terça-feira, 6 de outubro de 2009

[Merlin] – Apresentação/Resumo 1ª temporada

por Tatah

oiemerlin - oie, eu sou o merlin!

Em primeiro lugar, preciso dizer o porquê de começar a assistir essa série.

Eu tinha acabado de comprar todos os livros da famigerada coleção da Marion Zimmerman Bradley, “As Brumas de Avalon”. Tava SUPER NA PIRA, lendo um atrás do outro, me dando conta que eu sempre amay esse universo pré-igreja católica e tudo mais. De repente, fico sabendo de uma série chamada… “Merlin”, que teoricamente iria falar exatamente da tão famigerada lenda de Arthur.

Mahnem pensei duas vezes. Fui logo baixando a primeira temporada inteira sem nem raciocinar direito. Eu sabia que a série trataria do ponto de vista de Merlin jovem… também pensei que poderia ser um pouco diferente dos livros, quem sabe? Mas DANE-SE, EU QUERO VER.

 

merlin“Ahm… quéisso?”

Pois bem. Se você leu os livros e amou, e achou que aquela era a versão definitiva da lenda de Arthur (o/), então VOCÊ QUEBROU A CARA.

Ai, ai… rolou uma INCRÍVEL LIBERDADE POÉTICA na construção dessa história, tirando toda aquela vibe tensa e sem pudores que deixava tudo tchan pra virar quase um MUSICAL DISNEY.

Mas.

Tudo bem.

Respirei fundo e continuei a assistir… afinal, eu realmente gosto dessa “época”, dessa lenda, whathever. E, também, Kyle XY foi cancelada, e eu precisava de uma série pré-adolescente super família inocente pra assistir (oi não tive pré-adolescência o/).

UTHER

Pra começo de conversa, Uther Pendragon (pai de Arthur) está muito bem vivo – o que difere da história da Marion, em que ele morre antes do filho virar qualquer coisa importante. O homem é completamente anti-magia e baniu qualquer uso da mesma, incluindo feiticeiros e tudo mais.

GAIUS Gaius, o médico

A questão é que Merlin (que aqui não é usado como título, mas sim nome do muleque) tem O DOM. Ele nasceu sabendo das parada ae, é mago sim e foi mandado pela mãe para Camelot para Gaius, o “médico” real. Quem sabe o médico, um velho sagaz e inteligente, pode ajudar o muleque a se resolver com esse probleminha de magia, e tudo mais.

ARTHUR

Pois bem. Arthur não é nada nobre como nas “Brumas…”. É um PIÁ arrogante mesmo, metidão - mas de bom coração. Típico princepezinho mimadinho mas que também é bão quando quer, sacas? Ele foi criado junto de Morgana no castelo de Camelot.

MORGANA

Ah, Morgana.

Morgana, minha ultra personagem preferida, aqui também não é uma filha legítima de Uther – mas é “apenas” uma filha de um grande amigo de Uther que morreu em batalha, o famigerado Gorlois. Só que ao invés de ela ser a mega sagaz, inteligente, perspicaz, sábia e power Morgana (ok, ela até é – trai Uther num episódio, mas no final ficam todos amorzinhos, tudo fica bem, tsc)… ela é só a meia-irmã de Arthur que tem pesadelos  que se “tornam realidade” (a “visão” transformada em pesadelos, tsc!).

E adivinhem quem é a lacaia de Morgana?

GWEN

 

GWENHWYFAR. (ou Guínevere xD)

WTF MANNNN!! Tudo bem, sempre odiei a Gwen, mas transformar em empregadinha… tenso. hahaha

Enfim, ela é a pobre camponesa na história. Nessa primeira temporada, todos acham que Merlin tem uma “quedinha” por ela, mas… não.

PORQUE ELE TEM POR ARTHUR, HÁÁÁ´!

Mentira.

Mas juro que parece.

Vamos explicar…

Por salvar a vida de Arthur lá pelo episódio 2 ou 3, não me recordo, Merlin acaba tendo a “honra” de ser o lacaio “principal” de Arthur. O legal é que desde o início os dois tem uma química legal – calma! Química entre PERSONAGENS. A princípio, um odeia o outro, mas algo faz Merlin ver a situação com outros olhos… (hmmmmmmm). Sabem o que?

DRAGAOUM DRAGÃO.

Uther, quando baniu a magia, também baniu todo ser “mágico” que ainda vagava por aí – mandou matar, por exemplo, todos os dragões. Mas o último ele resolveu muito convenientemente prender embaixo de seu castelo em Camelot, pra passar aquela sensação de “prendi a magia debaixo dos meus pés” e tal (what?).

Pois bem, Merlin acaba descobrindo esse dragão e começa a regularmente conversar com ele.  Sim, o dragão é mágico e fala. Já temos o nosso animalzinho falante pro musical disney, yeeeey! not

Pior de tudo, o dragão tem O CONHECIMENTO DE MAGIA. Pra terem idéia, Excalibur (sim, ela surge! mas é jogada no lago antes do final da temporada) é forjada pelo BAFO desse ser. Mas, tudo bem.

A questão é que o dragão passa a temporada inteira dizendo que o destino de Merlin é grandioso e é ao lado de Arthur. Se ele quiser que Camelot sobreviva, ele e Arthur precisam andar lado-a-lado, juntchinhos, lutando por um mundo colorido melhor. Ok, o dragão é um safado, e no final Merlin saca que o bicho só quer se ver livre da prisão de Uther. Mas enquanto isso…

 

hmmmmmmmmmmmmmm

É.

Enfim, aí a série fica legalzinha. Merlin salva Arthur o tempo todo, nunca leva o crédito E AINDA tem que ser o assistente de Gaius – que sabe de sua condição “mágica” e acaba entregando um antigo livro de magia que tinha (perto do final da temporada ficamos sabendo que Gaius também poderia ter sido um mago, mas preferiu continuar leal a Uther).

Tem várias ceninhas engraçadinhas, humor leve, gags INOCENTES, etcs. E, ah, quando Merlin usa seus poderes, seus olhos mudam de cor.

Mas enfim, há algo na trama meio cabuloso, que é o que rende o finale.

NIMUE

Nimueh.

O que Nimueh era em “As Brumas de Avalon”? A Senhora do Lago que só virou isso porque era neta do Merlin. Tá, aqui isso isso se torna impossível… então, o que é Nimueh?

A MAIOR FUCKING FEITICEIRA DA HISTÓRIA.

Ok…

No final, descobrimos que ela é importante porque fez com que Arthur nascesse (papel de Viviane lá nas Brumas). A questão é que, como ela usou magia, e pelas regras da magia se alguém vive alguém tem que morrer, Uther acabou perdendo a esposa Igraine no processo – por isso seu ódio e caça à prática da coisa. Nimueh acabou se escondendo, mas volta pra tentar acabar com a paz de Uther. Vários episódios em que ela é responsável por alguma sacanagem.

Ela também saca que Merlin é um mago poderoso, e resolve tentar destruí-lo – mas, claro gente, não consegue. No final, Arthur está morrendo por ser mordido por um ser mágico e Merlin DECIDE que irá até Nimueh fazer o mesmo esquema: trocar a sua vida pela dele (hmmmmmmmm). Só que ao invés de Merlin adoecer e morrer, é a MÃE DELE que fica assim (wtf?). Gaius, então, resolve ir até o lugar do ritual com a mesma proposta - pra tentar salvar a mãe de Merlin, muleque que ele já considera seu filho, e acaba quaseee morrendo, fica na beiradinha (mas claro, rola aquele momento “IH MORREU!”).

Merlin, todo poderosinho, fica p*to com aquela coisa toda e resolve mudar as coisas. Invoca ele mesmo a magia necessária pra matar Nimueh, e destrói a MAIOR FUCKING FEITICEIRA DA HISTÓRIA numa tacada só. Aham. Fácil assim. Gaius acaba vivo, pois a troca foi entre a vida de Nimue pela de sua mãe, então tá todo mundo bem.

E Arthur sobrevive. Não lembro porque. Mas sobrevive (HAHAHA).

O que importa é que todos ficam felizes para sempre… POUCO DISNEY HEIN?

unicorniose eu falar q no episódio da imagem acima surge um unicórnio… DISNEY PRIDE! xD

Agora, o que esperar da “lenda mais convincente”? Sabemos que Arthur se casa com Gwen. Mas comofas, se ela é a lacaia de Morgana, e rola uma TENSÃOZINHA entre a das visões e o meio-nada-irmão?

Merlin sempre foi tido como o sábio mais velho que Arthur, o conselheiro… comofas, se eles são dois mulequitos aparentemente da mesma idade (sendo que Merlin aqui parece beeem mais novo…)?

E Uther… Uther tem que morrer! Fiquei esperando horrores ele morrer nessa temporada, pra ver se a coisa ficava mais tchans, mas nah. Nem morre. Pelo jeito vai rolar até o fim essa figurinha paterna.

E Lancelot, que também tem todo um esquema com Gwen? Bom, ele aparece nessa primeira temporada, em um episódio…

LANCELOTTodo bonitão, tem um “climinha” com a Gwen mas não passa de nada. Como ele “mente” pra tentar virar um cavaleiro, fica com consciência pesada e diz que vai embora, pra voltar quando realmente for honrado. pfffff

Mas pelo menos tem ele: MORDRED!!

MORDRED

Aqui ele ainda é só um garoto druida (que não é filho de Morgana com Arthur, obviamente), mas marcado com a mesma sina: matar Arthur. Uhul! Isso sim é interessante… ele só aparece em um episódio, mas já rola uma esperança de algo menos Disney por aí (crianças assassinas? ieba)!

 

Enfim, isso é Merlin.

 

A série já está no episódio 3 da segunda temporada lá fora, mas como tem pouca audiência por aqui (;__;), vou comentar com calma desde o episódio 1 e tal.

Cansei de prometer posts pra dias específicos, então… APENAS AGUARDEM hahah.

 

Até! :D

 

 

@tatah_

 

(fotos: reprodução/google)

9 comentários:

[ Alison do Vale ] disse...

hmmmmmm! eu acabei de ler a trilogia "o rei do inverno" que também foge bastante do "brumas" e sempre gostei da "lenda de camelot" e essas coisas.

[até admito que nem terminei de ler o post pra não estragar a surpresa]
sim, vou arriscar ver. ^.^

Anita disse...

to curiosa...

mas tb to super curiosa.. quem eh o gurizinho? O Mordred? Jah vi ele em algum lugar... hmm imdb now!

Not helpful. Qual eh o nome do ator tatah?

L.Vinicius disse...

Que orelhudo esse Merlin! Fora que é feio feito o demo, assim como a Guinevere, coitada, ficou feiosa! Mas, tirando a aparência, pra mim a série é bem cafoninha, totalmente dispensável...

Tatah disse...

Alison: assista! É tosco mas é legal, sabe? haha.

Anita: o nome do muleque é Asa Butterfield... ele que fez "O Menino do Pijama Listrado", sabe? :)

L.Vinicius: oloco rapá! hahahah, não precisava ter sacaneado tanto a série. Esse tipo de série é necessária sim, tem público pra ela (pré-adolescentes e etcs...). Um produto bem barato, mas que entretém e vende. Tão é válido :B

Anita disse...

O pijama listrado! Sim, agora tah tudo explicado. Sabia que conhecia ele de algum lugar :) Thanks! Procurei no imdb e nao achei nada!

Anônimo disse...

Eu também li As Brumas e vendo a série realmente achei muito diferente. Adorei o seu post, morri de rir!

Anônimo disse...

Ei, a Nimueh é a filhinha de Lancelot, no livro " As brumas de Avalon", que Morgana leva para ser criada e educada em Avalon. A filha de Merlim, que se torna Senhora do Lago, se chama Niniane.

Anônimo disse...

Já não queria mesmo ver, e vc afirmou a certeza de que para o bem do meu valioso tempo, não devo mesmo msm assistir essa bagaça... XD

Valeu, Paz Profunda

Nayara disse...

Minha opnião é... para quem amou o Brumas de Avalon NÃO VEJA ESSA SÉRIE, é uma decepção. Acharia completamente sem sentido em qualquer versão da história a Gwen ser uma serva e Viviane (Nimueh) ser morta por um mago amador, por mais que seja Merlin.