quinta-feira, 1 de outubro de 2009

[House] 6x03 "Epic Fail"



Após o telefilme que deu início à sexta temporada, “House” volta a sua estrutura convencional, com o paciente da semana aparecendo apenas no finalzinho do longo prólogo, queixando-se das mãos. Abusar das cenas do game só não foi inteiramente ruim porque acabou sendo pretexto para a boa montagem na sequência em que o paciente alucina na entrada da clínica.


Não foi dos casos mais interessantes, e nem poderia, com tantas outras coisas acontecendo, mas o lance da internet, embora conveniente, foi uma amarra bem feita para o roteiro. E melhor ainda, não houve drama servindo de metáfora ou referência para algum problema pessoal de Taub ou Thriteen.



E já deixando o caso de lado, passemos para o essencial: o que aconteceria com House depois do (pra mim) famigerado season premiere? Ele pede demissão, acha que o trabalho lhe faz mal e, a conselho do Dr. Nolan, vai praticar um hobby com Wilson (culinária) para que a dor de sua perna vá embora.


O melhor desta história foi ver pequenas doses do House de sempre, sacaneando Wilson e Cuddy com a história da urina de cachorro, usando sua lógica e sarcasmo com Thirteen (que lhe pede ajuda para lidar com Foreman), resolvendo o caso, num final previsível, mas eficaz.


O pior foi deixar o departamento de diagnóstico nas mãos de Foreman, comprovando que, sem o protagonista, todo o resto é irrelevante. Não sei se há muitos fãs da série que se importam com Foreman, mas o fato é que seus dilemas em seguir ou não o método de trabalho de House já foram explorados no início da quarta temporada (quando ele se demitiu e arranjou emprego parecido em outra clínica) e aqui só não foi inteiramente ruim porque, pra minha surpresa, seu relacionamento com Thirteen não foi explorado de forma irritante como na temporada anterior. Ousaria até em dizer que os dramas foram genuínos e bem trabalhados, mas eu realmente não me importo com esses personagens. Ao menos não foi ofensivo – com exceção da demissão de Thirteen ao final, decisão equivocada e de enorme egoísmo por conta do personagem, que só o torna mais antipático.



Foi um episódio de transição, preparando o terreno para o retorno de House e, embora eu não esteja gostando dos rumos que a série tomou, fica a expectativa de como irão se resolver as demissões de Taub e Thirteen, os papéis de Foreman e House no departamento e, principalmente, que tipo de protagonista teremos na relação com os colegas de trabalho e com os pacientes. O melhor que se poderia tirar daí é humor com as reações dos personagens diante de um House “melhorado”. Mas a esperança é que tudo volte a ser como era antes, o mais rápido possível.


Mais o quê?

- Paciente: “Erros médicos chegaram a 30% este ano”. Taub: “Deveria checar a taxa de erros dos pacientes”. Se os roteiristas não tivessem perdido tanto tempo com dramas pessoais de Taub, ele seria um bom personagem, ao invés de irritante. Seu mau humor e ironia me divertem.


- Semana passada confirmaram a saída de Jennifer Morrison da série. Pela pouca atenção dada a Cameron desde sua demissão no fim da 3ª temporada, não dá pra culpar a atriz. E eu tinha esperanças que ela e Chase voltassem a integrar a equipe.


- Cecile (sobre Cuddy): “Se ela é uma missionária, por que se veste como uma prostituta?” House: “Me referia à posição”. Missionária, claro, é o nosso velho e conhecido papai-mamãe lá nos EUA. Bom saber que House continuará o sacana de sempre.


- Eu ficaria extremamente ofendido com Taub e Thirteen invadindo o local onde se elaborava o game (que deveria ter segurança redobrada), se toda essa história de invasão não exigisse uma tremenda suspensão de descrença desde o início da série. Foi ruim apenas pelos motivos de sempre (pretexto para discussão chata dos dramas do episódio).


- Andre Braugher foi tão elogiado pelo season premiere, que voltou mais uma vez no papel do Dr. Nolan. Tudo indica que ele ficará mais um tempo, com House fazendo terapia (ugh!). Até o dia em que nosso protagonista se encha dele.


- A Thirteen não fica tão mais agradável quando sua doença sequer é mencionada?



Hélio Flores.
http://twitter.com/helioflores

Nenhum comentário: