sábado, 17 de outubro de 2009

[Californication] 3X03 "Verities & Balderdash"

(Celia Kfouri)

A temporada prossegue e me parece que vai assumindo um ritmo diferente. É que agora sinto como se realmente uma história estivesse sendo contada. Uma narrativa mais linear e mais cadenciada vai se firmando, entremeada pelos absurdos que só mesmo 'Califa' tem peito pra mostrar. (Antes eu tinha a impressao de que a série pretendia simplesmente mostrar absurdos, que chocariam, provocariam reações de todo tipo, mas nunca mornas; e a narrativa era apenas um pano de fundo.)

E nesse fio condutor, Hank and Becca despontam, e Karen vai enfraquecendo. Mais um episódio em que ela nao aparece! Ou melhor, aparece apenas por instantes, num telefonema com Hank, e recebendo um outro suspeito telefonema!

Hank e Becca vao lidando como com as questões da adolescência dela. Ele tenta! Mas sua suposta modernidade nao dá conta e se tranquiliza ao sentir nela cheiro de pizza. (Pai é tudo igual e só vê o que quer.) Enquanto isso, ela vai ampliando suas experimentações com drogas e se ressente de sua parca experiência sexual.

As duas amigas.

O episódio girou em torno da questão do assédio sexual. A diretora e Hank, Hank e a aluna, Hank e a orientanda e, principalemente, Charlie e Sue!!

(Não me cansarei de perguntar, e perguntarei a cada episódio: O que aconteceu com Kathleen Turner??? Que tristeza!!)

Esses dois renderam, junto com Marcy, a impagavável cena do flagra: Marcy leva champagne para comemorar e pega Charlie 'dentro daquela mulher'. Cúmulo da humilhação e do constrangimento. Para ele!! E ao final ele paga o preço pela burrada, lamentando a chance que perdeu enquanto arruma sua cama na casa de Hank. Tá, deu dó. Ele não resistiu aos elogios da Sue que, num momento de retomada profissional, eram tudo o que ele precisava. Macaca velha essa Sue. (ai, hoje a Kathleen Turner parece mesmo uma macaca velha!)

Que situação!

E Hank é um cara muito legal mesmo. De coração enorme. Queria ressaltar o tanto que ele está sendo bacana com a Jill. Acho que ele se importa de verdade com ela, ele se preocupa. E isso me encanta e me surpreende, e me faz imaginar os rumos que poderiam tomar.

A-d-o-r-o esse sorriso dos dois!

Para completar, que raio de título é esse? Além de ser o nome de um álbum de um cantor obscuro para mim (Harry Chapin), é formado por palavras pouco comuns, que significam algo como 'verdades e bobagens'. Entao tá.
(Fotos: reprodução)



Celia Kfouri.
www.twitter.com/celiakfouri

Nenhum comentário: