quinta-feira, 15 de outubro de 2009

[Fringe] 02x04 Momentum Deferred

por Alison do Vale

Sabe quando começamos a assistir um episódio e logo no "Previously on..." já ficamos alvoroçados, é certeza de que teremos um capítulo bom não é? Nesse caso a certeza era ainda maior pois ver Leonard Nimoy na tela é garantia de sucesso. Se o homem já é um mito por ter encarnado durante tanto tempo Spock na saga Star Trek, os aficcionados por ficção [bela aliteração =P] não poderiam estar mais contentes tendo Nimoy interpretando William Bell. Pois sim, foi com grande alegria que pudemos ver o desfecho da tão esperada conversa entre Bell e Dunham. Depois de tanto lero-lero com Sam Weiss o que ajudou mesmo foi o Suco de Platelmintos que reacendeu suas memórias e nos brindou com uma das melhores e mais reveladores cenas da série. A conversa por si só já era mesmo o máximo, com várias respostas e tal... aí a roupagem que deram pro diálogo foi fabuloso! As tomadas de câmera e cortes, os sons ambientes somados à voz mimetizantes de William e a fotografia/cores. Demais. Foi tão nauseante quanto a própria viagem de Olivia.

Que uma guerra se aproxima nós já estamos cansados de saber, mas a fusão catastrófica entre os mundos é uma [desagradável] novidade. A chamada "Grande Tempestade" parece cada vez mais inevitável já que "O Cabeça" [hehe] do outro lado foi encontrado em criogenia e tem a missão de abrir o portal que unirá os dois universos. Por falar em portal, foi muito interessante descobrir que Olivia vinha sendo realmente preparada por Bishop e Bell pra se tornar um soldado e acabou se convertendo na mais forte dentre todos os "treinados" pela dupla; por isso cabe a ela a responsabilidade - ainda não aceita - de proteger o portal. Logicamente o outro lado tratou de formar seu próprio exército: os shapeshifters, ou metamorfos, como queiram.

Outro ponto importante tange a questão da aceitação das responsabilidades. Mesmo a contragosto, Olivia foi escolhida pra salvar o futuro do universo. Não é pouca coisa e tem um peso enorme, claro; daí a importância da participação de Rebecca Kibner, que mais do que um possível affair de Walter veio pra mostrar o ponto de vista de quem abraçou a habilidade adquirida sendo cobaia de Walter como um dom. Ter isso em mente será fundamental para que Dunham assuma essa posição o quanto antes já que o pessoal do outro universo tem suas metas bem definidas.

Pra encerrar tivemos a despedida definitiva de Charlie Metamorfo Francis. Com um ar bem Terminator o personagem de Kirk Acevedo encerra sua participação depois de enfrentar as balas da agente Dunham... [cheguei até a pensar que ele fosse se regenerar com aquele mercúrio todo correndo pelas veias... ainda bem que não].

___________________________________

Alguns Pê-Ésses:
• A agente Jessup, que parecia estar ingressando na turma rapidamente sumiu hein? Será que se arrependeram de colocá-la na história ou estavam só esperando Charlie sair de vez?
• Fiquei na expectativa de que a Rebecca soltaria sem querer que Peter era do outro mundo! @.@
• Ri muito do Walter pedindo dinheiro ao Peter pra sair com a ex-paciente;
• Até agora não sei qual é a da Nina Sharp: ela está do lado de quem afinal? Aliás, essa pergunta me leva a outra: se William Bell está do outro lado mas aparentemente defende o seu "lado original", haveria no outro mundo um William original de lá?


Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro

2 comentários:

Leco Leite disse...

"...se William Bell está do outro lado mas aparentemente defende o seu "lado original", haveria no outro mundo um William original de lá?"

Perfeito!!!

Pois é, Alison, pensei nisso.

É bem provável que existam 2 "Bell". Mas não existem (não mais) 2 "Peter", certo!?

Mas seria legal se existissem 2 "Bell" e até que cada um estivesse defendendo o seu lado!!

Já pensou!?

Só sei que os caras tem conseguido trabalhar essa questão de universo paralelo de forma incrível!

Parabéns pelos coments!!!

Abraço!

Thomas N Ferreira disse...

Achei tudo muito bom nesse episódio, muitas respostas e a confirmação final de que Peter é mesmo do outro mundo.

Finalmente a conversa entre Olivia e William foi revelada. Fiquei muito feliz em saber que todo esse suspense valeu a pena, pois a curiosidade e ansiedade estavam no ápice ao perceber que a memória de Olivia estava mesmo voltando (santas minhocas). Cena bem feita mesmo.

Alison, sobre existir outro William Bell naquele universo, eu fico em dúvida: Pois se não podem haver duas coisas habitando o mesmo lugar em tempo e espaço, como poderia haver duas versões da mesma pessoa no mesmo universo? Talvez uma substitua outra, assim como os universos na chamada "tempestade".