de aproximadamente dois bilhões de crianças de países em desenvolvimento e de crianças com pouco ou nenhum acesso a educação. Nesse novo papel, Masi irá aparecer anúncios - tanto online quanto na tv - que irão promover a importância de fornecer às crianças formas e aprendizado e acesso à internet.

“Fazer parte de um esforço global que está possibilitando que crianças aprendam, desenvolvam-se e tenham melhores oportunidades é tremendamente gratificante e importante pra mim. Estou muito animado com a oportunidade de representar o One Laptop per Child e poder fazer do amor que tenho pela educação e pela tecnologia uma ferramenta. Estou certo que é muito importante possibilitar o acesso à educação para todas as crianças.” Masi Oka

One Laptop per Child é uma organização sem fins lucrativos criada por Nicholas Negroponte (professor do MIT) com o objetivo de projetar, fabricar e distribuir um computador que seja barato o suficiente para que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento e às novas formas de educação. Os Laptops XO têm programas open source* e autonomia energética para que possam ser operados por crianças. A rede Mesh irá fornecer acesso à internet. A meta é que cada laptop custe US$100 (atualmente, em torno de R$180). Os Laptops XO serão vendidos aos governos e distribuídos às crianças pelas escolas.

Fonte: Business Wire

********************

Já tive a oportunidade de ver um modelo do laptop e achei fantástico. Um laptop com Linux, com softwares e jogos educativos (enciclopédia, mapas e dicionário, por exemplo), e com acesso wireless à internet. Além disso é à "prova de crianças", ou seja, adaptado à falta de cuidado dos pequeninos.


O Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS também já realiza estudos de avaliação tecnológica e pedagógica com o Laptop OX. Saiba mais no site Um Computador por Aluno.


Tatiane
tatiane@tatianeps.net

Nenhum comentário: