domingo, 4 de outubro de 2009

[Glee] 1x05 The Rhodes Not Taken

por e.fuzii

Nessa semana, Glee finalmente resolveu dar um passo a frente em suas tramas, ainda que toda a situação da gravidez de Quinn tenha ficado um pouco de lado. Pelo menos os demais membros do coral ficaram sabendo dessa notícia e os problemas começam a empilhar-se cada vez mais para Finn. Tentando seguir seu (e da maioria dos adolescentes) sonho de conseguir uma bolsa de estudos numa universidade, Finn percebe que a única forma de destacar-se é seduzindo Rachel a voltar aos ensaios. Seduzindo sim, porque ainda no alto de seu orgulho e tentando a sorte com os musicais, ela parece irredutível na sua decisão. Então, Will acaba reencontrando pela internet uma antiga paixão do colégio, April Rhodes, que sem completar o colegial até hoje é convidada para preencher essa vaga. E logo que essa trama foi introduzida, já tinha duas certezas: que Rachel voltaria para o Glee Club eventualmente e Chenoweth arrasaria cantando. April obviamente serviu pra mostrar como um talento também pode chegar a se auto-destruir, seguindo todo o ar melancólico que rodeia esses personagens. Glee nasceu baseado nos musicais, mas eles parecem servir apenas como um alívio em meio a tantos problemas. As próprias escolhas das canções deixa bem clara toda a situação, como os destaques do episódio: "Alone" num dueto entre April e Will, e "Somebody to Love" apresentado pelo Glee Club.

Diria que esse convite de Will para April foi completamente surreal, mas não deixou de combinar com o tom da série, além de ser engraçado quando imaginamos que essa possa ser uma explicação pra tantos adultos representarem adolescentes em séries similares. Serviu também como um provável motivo para prolongar Glee indefinidamente, já que somente desse jeito mesmo pra contornar o ritmo frenético das histórias, que me fazem ter a impressão de uma temporada ocupar 3 anos no mínimo na vida desses personagens. Os arcos que normalmente levariam 4 episódios em outras produções, aqui são fechados num mesmo episódio, chegando a ser estranho imaginar uma atriz talentosa como Chenoweth contratada por tão pouco tempo.

Mas não escrevo isso como uma crítica, porque existe grande diferença entre ter rapidez e pressa, como já vimos no desastroso terceiro episódio há algumas semanas atrás. Afinal, o destaque nas histórias é sempre o enfoque dado com essa esperta edição, que promove tanto um inesperado dueto entre April e Rachel em "Maybe This Time", quanto uma sequência inteira dedicada aos esforços de April para conseguir o voto dos outros integrantes pela sua permanência, certamente a cena mais engraçada do episódio. Minha reclamação mesmo é em relação a alguns problemas técnicos, como a falha de continuidade nas coreografias e uma irritante falta de sincronia labial durante as canções. Para uma série que baseia-se nesses números musicais chega a ser imperdoável, mas não sei também quanto isso pode estar ligado à falta de tempo para um tipo de produção como essa, que demanda uma enorme preocupação com estes e tantos outros detalhes.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: