quinta-feira, 1 de outubro de 2009

[Criminal Minds) 5x02 "Haunted"

(Celia Kfouri)


Passaram-se trinta e quatro dias desde que Foyet atacou Hotch, e já é hora de o líder da equipe retomar suas atividades. É o que assistimos nesse episódio: o retorno de Hotch, os reflexos na BAU, e um unsub com problemas mentais.

O título do episódio (“Haunted” algo como “Assombrado”) brinca de forma inteligente com os dois personagens centrais do episódio (Hotch e o unsub), ambos assombrados por violências e torturas sofridas.

O unsub da semana não é dos que mais me interessam, mas me comoveu. Quando menino, órfão de mãe, foi criado pelo pai, assassino em série de meninos, que o usava como isca para atrair suas vítimas e o obrigava a participar de seus crimes bárbaros. Adulto, tornou-se nosso unsub, que quer apenas lembra-se de seu passado e de suas origens e, nessa busca, acabou por descobrir sua origem macabra.







Os dois momentos do unsub.


Hotch, o outro assombrado, está obviamente afetado pelo que ocorreu (perversamente, não parei de imaginar seu abdômen cheio de cicatrizes!). É mais do que justificável, mas a questão que se coloca é se ele deveria voltar ao trabalho nesse momento. Morgan e Rossi divergem, os outros mal se manifestam; na prática tudo dá certo, mas fiquei com a sensação de que a sorte ajudou. Ele está mais impulsivo e menos diplomático; abertamente criticou Garcia e questionou decisões dos demais; e, na cena final, não dá para ter certeza sobre o que ocorreu dentro da casa (detalhe muito interessante, em minha opinião!).

O fato é que ele está obcecado com Foyet, e os arquivos e fotos que Prentiss vê na casa de Hotch confirmam isso. O lado positivo são reflexões como a incoerência de haver um sobrevivente do Reaper (deveriam ter suspeitado de Foyet!). O lado negativo é a insegurança, a intranquilidade, o estranhamento dos membros da equipe, e o que isso pode acarretar.




Aquele que assombra Hotch.






Morgan chega a temer que Hotch ponha sua vida em risco deliberadamente porque, uma vez morto, Foyet não mais pode torturá-lo e, assim, ‘perde o jogo’. Acho exagero do Morgan; acho que o receio concreto é de que ele comprometa investigações e ponha a vida de pessoas em risco (não necessariamente a sua), mas estou frequentemente errada nas minhas conjecturas.

Não se sabe aonde isso tudo vai nos levar, e temos ainda vários episódios para compreender.

Vamos com calma então, semana após semana, e eu sigo confiante de que esse embate Hotch/Foyet pode render alguns dos momentos mais tensos da série.

Dois destaques:

- Alguém precisa avisar a Prentiss que, se ela está se fazendo de babá do Hotch para se aproximar dele com outras intenções, está no caminho errado. Não torço por eles, mas ela terá que ser muito ‘pró-ativa’ se quiser fazer acontecer. E talvez seja um tanto anti-ético valer-se desse momento de tanto desequilíbrio dele.






Assim não, Prentiss.


- ADOREI o diálogo entre Reid e Garcia, sobre o fato de que Hotch nunca pisca os olhos (traço típico dos machos-alfa). Ela imagina se ele teria encarado Foyet, olhado dentro de seus olhos a cada facada (aff!!), e se já está recuperado. Reid diz que não sabe, e que ele próprio não estaria; afinal, ele pisca bastante. Reid, sabemos que você tem mil qualidades, mas não tem nada de macho-alfa. Nada.


Até o 5x03.







www.twitter.com/celiakfouri

5 comentários:

Lee disse...

Ok, o unsub da semana não tem o perfil do SK "clássico", mas o pai deste, o SK de meninos , com certeza tinha.Aliás, o "modus operandi" do papai serial killer, para quem se lembra já foi usado em CM, não me recordo agora qual temporada, onde um pai também utilizava o filhinho para capturar as suas vítimas(mulheres).Concordo com tudo que a Célia comenta, exceto a possibilidade da Emily estar querendo "algo a mais " do Hotch.Nesse aspecto, creio que se trata de solidariedade mesmo, preocupação genuína mesmo.Quanto a minha opinião sobre o Hotchner, creio que ele vai continuar chato e cada vez mais duro com os seus comandados( inclusive impingindo pequenas grosserias como a que ele fêz com a Garcia.A não ser que o BAU( competente e velho de guerra) consiga pegar logo o Foyet de jeito.Só espero que os produtores e roteiristas não optem por aquela bobagem, aquela coisa tão..."lugar comum" em algumas séries, nas quais tem sempre um vilão super-esperto que sempre escapa e que nunca é pego, como o SK John Red de "O Mentalista".

Celia Kfouri disse...

Olá, Lee.

Fui reler o que escrevi porque acho que nao soube me explicar direito, e você acabou entendendo que eu acho que a prentiss quer 'algo a mais' com Hotch. Eu nao acho isso, e detestaria que acontecesse! É só que toda vez que 'perco' meu tempo lendo fóruns de discussão sobre CM esse é um dos pontos mais comentados. Infelizmente! (Primeiro porque gostaria que Hotch pudesse recompor a família; Segundo porque acho que seria péssimo para a BAU!)

Apenas acrescentei esse comentário porque acho que seria ineficaz e até anti-ético que ela se aproximasse dele, da casa dele, usando esse momento tão vulnerável.

É isso, continuo a torcer, e muito, para que continuem a ser apenas membros da equipe.

:)

Lee disse...

Vc está certa, Célia...eu cometi uma pequena falha na interpretação desta parte do seu texto.Antes de expor a idéia, vc acrescentou um "se", o que muda totalmente o contexto, para um leitor mais atento.Mas,não sei se vc já notou, mas algumas pessoas no forum de discussões, levam algumas dessas nuances da série demasiadamente a sério, em algumas comunidades,vira até briga entre membros.Mas, eu queria também me desculpar por não ter te agradecido e parabenizado merecidamente pelo talento da sua capacidade analítica e pela excelência do seu texto, no meu post anterior.

Anônimo disse...

CONCORDO COM VC, EM QUASE TUDO QUE FALOU, MENOS A PARTE SOBRE HOTCH VOLTAR PARA A EX. O FILHO E LINDO E DEVE SIM CONTINUAR NA VIDA DO PAI, MAS QUANTO A EX. ELA É FRÁGIL EMOCIONALMENTE, NÃO TEM PEITO PARA ENFRENTAR O TRABALHO DO MARIDO, É MEDROSA, NÃO LHE DA APOIO NENHUM, SÓ SABE RECLAMAR DAS AUSENCIA DO MARIDO SEM ENTENDER QUE O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO ´SÓ DELA, EXTREMAMENTE EGOÍSTA E PARA MIM O SENTIMNETO QUE ELA MOSTRA PELO MARIDO É PERFUNCTÓRIO

Celia Kfouri disse...

Oi, Anônimo.
São formas diferentes de ver as coisas e vc talvez tenha até razão. Só gostaria que eles tivessem descoberto isso após tentativas de entendimento. O que sempre me incomodou é que Haley e Hotch foram do céu ao inferno em questao de semanas, culminando com o divórcio, sem que ninguém tivesse parado e conversado.
Mas agora sabemos que eles foram colocados numa situação terrível que os forçará a resolverem problemas muito mais sérios. Até a captura de Foyet, esse assunto está em suspenso!