sábado, 17 de novembro de 2007

[LOST] O que ainda não sabemos

Na iminência de uma nova temporada de Lost, tudo que os fãs podem fazer, além de acompanhar spoilers, as notícias sobre a indesejável, porém necessária, greve dos roteiristas de Hollywood, e torcer para que ela acabe logo, a fim de que fiquemos livres da ameaça de só assistirmos 8 episódios da série em 2008, é fazer um apanhado do que foi mostrado/revelado até aqui, e pensar no que ainda falta descobrirmos a respeito da complexa trama envolvendo os sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Airlines, e suas vidas na Ilha cheia de mistérios.

Foi pensando justamente na necessidade de uma recapitulação dos fatos mais significativos da série durante as últimas 3 temporadas que eu fiz o guia "LOST: O que sabemos até agora". Mas, ele ficou incompleto, não só pela falta de informações que nos serão entregues ao longo das próximas 3 temporadas, mas também porque eu havia prometido um apêndice, que só agora estou postando por aqui. Faltou sabermos o que ainda não sabemos. E, acreditem, pode ser bem mais do que vocês se lembravam.

Portanto, sem mais enrolação, vamos às perguntas que ainda precisam ser respondidas, separadas em categorias de assuntos:


1 - O Monstro: O que é e qual sua real função?
2 - Os poderes de Walt: Quais são exatamente? Como os adquiriu? Qual é sua ligação com a Ilha? Existe alguma relação entre seus poderes e a estranha e enigmática morte de sua mãe? Michael é seu verdadeiro pai?
3 - O poder de cura da Ilha: Como exatamente a Ilha cura? Quais os critérios de escolha entre uma pessoa e outra? Por que Ben não foi curado de seu câncer?
4 - Adão e Eva: Quem são e qual é a origem dos cadáveres? O que são e qual é o significado das pedras branca e preta que estavam com eles?
5 - Cadáveres DHARMA: Como os cadáveres de membros da Iniciativa DHARMA foram parar na caverna do urso polar?
6 - Os planos de Radzinsky: Por que motivo ele editou o vídeo Orientação da Estação Cisne? Por que escondeu um de seus fragmentos em um baú dentro da abandonada e inacabada Estação Flecha? Foi ele também que deixou o rádio transmissor por lá? E o olho de vidro?
7 - Quem foi Mikhail: Ele é o dono do olho de vidro encontrado na Estação Flecha? Afinal, ele sempre foi membro dos Outros, ou um membro da DHARMA que se rebelou?
8 - A origem dos Outros: Quais de seus membros são ex-integrantes da DHARMA? Quais são membros dos "Outros Originais" (Hostis)? Quais foram trazidos para a Ilha depois da Purgação?
9 - O "Incidente": O que foi o "Incidente" citado pelo Dr. Marvin Candle no vídeo Orientação da Estação Cisne? Ele teve relação com o eletromagnetismo, com o monstro de fumaça (Cerberus System) ou com a Purgação? Foi durante ele que Marvin Candle/Wickmund perdeu seu braço esquerdo? Marvin Candle foi Montand, o companheiro de Danielle Rousseau que perdeu o braço no Território Negro? Este fato também está ligado ao "Incidente"?
10 - Os líderes dos Outros: Quem era o líder dos Hostis antes de Benjamin Linus assumir a liderança? Richard Alpert? Como Ben se tornou seu líder? Por qual motivo? Seria por ele ser o único capaz de ver e ouvir Jacob? Jacob sempre comandou os Outros? Ele já se manifestava antes de Ben passar para o lado dos Hostis?
11 - Jacob: Quem e o que é? Como ele passou a ditar as regras dos Outros? O que os levou a nutrir respeito e admiração por ele? Por que Ben é o único capaz de vê-lo e ouvi-lo? Quando ele foi visto e ouvido por Ben pela primeira vez? Por que ele vive na cabana abandonada? Que substância é aquela que cerca o lugar onde mora, e qual é seu exato efeito sobre ele? Por que John foi capaz de vê-lo e ouvi-lo? O que motivou seu pedido de ajuda? Quais são exatamente seus poderes? Qual sua real ligação com a Ilha? Ele é uma manifestação da Ilha? Ele tem alguma ligação com o monstro de fumaça, os sussurros, e os "fantasmas"?
12 - Locke, Mr. Eko, Desmond e a implosão da Cisne: Como os três sobreviveram à implosão da Estação? Por que Desmond reapareceu sem roupas? Ele realmente voltou ou avançou no tempo? Como? Por que razão? Ele já possuía seus dons pré-cognitivos antes de chegar na Ilha? Por que a maior parte de suas premonições tinham ligação com Charlie? Ele, de alguma forma, alterou o passado, permitindo que Penny soubesse os meios exatos dos quais fazer uso para encontrá-lo na Ilha?
13 - A causa dos acidentes na Ilha: Como o Black Rock foi parar no meio da Ilha? Por que o corpo de Magnus Hanso foi enterrado próximo a ele? Como o avião nigeriano foi parar na Ilha? O que causou a queda do helicóptero da Naomi? E a queda do balão de Henry Gale? E o acidente com o barco de Desmond?
14 - Henry Gale: Quem era? Por que ele estava em um balão da Widmore? O que exatamente ele fazia antes de cair na Ilha? Seria ele mais um dos atletas concorrentes na corrida de volta ao mundo patrocinada pelas Indústrias Widmore?
15 - Os habitantes originais da Ilha: Qual a origem do pé de 4 dedos? Ele fazia parte da estátua de quem? Teria alguma ligação com o templo onde os Outros acamparam após abandonarem seu quartel?
16 - Os sussurros: Qual é sua origem? Teriam eles alguma ligação com aqueles ouvidos por Jack no "comunicador quebrado" da Estação Hidra? Eles têm alguma ligação com o monstro de fumaça, Jacob, os "fantasmas"?
17 - A doença: O que é a doença citada por Rousseau, que infectou seus companheiros? Quais são seus sintomas? Ela tem alguma ligação com a "doença das grávidas"?
18 - Os cadáveres desaparecidos: O que aconteceu com o corpo de Cristian Sheppard? Ele realmente estava morto? E o corpo de Yemi? Existe alguma relação entre o sumiço dos corpos e o monstro de fumaça? Qual seria?
19 - Jack no bambuzal: Como Jack foi parar no meio de um bambuzal após a queda do avião? Por que ele era o único que despertou lá?
20 - A Caixa Mágica: Exatamente a que Ben se referia quando falou sobre a "caixa mágica" da qual saía qualquer coisa que alguém pudesse imaginar?
21 - Danielle Rousseau e sua gravidez: Como ela sobreviveu ao parto de Alex, sem ser afetada pela "doença das grávidas"? Como se deu o seqüestro de Alex pelos Outros? Teria ela passado por situação semelhante à de Claire, quando esta foi levada à Estação Caduceu (Médica ou Staff)?
22 - Claire, a gestante sobrevivente: Ela sobreviveu à "doença das grávidas" graças ao tratamento dado por Ethan, ou por outro fator ainda não revelado?
23 - A doença das gestantes: Por que a Ilha afeta as grávidas que lá conceberam?
24 - Os suprimentos: Quem continua mandando os suprimentos para a estações da DHARMA? De que forma eles tão entregues? Como entram na Ilha sem que sejam afetados por seja lá qual força provoca os acidentes?
25 - A Iniciativa DHARMA nos dias de hoje: Ela ainda é tida como ativa? Ainda é subordinada à Fundação Hanso? O mundo exterior ainda pensa que a Ilha está sob controle da DHARMA? Se sim, por qual motivo?
26 - As coordenadas da saída: O que tinha de tão especial nas coordenadas fornecidas por Ben a Michael para que ele e Walt saíssem da Ilha? Eles realmente conseguiram?
27 - Naomi e sua equipe: Pra quem Naomi trabalhava de fato? Quais são seus objetivos ao encontrarem a Ilha? Eles têm alguma ligação com as Indústrias Widmore, Penny, ou a Fundação Hanso?
28 - Os "brasileiros" da Antártida: Eles trabalham somente para Penny, ou fazem parte das Indústrias Widmore? Eles têm alguma ligação com a equipe de Naomi?
29 - O pai da Sun: Ele tem alguma ligação com a Fundação Hanso ou as Indústrias Widmore?
30 - Libby: Quem foi ela? Como foi parar no instituto para doentes mentais onde estava Hurley? Quem foi David? Ela tem alguma relação com as Indústrias Widmore ou a Fundação Hanso?
31 - O vidente australiano: Ele realmente previu alguma coisa quando advertiu Claire sobre a importância de ela criar seu filho? Ele tinha alguma ligação com a Fundação Hanso ou as Indústrias Widmore?
32 - Os Outros e o mundo exterior: Como, exatamente, os Outros obtêm recursos e pessoal do mundo exterior? A Mittelos Bioscience é sua única fachada? Eles mantém alguma relação com a Fundação Hanso ou a Widmore?
33 - Os seqüestros: Qual o interesse dos Outros em crianças? Qual o critério que eles usam para classificar as pessoas entre "boas" e "más"? Eles fazem lavagem cerebral somente em algumas delas, ou em todas as seqüestradas?
34 - O significado real dos números: A quais valores, exatamente, os bad numbers se referem? Ou melhor, quais variáveis da Equação Valenzetti cada um deles representa? Qual sua exata influência no destino dos sobreviventes do vôo 815 antes de caírem na Ilha (se é que existe)?
35 - Chuvas repentinas: Qual é a exata causa das chuvas repentinas na Ilha? Por que sempre ocorrem em momentos específicos, sejam eles reveladores ou dramáticos?
36 - O vulcão: Onde ele fica? Ele realmente está inativo?
37 - O "outro" vôo 815: Qual é sua origem? Quem estava nele? O que causou sua queda? Houve influência da Fundação Hanso no acidente?
38 - Os Hostis: Qual é sua origem? Eles sempre viveram na Ilha? Conhecem todas as forças que atuam sobre ela? Por que aceitaram Ben como seu líder? Existe outra facção deles, não-submissa a Ben?
39 - A Iniciativa DHARMA e a Ilha: Como a DHARMA descobriu a existência da Ilha? Quando isto ocorreu? Qual o papel de Magnus Hanso nisto tudo? Que fim levou os DeGroot? Quais descobertas a Iniciativa fez durante suas pesquisas na Ilha, antes da Purgação?
40 - A Ilha: Quais são as propriedades especiais que ela possui, além da anomalia eletromagnética? O que a torna capaz de curar doenças e ferimentos de natureza irreversível (câncer, fratura vertebral e infertilidade)? O que faz com que ela afete mulheres grávidas? O que gera tantos acidentes envolvendo aviões, veleiros, navios, balões e helicópteros? Qual é sua origem e sua história? O que exatamente impede que ela seja localizada pelo mundo exterior?

Agora é ficar a torcida para que os roteiristas da série dêem conta de responder essa "singela" lista de perguntas.
E pra quem chegou agora, e ficou curioso pra conferir o guia que escreve há 4 meses atrás, segue abaixo os links para todas as partes dele:


Rodrigo "Wolv" Ferreira

15 comentários:

Unknown disse...

Oi camarada,

Li por cima mas volto para ler tudo com calma.

So tenho uma resposta até agora, sobre o corpo do Yemi.

Mister Eko o queimou dentro do avião, quando Charlie o levou até lá. O corpo estava dentro do aviaão e Eko o reconheceu pela correntinha, depois botou fogo no avião com a gasolina do mesmo.

Abraços

Anônimo disse...

"a indesejável, porém necessária, greve dos roteiristas de Hollywood"...

Por que "necessária"?... Ainda mais pra nós, que não temos absolutamente nada a ver com essa guerrinha de ganância...

Os roteiristas, por exemplo, ficam tentando passar a falsa imagem que nao ganham nada com a venda de DVDs ou com os downloads PAGOS dos filmes e seriados, quando nada disso é verdade!

Eles só nao ganham quando a rede de tv disponiliza os downloads de graça na internet (para evitar perder o publico que eles JA TEM hoje para os programas P2P gratuitos)... Mesmo assim os roteiristas estao querendo ganhar dinheiro nessa hora tambem... Isso é "necessario"?...

Nao sei a resposta, mas certamente ela nao é tao limpida e clara assim, nao...

[ ] Rubens

Um Mero Espectador disse...

Rubens,

Embora eu seja, por definição contrário a todo e qualquer tipo de greve que gere efeitos em terceiros, que nada tem a ver com o assunto (e portanto sou contrário a esta greve TB, ou pelo menos, ao formato dela...)

Devo dizer que é limpido e claro sim, alias matematica e logicamente necessário, só não o é para pessoas que (por exemplo) entendem que o Luciano Huck merece ter seu rolex roubado, só pq tem dinheiro...

O ponto não é se os roteiristas ganham mal ou bem, se eles tem dinheiro ou não, dane-se que eles sejam milionários, ótimo para eles!!! O ponto é que eles trabalharam (num "robaram", num "assartaram", num "estruprarom") e, se trabalharam merecem ganhar pelo trabalho...

Esse problema ocorre muito com dubladores, muitas vezes, com atores / reprises indiscriminadas, com músicos / gravadoras / direitos autorais autores de livros e por aí vai...

Enfim, é um problema clássico e podre, em que os "SISTEMA", usa os artistas (leia de forma ampla o termo) e sempre arruma um jeito de ganhar dinheiro sem distribuir igualmente o ganho...

Logo meu caro, é necessária sim!

Maaaaaaaaaaaas volto a dizer, sou contrário à forma como ela está sendo feita, por isso que nem estou escrevendo muito a respeito.

[ ]s

e.fuzii disse...

Eu já estou cansado dessa discussão sobre greve, mas só gostaria de lembrar que firmar um acordo agora é ficar vinculado a isso pelo tempo de vigência do contrato. Não sei quanto tempo é, mas não importa. O problema é que a comercialização pela internet e o próprio streaming com merchandising deve crescer e os roteiristas nada ganhariam com isso.
Ao ler vocês falando assim, dá até pra acreditar que os roteiristas sejam milionários mesmo... Mas nem é uma questão de ter dinheiro, até porque a briga na verdade é exatamente para quem não tem condições tão favoráveis na indústria.

e.fuzii disse...

Sobre o post, eu acredito pouco nos roteiristas de Lost. Nem em relação a sua compentência, mas nunca achei que eles tem em suas mãos a mitologia da série.

Então, acredito que algumas das questões levantadas pelo Wolv provavelmente serão tratadas de forma rasa, como as propriedades da Ilha, ou serão resposta do tipo "porque Deus quis", como a implosão da Cisne.

Mas bom, eu não vejo problema, porque essa nem é a principal razão que assisto Lost mesmo...

Anônimo disse...

No caso da TV, a questao é simples: a TV tem perdido audiencia. Antigamente uma serie gerava, digamos audiencia de 17 milhoes de pessoas. Hoje o mesmo trabalho só gera 15 milhoes. Logo, o trabalho dos roteiristas tem gerado um retorno MENOR para as emissoras.

Para voltar aos mesmos 17 milhoes "de sempre", o que as tvs estao experimentando fazer hoje? Permitir o donwload/streaming GRATUITO dos seriados. Nao ha lucro com esse tipo de negocio, ao menos ainda.

E é sobre isso que os roteiristas querem percentagem (porque quando os downloads sao cobrados, como no caso dos downloads pagos do iTunes, eles ja recebem um percentual).

Essa demanda deles é tao limpidamente clara como "necessaria"? As TVs com menos audiencia, e os roteiristas ganhando mais por isso?

Se esses downloads ainda fossem audiencia EXTRA, para somar à antiga audiencia, eu concordaria, mas sequer se trata disso, para as emissoras se trata de manter a mesma audiencia de sempre, de manter o lucro (nao de aumentar o lucro).

[ ] Rubens

Celia Kfouri disse...

Deixando a greve pra outro post, parabéns pela compilação, Wolv!
Além de eu não imaginar a resposta para quase nenhuma das perguntas (sim, o Davi tem toda razão em relação a Yemi), eu desconheço algumas das perguntas!
Que vulcão??
Que cadáveres em que caverna do urso polar??
(Acho que preciso rever alguns episódios!)

De resto, dig que o Fuzii deve estar certo. As perguntas do Wolv são tão boas que não deverão receber respostas a altura.
Adoraria mas não creio que as explicações sejam com a clareza e a profundidade que esperamos.

Celia Kfouri disse...

Mais dois pontos a ressaltar:

Jack no bambuzal: eu acho que isso, que afinal é a abertura da série, tem muito mais importância do que se pode supor. Acho que a razão pela qual ele caiu na ilha separado do resto do grupo explicará muita coisa. E isso vem desde a famosa 'ultimate theory' (Ribas, cadê o link?? :D)
É uma imagem muito forte. A série começa com o olho do Jack se abrindo. Aí tem.

Outra coisa: Na sei daonde tirei isso mas hoje me surgiu a idéia de que as grávidas morrem/ as gestações não se concluem porque o tempo passa de forma diferente na ilha. Isso seria incompatível com o ritmo e o processo biológico do ser humano.
Viajei?

Rodrigo Ferreira disse...

Só comentando os comentários que realmente tem a ver com o assunto principal do post (nada contra o pessoal que usou o espaço pra discutir sobre a greve, mas eu, sinceramente, não estou a fim de me aprofundar neste assunto):

DAVI: a minha pergunta sobre o Yemi não se refere ao que aconteceu com o corpo do Yemi após o avião dele cair na ilha, mas após o Eko ir até o avião pela segunda vez, justamente depois de ter queimado o corpo, e não encontrar nem vestígio dele. Até ele se assustou quando não encontrou nada. E logo em seguida ele tem aquele encontro com o "irmão" no meio da floresta, usando as mesmas roupas desgastadas pelo tempo que o seu cadáver estava usando.

FUZII: eu também acho muito difícil que eles dêem conta de responder todas. Mas, ainda nutro um pouco de esperança de que a maioria delas serão respondidas, mesmo que indiretamente e de forma rasa. Já seria o suficiente pra que eu ficasse satisfeito.

CELIA: O vulcão foi citado durante a aula que o Ben assistia quando era criança. A professora falava de um vulcão que existe na Ilha, daí a amiguinha pergunta se o vulcão ainda estava ativo. Já os cadáveres na caverna do urso polar o Locke encontrou quando foi resgatar o Mr. Eko, logo após a explosão da Estação Cisne. Lembra que ele leva um spray de laquê, e espirra na frente de uma tocha, lançando um jato de fogo no urso pra espantá-lo?

E eu gostei da sua teoria sobre a doença das grávidas. Faz um certo sentido, e não é nada difícil que ela se encaixe à lógica adotada pelos roteiristas de Lost.

Daniel Vaz disse...

Eu gosto da idéia do Templo ser na verdade a estátua com quatro dedos que vimos no final da segunda temporada, ia ser bem interessante. Não que não seja interessante ser em outro lugar, até porque antes dela existir eles obviamente tinham um lugar para viver, mas se ela fosse oca, tivesse alguma entrada, ia ser massa.

Quanto ao corpo de Yemi, acho que ele sumiu da mesma forma que o corpo do pai do Jack sumiu. Eu acho que todas as pessoas que morrem na selva, onde o monstro tem acesso, estão sujeitos a isso. Agora, será que Ben alguma vez viu a imagem de seu pai?

Eu acredito, e muito, nos produtores. Assim como acredito que eles têm o esqueleto da série, este que foi pré-estabelecido. Eles falam que tudo que é colocado na série, é colocado com uma resposta, logo, se uma resposta já existe, não que ela precise ser ótima, mas satisfatória eu tenho certeza que é, muito longe de "Deus quis assim!". Eles colocaram o corpo de Roger, que em Tricia Tanaka is Dead era totalmente inútil, assim como a kimbi, episódios depois percebemos sua importância.

Os produtores falaram que a estátua tem mais de 50 anos, e com isso, pelo menos para mim, já prova que eles sabem o que estão fazendo, principalmente quando se trata da mitologia da ilha, sua história. O mistério que eu mais espero ver resolvido e que realmente espero por uma resposta bem fantástica, é a verdade sobre os hostis, habitantes originais da ilha.

Parabéns pela postagem, Wolv, muito bem escrito e concordo com cada uma das perguntas em cada um dos mistérios, se eles nos deram milhares de perguntas, então nós perguntamos as milhares de respostas. Daniel.

Daniel Vaz disse...

Comentando e complementando o meu comentário:

Uma coisa que notei, Ben nunca viu a imagem de seu pai depois de ter morrido justamente pelo corpo dele nunca ter sido "levado" pelo monstro. Ben foi considerado especial pelos "hostis" por ver a imagem de sua mãe que tinha morrido fora dela.

O esqueleto: Esse esqueleto tem um ínicio, meio e fim. Entre o ínicio, o meio e o fim eles iriam colocando peças embaralhadas. Entre o ínicio e o meio eles colocariam dicas que seriam tratados entre o meio e o fim. Entre o meio e o fim colocariam pontos culminantes de acontecimentos do ínicio da série.

Assim que eu acho que funciona.

Celia Kfouri disse...

Pois é, Wolv. Ach que a doença das grávidas deve ter uma expicação nesse sentido, sim.

Se não for abusar, vc lembra qual o número do episódio do resgate do Mr. Eko e que reaparece o urso polar?

Daniel Vaz disse...

Aliás, muito maneira a teoria da coemntarista Célia, sobre as grávidas. Juliet disse que o corpo das grávidas atacamo bebê como se fosse um corpo estranho. E se esse lance estranho de tempo na ilha funcionasse mais ou menos assim: O tempo na ilha passa muito mais devagar em relação ao tempo exterior; nove meses passados aqui fora, são os três trimestres passados na ilha? Ou ao contrário? Viajei? Hahá! Gostei!

Não querendo me intrometer mais já intrometendo: Episódio "Further Instructions - S03E03" ;)

Celia Kfouri disse...

TKS, Daniel! Vou rever o ep!

Rodrigo Ferreira disse...

DANIEL: Não acho que ela fosse oca, mas que seria bacana mesmo ter uma passagem secreta embaixo dela, que levasse a um templo subterrâneo, isto seria.

E eu concordo que certamente eles devem ter uma resposta a ser revelada, por exemplo, sobre a explosão na Cisne. Eles não criariam todo aquele mistério, e aqueles fatos tão estranhos envolvendo os três pra simplesmente largarem de qualquer jeito.


CÉLIA: sobre a sua teoria a respeito da doença, acho que ela pode ser melhor desenvolvida. Ficaria estranho se eles dissessem que este foi o único fator catalizador. Especialmente pelo detalhe relembrado pelo Daniel: os corpos passaram a considerar o feto um corpo estranho. Deve ter mais algum elemento que causa esse "estranhamento" do organismo da mãe. De repente alguma coisa que afete apenas o feto, modificando-o geneticamente, o que faria com que ele, de uma hora pra outra, fosse considerado "persona non grata" no útero materno.

E vale lembrar que os produtores já fizeram várias menções sobre o Aaron ter algum tipo de poder. De repente ele adquiriu este poder justamente por ter sobrevivido aos efeitos da doença.