quarta-feira, 28 de outubro de 2009

[Criminal Minds] 5x05 "Cradle to Grave."

Por Celia Kfouri

Não foi apenas o desânimo com o episódio que causou a demora nesse comentário.Tenho andado mesmo enrolada, com coisas demais para fazer. Mas é bom que semana que vem nao teremos episódio inédito (só dia 04.11), assim será perfeito para acertar o passo novamente.

O episódio da semana trouxe um casal como unsub. Uma trama meio sem pé nem cabeça, mas nem tanto pelos crimes em si, e muito mais pelos fracos personagens. Eles sequestravam e mantinham moças prisioneiras para que engravidassem, e acabavam por matá-las após darem à luz. Queriam bebês meninos porque ela (a mulher), vítima de câncer de mama, perdera um bebê e não se recuperou do trauma. Ele (o marido) tem histórico de crimes sexuais, então juntaram a fome com a vontade de comer (sim, expressão ordinária para descrever unsubs ordinários!): ele estupra as moças, que engravidam e dão a ela os bebês que ela quer. Ah, tá... Pff!

Como é que querem mostrar uma relação que seria tão complexa, sem qualquer construção mais elaborada dos personagens? Quem são eles? Que ligação é essa? Não convence nem uma criança. E aquela caracterização da mulher vitimada pelo câncer e pela quimioterapia foi tosca. Coisa de filme B.



Ninguém merece essa unsub com cara de 'volcana'.


O processo de investigação ocorreu sem grandes novidades: apenas o trabalho bem feito da BAU, como de costume. Fora a JJ, todos tiveram sua parcela de contribuição, tudo bem 'direitinho'. Dou destaque aos perfis geográficos que o Reid traça. Que coisa mais doida. E parece sempre fazer sentido e ajudar muito na captura dos unsubs.

Episódio fraco, fraco, que apenas se aproveitou de casos reais de 'moças em calabouços' como dos austríacos Josef Fritzl e sua filha, e também de Natascha Kampusch; e mais recentemente Jaycee Lee, nos EUA. Mas faltou muita dramaticidade para sequer fazer lembrar um desses casos escabrosos.




O calabouço em Criminal Minds.



Página virada. Tramas melhores com unsubs mais aterrorizantes virão. Foyet virá!! (no 5x09, ao que consta)

O que esse episódio teve de muito relevante foi a saída de Hotch da liderança e chefia da equipe, e Morgan assumindo o cargo. Chief Strauss mostra insatisfações (mais do que justificadas) com a conduta de Hotch e, para evitar que ela coloque alguém de fora na liderança, ele encontra essa opção. Nem vou especular sobre o que isso significará. Só digo uma coisa: acho que isso foi feito para que Hotch esteja mais livre para, daqui a alguns episódios, empreender uma caçada a Foyet, com um enfoque mais pessoal, mais polarizado. E eu quero muito assistir a esse momento. Muito!




Transmissão de cargo. Estou doida para ver a reação de todos no 5x06.


Pra terminar, Garcia já nao se controla mais, e até fantasia um bebê com Morgan. Mas Tamara Barnes voltará no 5x06!!

Até lá então.





2 comentários:

Lee disse...

Olha, Célia...eu também achei fraco esse episódio, sem contar que desta vêz os roteiristas deixaram as chamadas "pontas soltas", como o ajudante do unsub, o que ajudava a capturar as vítimas.O sujeito simplesmente sumiu da narrativa.
Mas, acho que foi só eu que me encantei com o talento da veterana Diana Scarwid, a avó do garotinho resgatado pelo BAU.Aquilo foi uma aula de representação, principalmente na última cena em que ela vê o menino.

Celia Kfouri disse...

Poxa, lee. Nem lembrei de menconar a atriz. Tenho um carinho especial por ela há muito tempo, desde um episódio antológico de Arquivo X (Chamado Kitsunegari) em que ela tem um papel bem marcante. Talvez por isso eu sempre a associe com papéis 'do mal', e então tenha admirado mais ainda a sensibilidade dela aora nesse papel.

De resto, muito morno. Nem rende muito para comentar. :)