terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Melrose Place] S01E05 - Canon

Por Rafael S


Ella Sims. Publicitária. Poderosa. Influente. Glamourosa. Mas nem sempre as coisas foram assim em sua vida. Esse quinto episódio de Melrose Place explora o passado da loura, e como seu envolvimento com Sydney Andrews foi crucial para sua escalada na carreira.

E logo no primeiro flashback do capítulo, um choque: nem sempre Ella foi do jeito que ela é hoje. A vemos vestindo roupas simples e com seu carro popular sendo rebocado. Mas sua esperteza está toda lá, e foi por isso que chamou a atenção de Sydney. Tratando-a como uma protegida, a ruiva deu um futuro para Ella, construindo sua carreira de publicitária em troca de divulgação para sua galeria de arte. E assim, nessa relação movida a ambições, a loura conseguiu ganhar todo o prestígio que tem hoje. Mas por trás do sorriso que sempre exibe ao mundo, ela está se sentindo com muito medo devido às denúncias que Jane fez à polícia no final do episódio passado. E conforme vamos mergulhando nas memórias de Ella, vemos que ela não foi a melhor das amigas de Sydney: após conseguir tudo que queria, começou a ignorar a ruiva, como a tivesse usado apenas como um degrau em sua carreira. Após uma série de troca de ameaças, ela contratou um investigador para invadir a casa de Sydney em busca de documentos a seu respeito que poderiam ser comprometedores...e justamente nessa noite Sydney foi assassinada.

À medida que os episódios vão avançando, estamos conseguindo montar o cenário daquela fatídica noite: Sydney, descontrolada e cheia de raiva, recebeu a visita de David, Auggie e um detetive contratado por Ella. Sem contar que a própria Ella pode ter estado lá (vide os vídeos do horário em que ela esteve no restaurante naquela noite) e Violet, cuja chegada no condomínio estava diretamente relacionada com Sydney. Os únicos que parecem inocentes - pelo menos por enquanto - são o casal Riley e Jonah, e Lauren. Embora esteja sendo levada em banho-maria, essa trama do assassinato está ficando bem intrincada, com um bom uso de flashbacks para entendermos e montarmos aos poucos o momento da morte. Ainda deve levar alguns capítulos para a revelação do assassino acontecer, mas mesmo correndo em segundo plano, está uma trama interessante.

Enquanto isso, Lauren começou uma nova fase na sua vida de acompanhante. Agora sob a proteção de Wendi, ela teve seus primeiros encontros agendados por sua cafetina. Uma nova dinâmica para ela - troca-se o trabalho itinerante, de caçar clientes em bares e estar exposta a complicações desagradáveis, por um ambiente mais seguro e organizado, mas extremamente exigente e rígido em suas regras. E essa nova escala de trabalhos já começou a prejudicar a vida pessoal de Lauren, que viu sua amizade com Riley começar a enfraquecer, por causa das muitas mentiras que teve que inventar para justificar seus sumiços. Ainda sem coragem para abrir o jogo com a amiga, ela inevitavelmente deverá pagar caro por isso um dia, ainda mais no mundinho pequeno de festas e badalações dos seriados.



E com Riley preocupada com os sumiços de Lauren, Jonah ficou livre para ter uma faceta nova explorada nesse episódio: seu relacionamento com David. O que aparentemente era uma boa relação, escondia por trás o grande interesse que David pelo trabalho de Jonah: filmar o interior de casas para desenvolver passeios virtuais. A oportunidade perfeita para o jovem ladrãozinho executar seus crimes com mais facilidade. Mas depois de uma série de mal-entendidos que resultaram no Jonah tendo que prestar depoimento para a polícia pelo sumiço de um colar muito valioso, David parece ter se arrependido e devolvido a jóia - pelo segundo capítulo seguido, ele tem sua personalidade um pouco suavizada, depois de um começo repleto de crimes, drogas e mulheres.

Mas de todos os personagens, quem tem um plano de vida mais bem definido é Violet. Revendo a série do começo, é difíil não perceber como as etapas de seu plano vem sendo executadas: chegou como nova moradora no condomínio e logo se declarou filha de Sydney. Depois, com a morte da ruiva, apresentou seu drama para os outros e ganhou a confiança dos moradores, além de aparentemente ter se livrado das suspeitas da polícia. Convenceu Auggie a lhe arranjar um emprego no restaurante, e nesse episódio praticamente garantiu uma promoção, após incriminar a bartender do local e provocar sua demissão. É certo que ela tem um objetivo de vida bem claro desde que chegou em Los Angeles. Mas qual é esse objetivo? Em muitos momentos parece que Sydney não era o objetivo para ela, e sim um meio para conseguir o que queria. Mas como explicar seus momentos sombrios boiando na piscina e invadindo o apartamento da sua suposta mãe para roubar seus vestidos? Muito mistério ainda está guardado aí.



Infelizmente o episódio não trouxe nem Jane nem Michael, o que deu uma freada em uma trama muito esperada por mim, mas valeu por ver Ella enfim em uma posição desconfortável, tendo que ser esperta para livrar-se das acusações, além de mostrar o início de um novo capítulo na vida de acompanhante de Lauren. Muita coisa parece estar vindo por aí (e espero que utilizem melhor Auggie, que está relegado a pouquíssimas cenas nesses últimos episódios).

E pra finalizar, deixo uma recomendação musical: Until we Bleed, do produtor Kleerup com participação da cantora Lykke Li, música que tocou nas últimas cenas desse capítulo. Mais uma vez a trilha de Melrose Place batendo muito bem com meu gosto musical, é sempre bom reconhecer músicas que você gosta em suas séries.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: