sábado, 3 de outubro de 2009

[90210] S02E03 - Sit Down, You're Rocking The Boat

Por Rafael S


Reação. É o que move os irmãos Wilson nesse terceiro episódio da segunda temporada de 90210. Annie, depois de ser humilhada e desprezada por todos, decidiu dar o troco. E Dixon resolveu superar Silver e partir para outra (garota).

Já no primeiro diálogo que Dixon e Silver tem no episódio, fica explicitamente claro um dos motivos que minou o relacionamento: a grande incompatibilidade entre os dois. Ao rever a primeira temporada, fica claro que Silver era a mais empolgada com a relação, sempre tentando ao máximo trazer Dixon para seu mundo e seus gostos, como uma orgulhosa veterana apresentando novidades a um calouro. E isso sempre deixou o garoto desconfortável, pois aquela vida de bandas indie e filmes de terror não era a sua. E agora que o casal se separou, eles tiveram a oportunidade de falar um na cara do outro essas verdades. E antes que alguém não concorde com a constatação acima, não acho necessário haver uma compatibilidade de gostos para um casal se dar bem (pelo contrário, a coisa toda passa longe disso). Mas no caso dos dois, eles não souberam manter suas individualidades para si próprios, e foi aí que a relação começou a rachar. Com raiva de Silver, Dixon teve suas preces atendidas quando ao conhecer uma garota que tem exatamente os mesmos gostos que os seus. Sasha foi pouco explorada nesse episódio, servindo mais como um sempre sorridente objeto de desejo para Dixon investir, mesmo que emendando uma mentira atrás da outra para conquistá-la.

E quem diria que um episódio focado nele ajudaria Silver a crescer tanto! Abandonando a atitude de patricinha que predominou nesse início de temporada, vemos a casca rachar e a verdadeira Silver que todos conhecemos (e pela qual eu me apaixonei) aparecer aos poucos: inteligente, bem articulada e irônica. Claro que sua paixão (e atual decepção amorosa) com Dixon ainda a deixam pra baixo, mas é ótimo vê-la ressurgir as poucos. O modo como conduziu sua conversa com Sasha, concluindo com uma baita alfinetada no Dixon, foi espetacular.

E Annie, motivo de piadinhas por todo o colégio, brigada com os pais e abandonada pelas amigas, resolveu chutar o balde de vez. A gota d'água foi a indecisão de Liam em contar a verdade. E nesse ponto, ela está totalmente correta. A omissão do rapaz é patética, de qualquer jeito ele já está queimado com Naomi, então qual o problema de dizer a verdade e limpar a barra da Annie? E para desespero do rapaz, Annie resolveu seguir o ditado "Tá no inferno? Abraça o capeta!" e assumiu de vez a falsa fama que havia ganho. Eis que numa atitude totalmente inesperada, ela foi dizer na cara da Naomi que ela e Liam transaram sim, e muito e durante muito tempo já! Sem reação, Naomi só pôde sair chocada e sem dizer uma única palavra. Quem diria que veríamos Annie fazendo esse tipo de coisa? Ah, como o mundo dá voltas...



O troféu "momento aleatório" do episódio vai para a última cena de Liam, onde ele, transtornado, entra num galpão antigo e começa a revirar plantas e mapas. O que significou essa cena? Será que ele pretende montar uma armadilha a la Jogos Mortais para Annie por tê-lo desmoralizado perante Naomi?

E o que havia começado com um mero indício no season finale da primeira temporada, ganhou força agora: Harry e Kelly começaram a se aproximar demais, gerando desconfiança de Debbie. Será que os roteiristas irão investir nesse improvável romance? Kelly tinha tudo para ficar com Ryan, mas o professor parece completamente dominado por Jen, e Kelly não demonstra querer reconquistá-lo. Mas e quanto a Harry? Sempre tão seguro de si, parecia ser sempre o porto seguro da família, balanceando grande senso de justiça e um ótimo humor. Terá ele que carregar esse drama nas costas agora, e rachar a já fragilizada família Wilson?

Depois de um fofo pedido de desculpas, Navid volta a se aproximar de Adrianna, e tenta manter um convívio sem rusgas com Teddy. Só que o tenista é esperto e logo percebeu o que estava acontecendo. Então ganhou a simpatia de Navid com um discurso bem humilde (que pode muito bem ser mentira) e ainda por cima investiu para cima da Ade, que resistiu...mas até quando? Teddy é daqueles que gosta de jogar, dentro e fora das quadras, prevejo que ele aprontará muito ainda.



Sit Down, You're Rocking The Boat foi um episódio importantíssimo para a série. Começou a consertar Silver, deu novas perspectivas a personagens que andavam parados (Dixon, Harry, Debby) e o mais importante, marcou uma grande alteração de status quo entre Annie e Naomi. Os roteiristas parecem ter ouvido as reclamações e sugestões dos espectadores, pois essa temporada está mais afinada e promissora que nunca.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: