segunda-feira, 12 de outubro de 2009

[Mad Men] 3x08 Souvenir

por e.fuzii
Se tivesse de definir em uma palavra esse episódio, diria que foi inoportuno. Claro que alguns temas e o desenvolvimento do casal Draper foram muito bem-vindos, mas não acho que essa tenha sido a melhor hora da série assumir uma postura de "retaguarda". Principalmente porque não tivemos nada de Peggy e Duck, que pareciam direcionar para uma trama tão urgente já na semana passada. Por outro lado, tivemos uma surpreendente aparição de Joan como gerente de uma loja de departamentos, ainda usando de seu charme para ser prestativa e manter a discrição. Mas sua pronta resposta para Pete, sugerindo que nada daquilo teria acontecido, serve obviamente para a condição de ambos naquele momento. E esse tema de esquecer o passado, volta a aparecer mais forte quando Betty mostra seu desespero com o souvenir trazido por Don. Enquanto ela sente-se cada vez mais presa dentro de sua própria casa, a última coisa que ela precisa é lembrar de suas imensas possibilidades longe dali.

Para nos mostrar essa situação, somos levados junto do casal para Roma, onde Don tem um encontro de negócios com Connie. E a Itália, perfumada com toda essa paixão pelo ar, é o lugar perfeito para Betty mostrar do que é capaz. Até domínio do italiano ela tem e parece impossível não ficar deslumbrado com seu visual já na primeira noite. A cena do bar, onde ela logo ganha os olhares de dois italianos da mesa ao lado, é perfeita porque mostra exatamente o que parece ter atraído Don em sua mulher quando ela ainda era apenas uma modelo. Ele não precisou chegar demarcando o seu território, mas simplesmente aproveitou o momento para reconquistá-lo. O interessante é que nunca havia sido dado esse tratamento ao casal durante a série e aproveitou-se o momento certo para isso, ao invés de investir num exaustivo flashback, por exemplo. Além disso, uma certa dose de culpa também parece motivar Betty a aproveitar tanto sua viagem. Apesar de achar que Betty apenas recompensa Henry pela sua valiosa ajuda até então (algo que vai refletir ainda na história de Pete com a au pair), sua culpa pela pequena traição aliada a toda essa sensação de ainda seduzir alguém, sem dúvida contribuíram para a apaixonada noite do casal -- e no dia depois também. Por isso, sua chegada em casa tendo de lidar novamente com seu novo bebê e os conflitos entre os dois filhos é frustrante demais para Betty. Ela descobre da maneira mais difícil que o plano de Henry em adiar seus problemas, nem sempre fazem eles sumirem. Pelo contrário, são apenas alívios passageiros que lhe deixam ainda pior acostumada posteriormente, motivo pelo qual ela desiste de lutar contra o conselho ao final.
Já Pete decide arriscar-se dentro de seu próprio prédio para forçar um agradecimento "digno" da au pair de seus vizinhos. Muita mais do que uma simples recompensa, a mente doentia de Pete está fazendo uma ligação entre essa garota e Peggy. Ou pelo menos assim parece ser, quando numa situação bastante similar ainda no piloto da série, Pete vai bater em sua porta procurando por sexo. Apesar de mostrar os perigos da infantilidade de Pete enquanto está sozinho, seu arrependimento no final implorando para que Trudy nunca mais viaje sem ele foi na verdade uma tentativa de transferir a culpa para ela. Como o casamento dos dois já é estabelecido dessa forma, pelo fato de Trudy apesar de não poder ter filhos, tenha de cuidar assim de seu marido, ela só pode aceitar tudo como está. É por essas sutilezas, que muita gente considera que Mad Men mesmo focando os publicitários da Sterling Cooper, tenha um cuidado maior com as mulheres dessa época. Não é à toa que as mulheres são maioria também assinando os roteiros da série.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Um comentário:

Marcelle disse...

Comentei via twitter o quanto seus comentários mudam minha visão sobre os episódios, e esse foi mais um. E justamente a trama que achei mais boring, a do Pete, agora parece bem mais relevante que o que aconteceu com os Draper.

Falando em Draper, a cena da Betty falando sobre primeiros beijos no episódio em que ela beija o cara do governo pela primeira vez foi outra boa sacada de roteiro. Mãe e filha experimentando primeiros beijos...